Carta aberta ao povo do Estado do Rio de Janeiro e demais brasileiros

Publicado: 14 de fevereiro de 2008 em Uncategorized

pm.jpg

Eu, policial militar há tempo suficiente para entender a diferença entre a disciplina e a submissão, a hierarquia e a cidadania, a ordem e a ditadura, a paciência e a covardia, venho por meio desta carta aberta fazer um anúncio e uma denúncia a todos os cidadãos de nosso Estado do Rio de Janeiro.

Anuncio que no dia 17 de fevereiro do corrente ano será realizada uma passeata pacífica, sem armas, em local aberto ao público, independente de autorização, pois não frustra nenhuma outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, e com aviso prévio a todas as autoridades competentes, conforme preceitua o Inciso VI, do artigo 5º da Constituição Brasileira de 1988.

Ao mesmo tempo, venho denunciar um fato muito triste em nossa história Policial Militar: a repressão imposta pelo atual Comandante Geral de nossa Gloriosa Polícia. O mesmo PROIBIU os policiais de exercerem, em seu período de folga, a sua Cidadania.

Ele mandou recado para toda a tropa dizendo, através de determinação a todos os Comandantes de Unidades, que iria punir de alguma forma o Policial que participar da Manifestação Cívica, a ser realizada no dia 17 de fevereiro em frente à Praia do Leblon.

Será que a ditadura voltou, e ninguém nos avisou???? Não sabemos se isso foi com o aval de nosso Excelentíssimo Governador do Estado do Rio de Janeiro, eleito por todos nós – militares ou não. Mas sabemos de uma coisa: a Constituição não proíbe ninguém de exercer a sua cidadania. Sabemos também que teoricamente o nosso comandante geral não pode punir ninguém, mas o mesmo pode prejudicar qualquer policial honesto que venha a exercer a sua cidadania no próximo domingo.

Fica aqui o nosso recado… Onde iremos chegar com toda essa arbitrariedade, onde um comando – ao invés de exercer uma liderança sobre policiais chefes de família, filhos, pais, maridos, esposas, netos que morrem todos os dias por “30 dinheiros” – os ameaçam e os chantageiam…

Toda a Polícia do Estado do Rio de Janeiro e seus familiares estão desapontados com o nosso Comandante Geral e, por Deus, esperamos que o nosso Eleito Governador ao menos não esteja ciente e nem de acordo com esta forma truculenta e arbitrária que o Comandante Geral por ele nomeado está conduzindo tal situação.

Assinado: um comandante próximo ao seu final de carreira, dividido entre a vergonha de reunir sua tropa para dar o recado determinado ou apoiá-la na passeata, jogando fora, assim, uma carreira de “sucesso” e deixando a família passando necessidades.

Anúncios
comentários
  1. Raphael disse:

    Comandante, para cada policial que for impedido de ir a passeata cívica, pode apostar que haverá um cidadão comum para ocupar seu lugar. A sociedade civil está do lado da PMERJ, nos somos os clientes e exigimos uma instituição produtiva.

    EU ESTAREI LÁ !

  2. eudes disse:

    O militarismo acredito que seja indispensavel numa sociedade, numa nação. Porem, quando o militar, que é um cidadao util pra sociedade, tem familia, é um homem ou mulher, mortal que nem todos, levanta sua cabeça e diz BASTA! Ele é indisciplinado. Quando é, ou melhor, onde é que diz que o militar é superior ao tempo? Que o militar nao sente dor? que o militar nao morre? que o militar nao tem familia? Vamos nos dar as maos. Senhores, eu sou soldado PM. E digo-lhes: só a partir do dia em que passaremos a votar e eleger nossos candidatos militares (e aqueles de vergonha) é que passaremos a ser vistos como homens e nao como soldados. Vamos fundar a associacao dos policiais militares do brasil! Vamos eleger um deputado federal militar de vergonha, um senador. Vamos fazer de um soldado um governador. Aí sim, o policial militar, ou melhor, o militar vai ser visto como homem. Logo o militar que vive sob regulamentos pesados, as vezes até inconstiticionais e desumanos. Chega de dizer que “soldado nao é pra pensar é só pra dizer sim senhor nao senhor”. Eu mesmo já ouvi isso. e entendo porque ouvi. Porque eu tenho mais escolaridade que esse superior, mas, só porque ele é superior ele se acha no direito de falar o que quer. O policial militar é inteligente, honesto, sério… tem muitas qualidades o sistema é que ‘esculhamba’ tudo. Olha o que aconteceu com o CEL. So que temos que dar o troco de forma exemplar e educada. Cel o senhor tá de parabens. nao se deixe amedrontar pela covardia de certos individuos. O Sr. tem o respeito dos seus subordinados. Eu sou do tipo que minha honra vale mais que minha propria vida. Do que adianta quem lhe traiu estar com algum dinheiro no bolso agora, sendo que na propria casa desse individuo a propria esposa dele condena tal ato, nao tem o respeito dos filhos… Continuo dizendo aos nosso amigos policiais de todo o brasil: Vamos eleger policiais militares. No meu estado já fizemos um grupo e vamos apoiar um vereador na minha cidade, um cabo que já demonstrou estar con a categoria. e, para as eleicoes de deputado ja temos um nome que ja estamos trabalhando, tambem PM que já é vereador na capital. Pode ser que um dia possamos ter um praça Presidente. Já pensaram?!

