Guerra à vista entre milícia e TCP na Zona Oeste

Publicado: 4 de março de 2009 em Uncategorized

Fotos: Vitor Silva

_mg_89811

Duas semanas após invadirem a Favela do Coqueiro, em Santíssimo, na Zona Oeste do Rio, traficantes ligados à facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) preparam-se para assumir o controle de outra área da região: a Favela da Carobinha, em Campo Grande, também na Zona Oeste. Cerca de oito criminosos chegaram de van ao local, no final da noite de segunda-feira, dia 2, e trocaram tiros com milicianos integrantes do grupo paramilitar conhecido como Liga da Justiça. Após o confronto, eles teriam se escondido em um matagal, onde permaneceriam à espera de reforço.

Por determinação do coronel Paulo César Ferreira Lopes, que está à frente do 2º Comando de Policiamento de Área (2º CPA), a região foi ocupada por três viaturas do Regimento de Cavalaria Coronel Enyr Cony dos Santos (RCECS), antigo Regimento de Polícia Montada (RPMont). Uma dupla de policiais militares fica na quadra 100, em uma esquina a poucos metros de onde o tiroteio de segunda-feira aconteceu. Outros dois PMs ficam a pouco mais de um quilômetro de distância e a terceira viatura está baseada no acesso à favela, próximo à Avenida Brasil.

Desde que a milícia assumiu o controle da Favela da Carobinha, em dezembro de 2006, traficantes do Complexo da Coréia – composto pelas favelas Coréia, Vila Aliança, Rebu, Taquaral e Jabour, que cortam os bairros Senador Camará, Realengo e Bangu, também na Zona Oeste – já tentaram por várias vezes retomar local. A última tentativa foi em julho do ano passado.

Após o anúncio de recomeço da guerra, os moradores da Carobinha se disseram assustados. Nascida e criada na comunidade, uma aposentada que pediu para não ter a identidade divulgada revelou que foi obrigada a alterar sua rotina, assim como seus vizinhos.

“A única diferença de quando os traficantes estavam aqui para quando os milicianos assumiram é que antes havia venda de drogas. A insegurança, a tensão e o medo continuaram os mesmos. Não sabemos em quem podemos confiar. Desde o tiroteio de domingo, estamos todos apreensivos. Já ouvimos falar que a guerra está apenas no começo. Ninguém mais está querendo sair de casa depois das 19 horas. Às 23 horas as ruas estão desertas. Ninguém tem coragem de colocar a cara na janela”, desabafou a aposentada, de 63 anos.

_mg_8986

Policiais e militares são expulsos de suas casas
No dia seguinte à invasão de traficantes do TCP à Favela do Coqueiro, ocorrida na noite do último dia 13 de fevereiro, um sargento da Polícia Militar lotado no RCECS e parentes dele foram expulsos de suas residências e tiveram que procurar abrigo no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), em Sulacap. Além do PM, um bombeiro, um policial rodoviário federal e um militar do Exército também tiveram que sair de suas casas.

Assim que ocuparam a comunidade, os bandidos foram de casa em casa procurando por policiais e dizendo que iam matar e fazer churrasco com os corpos. Alertado por amigos, o PM deixou às pressas sua casa de dois andares, ainda em obras, na Rua Arthur Toni, levando a mulher e os quatro filhos. Ele morava no imóvel há 15 anos.

Os responsáveis pelas expulsões foram os traficantes Márcio da Silva Lima, o Tola, 28, Leonardo Fragoso da Silva, o Léo Vascão, 26, e Juarez Ribeiro da Silva, o Aranha. Os três controlam a venda de drogas no Complexo da Coréia. Cinco dias depois, Léo Vascão morreu ao trocar tiros com policiais militares lotados no Serviço de Inteligência (P-2) e no Grupamento de Ações Táticas (GAT) do 14º BPM (Bangu), na Favela Vila Aliança.

PMs servem de alvo na Carobinha
Ao tomar conhecimento da crueldade com que os traficantes do Complexo da Coréia tratam as pessoas que moram naquela localidade e também os da Favela do Coqueiro, moradores e comerciantes da Favela da Carobinha demonstraram preocupação.

“Os PMs ficam sozinhos e não vão ser capazes de defender as próprias vidas, quanto mais de nos salvarem. O comandante do batalhão deveria pelo menos juntar as viaturas. Já não é fácil seis policiais impedirem uma invasão desses traficantes, imagine então dois PMs. Chega a ser covardia. Com eles e conosco também”, desabafou um padeiro de 35 anos que pediu para não ter a identidade revelada.

_mg_8980

O comerciante também denunciou que o terreno onde está sendo construído um Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) foi doado por um miliciano ligado ao ex-PM Ricardo Teixeira Cruz, o Batman.

“Todo mundo aqui sabe que o Batman acompanha tudo que acontece na comunidade. Ontem foi realizada uma operação para apreender motos irregulares e ele ligou para os moto-taxistas avisando. O terreno onde o DPO da PM está sendo construído foi doado por eles. É no mínimo estranho que um homem procurado tenha tantos contatos e influência”, ressaltou.

