Um dos mortos do Parque União fazia apologia ao CV

Publicado: 20 de dezembro de 2008 em Uncategorized

povodorio-02

Horas após a morte dos quatro jovens, dezenas de comunidades com mensagens de saudades já haviam sido criadas no site de relacionamentos Orkut. Em uma página, batizada como “Luto descanse em paz larisa nego jhony jaknha” (sic), foi feita uma montagem com as fotos de João Rodrigo da Silva Paulo, o Nego, 24 anos, Larissa de Lima Félix, 14, Jhonny Izaías Barbosa, 18, e Jackson Martins Campos, o Jakinha, 20. Abaixo da imagem, o texto: “A alma humana é como a água: ela vem do Céu e volta para o Céu, e depois retorna à Terra, num eterno ir e vir”.

uniao-02

Apesar das declarações de familiares que afirmavam que nenhum dos jovens tinha antecedentes criminais, o delegado Roberto Ramos, titular da 21ª DP (Bonsucesso), afirmou que um deles já teve passagem pela Polícia, quando menor de idade. E um perfil no próprio Orkut também levanta dúvidas sobre a inocência de pelo menos uma das vítimas fatais.

uniao

Na internet, João Rodrigo se intitula como “nego do p.u muita fé em deus” – uma referência a seu apelido, à sigla da favela Parque União e a uma frase utilizada por traficantes ligados à facção criminosa Comando Vermelho (CV). Em um de seus álbuns, algumas fotos feitas em frente ao restaurante da mãe, a comerciante Eliane Nascimento da Silva, 42, que garantiu que o filho a ajudava entregando quentinhas e havia sido morto no momento em que saiu do estabelecimento para buscar a namorada, grávida de quatro meses.

uniao-2

Mas outras fotos chamaram a atenção: a imagem de um fuzil AK-47 onde ele deixou um comentário afirmando que “eu só porto desse sem dúvida” e uma outra com os mandamentos do CV – facção que controla o tráfico de drogas em todas as comunidades que compõem o Complexo da Maré, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio – além de fotos de supostos traficantes que já morreram e uma em que ele está ostentando pulseiras e anéis de ouro.

uniao-3

Em sua página de recados, mensagem como “morrer como homem é o prêmio da guerra”. De acordo com amigos, Jackson era conhecido como Jakinha. Apenas ele e Nego eram moradores do Parque União. A estudante Larissa e o emplacador do Detran, Jhonny, moravam na Nova Holanda, que também faz parte do Complexo do Maré.

uniao-011

Abaixo desta foto acima, ele deixou o seguinte comentário: “pra toca na materia custa caro sem duvida BZG esse e u bonde dos cria nos que ta noite i dia vlw fuiiiiiiiiiiiiiiiiiii”.

Aqui, a cartinha com os mandamentos da facção criminosa que havia em seu álbum:
uniao-4

comentários
  1. Léo Mendes disse:

    Parabéns pelo post!
    Realmente é de muita coragem,uma vez que nesse nosso Estado, basta morrer para virar um cidadão de bem.
    É uma pena que você tem se mostrado uma voz que prega no deserto. Se outros colegas tivessem a mesma atitude e coragem, a sociedade veria o valor real da polícia Carioca.
    Meu Muito obrigado!
    Fico feliz em ver uma profissional do jornalismo se interessar em apurar a realidade dos fatos, quando esses fatos envolvem a ação policial.
    Sei que você paga um preço alto por sua postura e, sinceramente, espero viver pra ver você colher os frutos da imparcialidade de seu trabalho.
    Um grande abraço.

  2. tem que colocar o link da pagina dele.

  3. silvana(mae) disse:

    hoje meu filho foi omenagiado no detran pelos colegas de trabalho e pelo diretor do detran porque meu flho nao era bandido meu filho era um sidadão do bem graças a deus quem feis vai pagar porque deus não dorme deus e justo que a justiça seja feita tiamarei eternamente filho

  4. vitor disse:

    mentira iisoo ai e mentiira ele era moradooor

    • CORE disse:

      Morador todo mundo é, sua anta! Esse tipo de frase é a cara de bandido: “Sou morador!” Ah! Escória!
      Fazia apologia e tudo indica que era vagabundo!
      Teve o que mereceu e ponto final.

  5. jANAINA disse:

    agora querem sujar a imagem das pessoas para poderem diminuir o q aconteceu..mas ñ adianta……pq tudo q aconteceu foi errado,,,eles eram jovens q estudavam e trabalhavam,,ñ mereciam isso tudo

  6. sementi disse:

    saudade do meno nego
    quei fala e o meno sementi da cdd cv rl

  7. Muitas das Vezes falamos e escrevemos na internet o que queremos, mais não podemos ser assim, tempo que levar os fatos reais e veridicos que aconteçem no dia a dia em nossa comunidade, os jovens não mereçiam isso, temos testemunhas do que aconteçeu simplesmente as pessoas que não gostavam dele escrevem o que querem, se eles eram involvidos ou não, eles vão prestar a conta com DEUS, pois a justiça do homem falha mais a de DEUS é justa e verdadeira, espero que possamos sempre está orando por todos os familiares, pois idependentemente de que se eles eram envolvidos ou não eram seres humanos e mereçem respeito como cidadões, temos que esqueçer o que a pessoa é ou o que elas teêm, e começarmos a mudar o mundo administrando o quanto vale um ser humano,espero que daqui a um tempo as coisas mudem em nossa comunidade e daqui pra frente o Senhor possa está ao redor de todos nós, pois precisamos em todos os momentos, não imagino nenhum desses jovens mortos, como traficantes, mais imagino como filhos, pois a dor de cada mãe foi muito forte e jamais passará, pois a ferida ela fecha, mais a cicatriz marca.
    “NÃO SOMOS MELHORES NEM PIORES E SIM SOMOS DIFERENTES DE TODOS”

