Rogério Rios Mosqueira, o Roupinol, 36 anos

A dois dias do primeiro mês de morte do traficante Rogério Rios Mosqueira, o Roupinol, 36 anos, a mudança de identidade – tática comum a criminosos da facção Amigos dos Amigos (ADA), a qual ele era ligado – foi descartada com a divulgação das fotos do bandido morto. A suspeita chegou a surgir, entre comparsas de Roupinol – também conhecido como Lindão e Macaé – depois do velório realizado a portas fechadas e da proibição a pessoas que não fossem familiares de acompanhar o enterro.

Considerado um dos traficantes mais procurados do Rio, Roupinol era natural do Complexo das Malvinas, que é formado pelas favelas Nova Holanda, Santanna e Aroeira, localizadas em Macaé. Acusado de ser o principal distribuidor de drogas na cidade do Norte Fluminense, ele cumpriu parte da pena a que foi condenado na Penitenciária Lemos Brito, no Complexo da Frei Caneca, onde conheceu Sandro Luís de Paula Amorim, o Lindinho, Peixe ou Foca, 33 – nascido e criado no Morro da Mineira, no Complexo de São Carlos, no Estácio. Os dois criaram um forte vínculo de amizade na cadeia e, quando Lindinho deixou a prisão, em junho de 2002, Roupinol lhe atribuiu a responsabilidade de controlar as bocas-de-fumo nas favelas de Macaé.

Beneficiado com a liberdade condicional dois anos depois – em dezembro de 2004 -, Lindão passou a ser considerado foragido da Justiça em março de 2007, quando a Polícia Federal desarticulou uma quadrilha de traficantes que mantinha uma refinaria de cocaína no município de Conceição de Macabu, na região norte do Estado do Rio. O laboratório tinha capacidade para refinar de 10 a 15 quilos de pasta base de cocaína por mês – droga que era enviada para as bocas-de-fumo dos complexos das Malvinhas e de São Carlos – composto pelos morros São Carlos, Mineira, Querosene e Zinco.

Batizada como “Morpheu”, a operação envolveu 230 agentes federais e 70 viaturas e ocorreu simultaneamente em vários estados. Foram presas 11 pessoas em Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e Rio de Janeiro. Ao todo, a Polícia cumpriu 40 mandados de prisão e alguns deles eram contra Lindinho e Lindão. Com a operação da PF, Roupinol deixou sua cidade natal e encontrou abrigo oferecido por Lindinho no Complexo do São Carlos. Ele ganhou prestígio no Morro da Mineira após pagar o resgate do traficante Anderson Rosa Mendonça, o Coelho ou Lindomar, 31. Sobrinho do traficante Irapuan David Lopes, o Gangan, morto aos 35 anos, em 2004, durante confronto com a Polícia Civil, ele teria sido seqüestrado por policiais, que exigiram dinheiro em troca da liberdade do criminoso.

A partir daí, Roupinol passou a controlar todo o Complexo de São Carlos e se transformou na principal liderança, em liberdade, da facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA) – cujo líder, Edmílson Ferreira dos Santos, o Sassá, Coroa ou Samuca, 38, está preso. Além de ser apontado como maior fornecedor de cocaína para as bocas-de-fumo controladas pela ADA, Roupinol é apontado como o mandante do assassinato de três moradores do Morro da Providência, no Centro do Rio, em junho de 2008. Os jovens Marcos Paulo Rodrigues Campos, 17, Wellington Gonzaga da Costa Ferreira, 19, e David Wilson Florêncio da Silva, 24, foram seqüestrados por soldados do Exército e entregues ao traficante, que autorizou a execução para que não restassem testemunhas. O traficante também é acusado de envolvimento em outros seis homicídios. Um deles, é o do secretário Transportes de Macaé, Fernando Magalhães – morto aos 56 anos, em agosto de 2006.

Procurado pelas polícias Federal e Civil, tendo mais de 28 mandados de prisão expedidos contra si, Roupinol foi surpreendido no interior de uma casa no Morro do São Carlos, no dia 23 de março. A operação que terminou com a morte do principal fornecedor de drogas do Rio foi resultado de uma investigação minuciosa que durou pouco mais de dois anos e revelou o talento extraordinário que o traficante tinha para transformar cocaína em dinheiro.

Para dissecar as finanças do bando, os agentes usaram uma estratégia engenhosa. Identificaram um a um e monitoraram os compradores dos insumos utilizados no refino da pasta base oriunda de países como a Bolívia e a Colômbia que chegava até as mãos da facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA), que domina o tráfico no Complexo do São Carlos e também na Favela da Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul do Rio.

Só no mês de janeiro deste ano, de acordo com as investigações, a venda de cocaína no Morro da Mineira, favela “arrendada” por Roupinol, garantiu um faturalmento de mais de R$ 3 milhões. A fortuna financiava a compra de armas, subornos a policiais, guerras com facções rivais e até campanhas políticas.

Relembre Aqui:
Core sobe Mineira e põe fim ao império de Lindão

About these ads
Comentários
  1. TUDO 3 disse:

    Morreu TARDE SEU FILHO DA PUTA ADELAIDE SAFADO

  2. Luiz disse:

    Ele não merecia isso. Cadê os direitos humanos nesse país?