A equipe do jornal POVO do Rio tentou entrar em contato com o comandante do RCCES, tenente-coronel Weber Collyer, mas não obteve sucesso.

About these ads
Comentários
  1. [...] Guerra à vista entre Milícia e TCP na Zona Oeste [...]

    • luly disse:

      melhor melicia que trafico pelo menos eles fazem o que os policias que ganhan não faz onde moro era trafico hoje melicia ninguem rouba ñ tem trafico ta uma paz ate os bandido e melhor que os militares eles entran na favela pra matar e pegar propina

  2. priscila disse:

    pra min issu nunca vai acabar porq a cada dia q passa issu piora

  3. filipe disse:

    Bom o que eu acho é que a milicia tem que meter tiro mesmo nesses bandidos eu sou filho de um miliciano e odeio bandido !!

  4. CEIFADOR SINISTRO disse:

    SOU A FAVOR DOS MILICIANOS E POLICIAIS, OS BANDIDOS QUE QUEIMEM NO INFERNO!!!!!!!!!KKKKKKKKKKK

  5. complexo da mare disse:

    puta que pariu a a melissa so sabe roubar dinheiro das comunidades prefiro o trafico la que nao me rouba dineiro….

  6. complexo da mare disse:

    E TRAFICO CARALHO A MILICIA TA TODA CAGADA HAHAHAHAHAHHA JA FUGIAM DA CAROBINHA VAI SE FUDER FLHO DE MELICIANO E CV NH…BOLADAO MMO FILHO DA PUTA TENTA A SORTE…

  7. vai morrer mílicia……
    vcs são todos cusões quero ver botar a cara………..

  8. [...] Milícia da Carobinha apontada como doadora de terreno onde está sendo construído DPO [...]

  9. BB disse:

    Bom o que eu acho é que a milicia tem que meter tiro mesmo nesses bandidos

  10. [...] Milícia da Carobinha apontada como doadora de terreno onde está sendo construído DPO [...]

  11. [...] Milícia da Carobinha apontada como doadora de terreno onde está sendo construído DPO [...]

  12. [...] Milícia da Carobinha apontada como doadora de terreno onde está sendo construído DPO [...]

  13. [...] Milícia da Carobinha apontada como doadora de terreno onde está sendo construído DPO [...]

  14. dsdas disse:

    Vai morre policia bonde do d3 pesadão na pista porra

  15. [...] Milícia da Carobinha apontada como doadora de terreno onde está sendo construído DPO [...]

  16. NOVA HOLANDA disse:

    z.oeste a zona mais fraca do rio zona norte a bala come aqui nu tem tcputa nem melissia cv rl domina o rio todinho e so paga pa ver ontem fomo no juramento baleamo 5 policia mais de 100 bandido da penha botando os pompeu e os tcputa pa fude kkkkkkk complexo do alemao e penha conexao criminosa

  17. tcp vila alinça disse:

    T.C.P MSM PORRA BONDE DO BAT GOL BOTA PRA FUDER AGORA Q O MANO TA SOLTO TA VENDO OS RESULTADO NE JA TOMAMOS O PINHEIRO JURAMENTO E TEM MAS POW AI E TD NOSSO VIGARIO SAPO PARA PEDRO E O TERRO CUPADE OS CARA TOMA TD MANE DAKI A POUCO VOMOS TOMO O COMPLEXO DO ALEMÃO TD AKI E MAS UM MENO RELIKIA DA COREIA BOTA PRA FUDE BAT GOL E FACÃO TERRO DO RIO ;;;;;;

    • Bandido é burro disse:

      Dá para ver a razão de você ser bandido: não sabe escrever e não deve saber ler direito também.
      Você diz que é “menor”, então já parou para pensar que se permaneceres na marginalidade morrerás cedo? Que não adianta ganhares dinheiro no tráfico, pois nunca terás como gastar? Não terás como comprar carros, passear pela cidade, comprar roupas em loja, ir ao cinema ou passear num shopping. Toda vez que saíres do seu “mundinho”, da favela, logo as pessoas ao redor notarão que se trata de um criminoso e facilmente cairás nas mãos de policiais que te prenderão, extorquirão ou (e) matarão.
      Viverás toda a sua vida condenado a não sair da favela, até que a morte te encontre antes dos 30 anos de idade.

  18. MORADORA disse:

    MORO NESTA AREA A MINHA VIDA TODA. E VI ISSO QUE ACONTECEU COM OS POLIAIS SENDO EXPULSOS DE SUAS CASA , FOI A COISA MAIS HORRIVEL E HUMILHANTE QUE JA VI NA VIDA! ESTES BANDIDOS NAO SAO GENTE, NAO TEM CONSIDERAÇAO POR NADA E POR NINGUEM. VC SNAO SABEM OQ É SER PARENTE DE POLICAL E MORAR NA FAVELA PQ NAO TEM CONDIÇOES DE SAIR .É O MEDO DIA E NOITE!
    MAIS ESTA SEMANA TENHO VISTO A POLICIA INVADIR E MATAR MUITA GENTE (OU SERA QUE POSSO CHAMAR TRAFICANTE,MARGINAL,HUMILHADORE,ASSASSINOS DE GENTE )E COISA AQUI ESTA MUITO FEIA PARA OS BANDIDOS. NAO SOU A FAVOR DA MORTE BANALIZADA,MAIS TODOS ESTAMOS VIVENDO EM UMA GUERRA .QUE OQ QUEREMOS É SO SOBREVIVER!!