  3. eudes disse:

    Acredito que o Comandante da Policia Militar nos Estados fossem eleitos pelos proprios policiais militares da ativa e reserva. pode ser que um dia isso vá acontecer…

  4. Edson disse:

    Saiba q o Brasil esta torcendo por vcs, se eu estivesse ai no rio com certeza eu iria dar uma força, mais como eu nao posso esta ai, por eu ser de minas, fico de longe acompanhandop o adamentos da passeata e torcendo e muito para q tudo de certo, um abraço a todos os do Estado do io de Janeiro

  5. JUNTOS SOMOS FORTES disse:

    Se a família corre o risco de “passar necessidades”, então não há DILEMA, Comandante!
    Defenda a sua família ao invés da “carreira de sucesso”.
    JUNTOS SOMOS FORTES!

  6. Silvia Gomes disse:

    Roberta, li a carta em outro blog e gostaria de deixar meu comentário a respeito. O pensamento de uma cidadã e esposa de militar de policia, praça. A ditadura não voltou. Ela sempre esteve presente na PMERJ, só que por estar abaixo dos pés desses senhores, nunca foi vista desse modo, mascarava-se sob o nome de disciplina e hierarquia. Posso provar sua presença nos quartéis com o caso de meu marido que foi submetido a IPM e teve como resultado punição de dez dias de detenção (custo barato segundo palavras dele), só por fazer um desabafo no Orkut a respeito dos serviços extras excessivos em sua unidade, sem criticar nem ofender nenhum superior como reza o RDPM e respaldado pelo artigo 5º da Constituição Federal. Como você mesma pode ver, quando funcionava com dois pesos e duas medidas não incomodava, hoje a artilharia pesada ampliou o seu alvo, e eles só estão constatando que também pode ser feridos por suas próprias armas!

  7. firemandf disse:

    Realmente a ditadura sempre esteve presente no meio militar, seja nas Polícias ou nos Corpos de Bombeiros de todos os estados.
    É com grande pesar que acompanho a situação dos co-irmãos do RJ, em sua busca legítima por melhores remunerações e condições de trabalho. Digo pesar porque observamos que a luta é árdua, e que o Estado parece estar contra os seus Policiais.

    Como querem uma Polícia de 1 mundo, se o Estado oferece condições de 5 mundo para seus integrantes trabalharem?

    Força irmãos!
    Abraço de um companheiro militar do DF.

  8. Meu filho sargento da PM,deu sua vida trabalhando honestamente sem nenhum deslize ,para pagar escola das filhas e pagar aluguel fazia outra segurança,faltando um mes para ser promovido a tenente,e faltando dois anos para se reformar, foi expulso por engano,e ganhou no conselho de disciplina,e o comandante do quartel dele foi favoravel a ele,hoje meu filho nao tem nada foi mandado embora da segurança porque nao era mais da policia militar esta em casa com depresao ,as filhas sairam da escola esta devendo aluguel e eu Mae estou pedindo a DEUS vejan qeu foi erro que meu filho tem prova suficiente para provar sua inocencia. espero que esta carta seja guiada por Deus e chega nas maos de algeuem que tenha familhia, e que seja abensoado para poder me ajudar.DEUS ME AJUDE .

  9. eu disse:

    É o seguinte, a humanidade tá indo pro buraco. É o final dos tempos. Tudo o que interessa é o DINHEIRO. Nâo existe respeito nem consideração com os outros. Quem disse que vivemos uma DEMOCRACÍA??? Estamos vivendo a maior mentira da ERA HUMANA..É tudo um faz de conta, é tudo um jogo de interesse onde só os mais “fracos” se arrebentam. Á verdade é que o povo tá mais experto e não mais acredita nessas mentiras de políticos e etc..REVOLUçÂO È A PALAVRA CERTA..Me conforta em saber que isso um dia vai acabar, assim como grandes impérios, monarquias etc..,, por todos os lados vc só vê gente se queixando disso daquilo e acolá, e cada vez mais crescente. Sinal que não está bom.. Hoje saiu uma matéria no IG falando que o brasil estava em 10º lugar em termos de má distriuição de renda. Isso só vai acabar qdo esse sistema político, CORRUPTO ARACAICO ENFERRUJADO FOR PRO LIXO>….O CIDADÃO TEM A OBRIGAÇÃO DE VIVER DIGNAMENTE, SEJA CIVIL OU MILITAR….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s