  3. S.camará disse:

    HÁ HÁ HÁ HÁ HÁ HÁ Cuzão e T.C.P pORRA e vc ja foi tarde terceiro puro vai dominar td cuzão o proximo e o coelho aquele filha da puta

  4. BLINDADO disse:

    MENOS UM FILHO DA PUTA SO FALTA O COELHO EO NEM SEMPRE ((((CORE))))

  5. kkkkkkk disse:

    MENOS 1 L …… LINDAO JA FOI AGORA EU QERO O LINDINHO E O LINDOMAR VEM SENTA NO COLO DO CAPETA

  6. cv disse:

    bota a cenoura no cu do coelhoooooooooo

  7. Xinforinfula disse:

    Se fudeu
    foi pro caralho
    nao vai mais fazer mae nenhuma chorar seu viado gordo feio do caralho

  8. maneirim disse:

    se fudeu seu ADA arrombado
    eo CV q prevalece neguim
    coelho e o escube vao tudo morrer tbm porra

    • LUIZPAULOLLL disse:

      vai tomar no cu todo mundo e ada porra cv eo caralio quem e firma rica no momento quem tem as favelas mais dificeis de invadir vamos tomar o engenho matar o s cu vermelhos eos tcputas comedo do nosso bonde no seu morro se esconde da te dor desses caraskkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkmuriaemg

  9. btt da otto disse:

    vai fazer saudades + tamo ae ada ate o mundo acaba

  10. zizinh disse:

    Nunca tente atravessa o caminho do tenta nao porra ADA ATE O FINAL

  11. João Pedro disse:

    é a.d.a bonde do 3L porra vamo dominar a porra toda hahahaahha

  12. j.r disse:

    ci fudeeeu malucoo é comandoo vermelhãaaaaao bos que taa e nos prevalecee _l_

    • Jovem fla vs mafia azul disse:

      Pow Saudades do Lindão !! poraa !! descançe em paz !!

      roupi roupi roupinol !!

      • julio disse:

        bonde do quitanda pedreira larga tixa terra nostra final feliz semte sua falta
        bondo do coelho tmbm mineira são carlos coroa zinco rocinha urubú juramento
        vila vintem vila do pinheiro lembra e chora quando lembra de um grande guerreiro
        da facção A.D.A do 4.L lindinho lindão lindoma Linho bonde jorger turco para pedro prima vera gogo muquiço caju serrinha sente sua falta ass os crias do A.D.A

  13. Jovem fla vs mafia azul disse:

    Agora é so tentar se vim a bala voa é o bonde do carre e os cria da coroa !!!

    seus cú vermelho bundão porra é ada ate o mundo acaba :P

  14. da falcon disse:

    ada porra bonde daq falcon e do feio o lindao se foi mais o lindinho esta aqui

  15. scoob disse:

    lindão para sempre ada.

  16. lucas disse:

    rendeu mas de 6 milhoes no pó em um ano
    deixou saudade nos adelaides

  17. NOVINHA DO C.V disse:

    É pra onde vão vocês também, pra cidade dos pé junto depois volta e fala como que é. valeu ADA vai se fude DA FALCON, FEIO, NOVINHO, LINDINHO, NEN, vão todo mundo pro CUZÃO ver como que é aonde esta o LINDÃO……..estou mais perto do que vocês imaginam EM MACAÉ é C.V VERMELHÃO ATÉ O FIM, NOIS TA FECHADÃO NO 12!!!!!!!!!!!!! Será que na cidade dos pé junto tem guerra de TRAFICANTE e de ALEMÃO ? depois que forem pra lá me falam!!!!!!!!!

    • NOVINHA DO ADA disse:

      É nois na fita e ai NOVINHA do C.V se é valentona mesmo vem brigar com a NOVINHA do ADA …… valeu ou vai PEIDA? Ja que na sua facção é normal tranca o CÚ…….PORRA..

  18. willian disse:

    eternamente ROUPINOL!!!@.D.@!!!

  19. willian disse:

    AQUI DI MACAÉ PARA OS CÚ VERMELHO RECHEADO DE LINGUIÇA!!!VAI TOMA NO CÚ,FDP BOTA A CARA LAH NA ROCINHA cambada de viado .pode dexa q agente vai vinga a morte dos amigo!!!

  20. silvanira disse:

    Bandido sabe que so existe dois caminhos cadeia ou a morte viver sem termor a Deus e nisso que acaba

  21. ADALLL MORRO DO URUBU disse:

    vai tomar no cu todo mundo que acessor essa porra

  22. MAIZ disse:

    KKKKK BEM FEITO!

  23. Os capeta do ADA disse:

    Lindao SI Foi Mais o Lindinho ta aii seus cu vermelho fudido ea Gente ADA LL MAcaé

  24. Jessica dú rest disse:

    Aii cambadaa dii cuzao vao tudoo sii fuder!! Eo bondee do dú falcon eternamente saudadex do LINDAO.. .. ..

  25. jean disse:

    T.C.P purinho porra e campos dos goytacazes se tenta bala voar seus cuzão do cv e do ada
    Penhão ta ae vai dominar tudo porra

  26. flavio disse:

    todos esses bandidos do rio ,são burros . querem resolver problemas é só contratar opesp?
    “de preferecia os COMANDOS”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s