  19. direne disse:

    queriam acreditar pelos menos ………………………….

  20. ARISTON disse:

    A VERDADE É QUE O GOVERNO FEDERAL NÃO TA NEM AI PARA O QUE PASSA O POVO DO RIO DE JANEIRO. A MILICIA VEM A FAZER AQUILO QUE O ESTADO NÃO FAZ..ACABAR COM O TRAFICO, POIS O ESTADO LEVA ARREGO DO TRAFICO MAUS POLICIAIS, GOVERNANTES E OUTROS LUCRAM COM A DESTRUIÇÃO DAS FAMILIAS POIS OS FILHOS SE TORNAM VICIADOS.. BEM ESPERO QUE ESSES QUE APOIAM O TRAFICO QUE MUITOS TB SÃO VICIADOS EM DROGAS..NÃO TENHAM SUAS FAMILIAS DESTRUIDAS PELAS DROGAS, OU SEJAM FEITOS VITIMAS DE VIOLENCIA URBANA QUE É FINANCIADA PELO TRAFICO.
    A MAIS PURA VERDADE É QUE A MILICIA FAZ O QUE O ESTADO NUNCA FEZ. PROTEGER A POPULAÇÃO DO BANDIDO, BANDIDO BOM E AMIGO É BANDIDO MORTO.

  21. killer disse:

    vai toma no cu quem defende bandido e vai toma no cu tbm quem defende milicia!!os 2 matam pessoas inocentes,extorquem e destroem a vida de quem naum tem nada a ver com a guerrinha deles,entaum q se foda os 2..desejo que queimem no inferno!

  22. NOVA HOLANDA disse:

    O 50 da grota ta na pista o DVD E O CANNIBAL LA DA ALTA TA NA PISTA O BONDE TA PESADOO E VAAI MORRE POLICIAA TAO CAGANDO 1 KILOO TA MORRENDO MELISSIA SEUS FILHO DA PUTAA CIDADE ALTA NOVA HOLANDA CONEXAOO MANO E O GORDAO DO PARQUE TRAZ ESTRATEGIA DE GUERRA PA INVADI A GUAPORE E TOMA A MARE

  23. [...] Milícia da Carobinha apontada como doadora de terreno onde está sendo construído DPO [...]

  24. [...] Milícia da Carobinha apontada como doadora de terreno onde está sendo construído DPO [...]

  25. [...] Milícia da Carobinha apontada como doadora de terreno onde está sendo construído DPO [...]

    • tcp disse:

      fdp vem aki no engenho dinovo matamos o leosan ir o betim vem seu milicia vem cobra pra tu ver itaguai vai fira t.c.p bonde do cabal porra vem seu verme a gente matamos um pili quinta
      o vaki nemonte falou q a gente é um bandidinho vem entao vc t.c.p na veia

  26. PCC E CVRL disse:

    JA QUE VCS ACHA QUE A GENTE TEM QUE QUEIMAR.. DEMORO BATE DE FRENTE, SOBE NO MORRO DO Heliópolis
    Paraisópolis, União de Vila Nova, OU ENTAUM TENTA LÁ NA DIVINEIA CARALHO.. EH PCC E CV ATE MORRE… POSSO ATE MORRER, POSSO ATE ME FERIR, MAS EU NUNCA VOU DESISTIR, PORQUE MEU SANGUE É DO PCC E COMANDO VERMELHO, E EU NUNCA VOU DESISTIR, MEU PRIMERO TIRO FOI COM 15 ANOS… AGR BATE DE FRENTE!

  27. [...] Milícia da Carobinha apontada como doadora de terreno onde está sendo construído DPO [...]

  28. paulo henrique disse:

    e a gente seus filhos da puta tcp porra

  29. tudo 3 de bangu a campo grande porra é o complexo tec batgol porra ,saudades do pato e do aranha bomde do flamengo! testão e mirabelll da coréia e o pesadelo porra bate de frende com esses mano que eu quero ve é 15 a 20 ano de vida louca só bandido de paz

  30. coronel disse:

    bom tive ai na carobinha e os amigos da melissia fortaleceram 4 bicos……………
    so matamos 2 depois voltamos na carobinha os melicos fortaleceram de novo uma traca uma tra ca varias pistolas e um hk com defeito maio onda ne ai melicos da carobinha se tiver mais armas ai e so guardar ai mesmo que agente vai buscar pois o x9 mesmo nao era esses que nos pegamos e um dos seus e eu paguei muito bem a ele…………….

  31. 5ytrtinbrgfjh disse:

    é isso ai melicianos tomo junto e o bonde do toni e um abraco para os mano de manguariba
    apaga a luz yoda do baile que o bode ta passando e o bonde do toni e o bonde do toni
    e tudo nosso

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s