PM ocupa Santa Marta com operação "Choque de Ordem"

Publicado: 20 de novembro de 2008 em Uncategorized

Fotos: Bruno Gonzalez

Policia

Quatro suspeitos de envolvimento com a facção criminosa Comando Vermelho (CV) detidos, além de drogas, munições, máquinas caça níqueis e motos apreendidas. Este foi o saldo de uma megaoperação que teve início no final da madrugada de ontem no Morro Dona Marta, em Botafogo, Zona Sul do Rio, e reuniu 130 policiais militares de oito batalhões, além de equipes da Companhia de Cães da PM e helicópteros do Grupamento Aeromarítimo (GAM). Batizada de “Choque de Ordem”, a ação tem como objetivo prender o traficante Francisco Rafael Dias da Silva, o Mexicano, além de combater o tráfico de drogas e outras atividades criminosas na região e vai continuar sendo realizada por tempo indeterminado.

“Estamos iniciando esta ocupação de forma permanente”, destacou o comandante do 2º BPM (Botafogo), tenente-coronel Gilead Albuquerque. “O objetivo é reprimir o tráfico de drogas, mas toda e qualquer ilegalidade que for encontrada também será combatida”, ressaltou, explicando que os PMs também vão reprimir a venda ilegal de gás, os moto-taxistas irregulares, as centrais clandestinas de televisão por assinatura e a exploração de caça-níqueis.

Mexicano

A operação teve início por volta das 5h30, quando policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) cercaram a comunidade, vasculhando as duas matas existentes ao redor do Santa Marta.

“Começamos incursionando ainda na madrugada e fizemos um cerco. Depois, outras equipes vieram descendo do alto do morro, onde existe uma creche desativada”, explicou o tenente-coronel Albuquerque. “A idéia é dar um choque de ordem na favela e aproveito para solicitar auxílio da Prefeitura para que ela faça vistoria do que é de responsabilidade do município para que a gente moralize a comunidade, que vamos manter ocupada”, enfatizou o oficial.

santa

Criminosos chegaram a atirar contra os PMs, mas não houve confronto. O sargento Eduardo Creazola, lotado no 2º BPM, foi atingido por um tiro de fuzil na perna durante disparo acidental. Policiais contaram que ele escorregou próximo à localidade conhecida como Praça do Cantão. Com a chuva fina que caiu durante toda a madrugada e manhã de ontem, os paralelepípedos ficaram escorregadios, facilitando o acidente. Ele foi levado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, e não corre o risco de morrer.

apreensao

Na ação, os PMs apreenderam dez quilos de maconha, 91 sacolés de cocaína, seis galões e 32 frascos de cheirinho da loló, além de munições para fuzil calibre 762 e para metralhadora ponto 30, fardas do Exército, telefones celulares, motos irregulares e equipamento de som. A aparelhagem foi apreendida no interior da quadra da Mocidade Unida do Santa Marta.

“Há uma determinação do Ministério Público proibindo a realização de bailes funks na localidade. No entanto, os PMs realizavam incursões para impedir esses bailes e não ouviam o barulho. Descobrimos que isto acontecia porque a quadra passou por uma reforma para receber isolamento acústico”, afirmou o coronel Albuquerque.

Os detidos foram levados para a delegacia e liberados em seguida, pois não havia nada contra eles. A apreensão das drogas e munições foi registrada na 10ª DP (Botafogo).

bope

Anúncios
comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s