    ALEXANDRE SHOW Morador P.U – Assistente Jurídico Petrobrá – BR

  8. P.U disse:

    QUEM FEZ ISSO COM OOS AMIGOO VAAI PAAAAGAAA PORRA NÃO IMPORTA SÊ É POLICIA

  9. P.U disse:

    SAAUDAADEES ETEERNAAS N.G N.V LARISSA SAAUDAADEEES

  10. juh disse:

    DEUS viu tudo ! a justiça tarda mas deus nao falha

  11. Luciana disse:

    Eu conheci o João Rodrigo.
    O que eu tenho pra dizer dele… Ele nasceu em uma família onde perdas como essa foram frequentes. Seus dois tios e um primo, foram mortos por envolvimento no tráfico, isso é fato.
    Acontece que no PU, como em outras favelas, homens/meninos do tráfico são vistos comos ídolos. Isso mesmo, existe uma admiração para com os traficantes, que fazerm as leis, que julgam e que punem. Não me pergunte como isso começou, eu não sei.
    29 anos de vida, vi cinco mortes dessa família, Dona Amélia perdeu um filho que era paraplégico, perdeu o Misuca, o Rogério e logo depois faleceu de Cancer sem ver seus dois netos falecerem.
    Rodrigo não era envolvido com o tráfico, não era mesmo. Mas conhecia TODOS, TODOS falavam com ele, e nesse meio ele se fez usuário de drogas, e transformou muitos outros usuários em amigos. Quando Rodrigo ouviu os tiros, viu um desses AMIGOS ao chão e correu para AJUDAR. O Rodrigo não estava portantdo arma, não estava usando droga naquele momento. Ele morreu sem chance para aprender que a vida é muito além da favela do Parque União, morreu para salvar uma amigo. Se isso o faz burro ou herói, também não sei. Só sei que esse tipo de perfil, com apologia as drogas e ao tráfico existe em 90% dos meninos que moram no Parque União. Isso é “tirar onda” isso é “dar moral”. Eu choro pelo Nego, choro pela oportunidade perdida, choro pelo filho dele que não terá um pai, choro pela D. Amélia que não teve uma família feliz, choro pela Eliane que perdeu seu filho. O perfil do Orkut do Nego nada quer dizer, nada se compara a realidade que se vive em uma favela. Eu não tenho ídolos, eu não tenho heróis, mas eu tenho a esperança que algo pode mudar, pode partir de mim, pode partir de uma mãe que não quer perder seu filho dessa maneira. A lembrança que fica é de um moleque muito risonho, que sempre, mas sempre mesmo buscou agradar a todos. Eu lamento Nego, lamento.

  12. TcP mané disse:

    È agente mané !
    T.C.P

    Dendê, Muquiço , Acari, Amarelinho !
    Tentá lá Cú Vermelho !

    • BZG disse:

      ae comediia tentaa a sorte seu otarioo bonde do bzg porra pesadaoo na pista
      c.vzaoo vleuu eos cria qii ta o comediaa breve breve vamo toma a baixa eo mt o verme . . . so isso qi eu ti falo valeu. . . tenta sorte

  13. MAE ; SILVANA disse:

    EE AI CADE AS RESPOSTA CADE A JUSTIÇA NOIS NAO TEM DINHEIRO NE VAI FICAR TUDO DO MESMO JEITO

  14. Adriano disse:

    na verdade ele se espelha em quem ta mais perto a policia so entra na favela para deixa corpos no chao ele escolhe o lado errado nao que isso nao que dizer que ele seja um bandido

  15. silvana mae do jhony isaias disse:

    sera que um dia eu vou ver justiça so se for de deus. pq da terra nao tem justiça so pra quem tem dinheiro eu nao tenho sou moradoura de comunidade..
    com muito orgulho de ter tido meu filho jhony isaias meu orgulhooooooooo ti amarei eternamente filho…… sua mae com muito orgulho ……….

  16. silvana barbosa de oliveira disse:

    ja vai fazer dois anos filho mais a saudade doi muito . um dia eu vou ter resposta de quem feix vai pagar eles devem ter filhos. que deus proteja eles sempre porque doi muito perder filhos . eu sei muito bem o que e perdas de filho deus proteja mais quem feix vai pagar
    poque deus e justo ele nao falha numca .

    • silvana barbosa de oliveira disse:

      eu tenho muito orgulho de ter cido escolhida para ser sua mae . jhony isaias barbosa do nascimento eu ti amarei eternamente filho ………. amo voce sempre a onde voce estiver com deus …

  17. BZG disse:

    ae cuzao teos amigoo ti come nenao?
    viadoo bope e meu piruu si vier aqii vaii ganha balaa. . .
    bonde do zé na pista pesadaoo . . . c.v pu. nh

  18. ESTE FRANKLIN ALEXANDRE É O MAIS MENTIROSO…SEMPRE DESEMPREGADO… TIRA ISSO…CHEIO DE ERROS DE PORTUGUES… BURRO…

  19. GregD disse:

    This is the exact info. i need. Thanks dude.

Deixe um comentário

