Delegado aposentado morre após reagir a assalto

Publicado: 20 de junho de 2007 em Uncategorized

assalto roulien

Advogado do Abrigo Cristo Redentor, no bairro Estrela do Norte, o delegado aposentado da Polícia Civil Roullien Pinto Camilo, 74 anos, morreu na manhã desta terça-feira, após reagir a uma “saidinha de banco” – quando a vítima é seguida e assaltada após efetuar saque em agência bancária ou caixa eletrônico. Ele estava acompanhado pelo advogado Wilson Louback, 62, que ficou gravemente ferido. O crime ocorreu a poucos metros da agência do banco Unibanco localizado na Estrada Francisco da Cruz Nunes, em Piratininga, Região Oceânica de Niterói.

assalto roulien2

Testemunhas contaram que o delegado aposentado – que já esteve à frente da 72ª DP (Mutuá), 76ª DP (Centro de Niterói), 77ª DP (Icaraí) e 82ª DP (Marica) – havia acabado de sacar cerca de R$ 9 mil quando foi abordado por uma dupla no momento em que entrava em seu veículo – o Vectra placa KZR 3518. Houve luta corporal e de acordo com peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), Roullien foi atingido por cinco tiros – três nas costas, um na cabeça e outro no peito. Ele morreu no local.

O advogado que o acompanhava teria sido baleado pelo menos quatro vezes, na perna e no abdômen. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), no Centro de Niterói, onde passou por cirurgia. O quadro dele é estável e, segundo médicos responsáveis pelo atendimento, ele não corre o risco de morrer. Horas após o crime, policiais militares do 12º BPM (Niterói) lotados no Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) do Cafubá prenderam dois acusados de participação no crime.

Raphael Faria Novaes, 23 anos, e Diogo Soares Gonçalves, 27 anos

Raphael Faria Novaes, 23 anos, e Diogo Soares Gonçalves, 27 anos

Identificados como Raphael Faria Novaes, 23, e Diogo Soares Gonçalves, 27, eles foram detidos e submetidos a exame de resíduo de pólvora nas mãos. O titular da Diretoria de Polícia do Interior (DPI), delegado Rafik Louzada, garantiu que policiais da 81ª DP (Itaipu) estão empenhados nas investigações, e contam com auxílio de equipes das delegacias especializadas de Homicídios (DH) e Roubos e Furtos (DRF). O corpo do delegado aposentado – que já foi secretário de Esportes e Lazer de Niterói – será velado na Câmara de Vereadores de Niterói, na Avenida Amaral Peixoto, até às 2h20. O seu corpo será enterrado às 15h no Cemitério do Maruí, no Barreto, Zona Norte de Niterói.

assalto roulien3

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Niterói, Antônio José Barbosa da Silva, declarou que o assassinato de Roulien é um exemplo da força da marginalidade que teria invadido o município. “O município de Niterói forma uma conurbação urbana com São Gonçalo e as duas cidades estão sem patrulhamento por falta de efetivo e viaturas. Há deficiência no policiamento ostensivo pois grande parte do contingente da PM foi deslocado para a capital. Por isso, a bandidagem ficou mais à vontade para agir nas duas cidades, que estão entregues à própria sorte”, disse, ressaltando que Roullien atuou em grandes júris no Estado do Rio, tinha o dom da oratória e era considerado um excelente advogado criminal. “A classe dos advogados está de luto pela perda dessa figura alegre, comunicativa e amiga. Como delegado, advogado e presidente do Clube Canto do Rio, Roulien sempre foi uma personalidade de Niterói”, concluiu Antônio José.

Anúncios
comentários
  1. maria celia disse:

    gostaria de seber onde posso visualizar uma foto do Dr. Roulien pinto camilo, agradeço.

  2. maria celia disse:

    AO AVBRIR ESTA PÁGINA, FIQUEI CHOCADA!!ESTAVA TENTANDO FALAR COM MEU AMIGO ,ROULIEN PINTO CAMILO, QUE NÃO O VIA HÁ 20 ANOS, PARA PARABENIZÁ-LO, PELOS SEUS 73 ANOS, PORQUE TODO DIA 03 DE OUTUBRO, NOS FALAVAMOS, POIA ERA SEU ANIVERSÁRIO. ESTOU TREMÛLA SEM PALAVRAS, MAS SIM SEI FOI UMA TREMENDA CORVADIA, O QUE FIZERAM COM MEU AMIGO. SAUDADES ETERNA. ATÉ QUAL QUER DIA, AMIGO!

  3. maria celia disse:

    DESCULPE-ME FOI A EMOÇÃO, ESCREVI ERRADO: COVARDIA!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s