Cenário de guerra em Manguinhos

Publicado: 29 de novembro de 2008 em Uncategorized

Fotos: Vitor Silva

Policia

Cinco horas de tiroteio, seis policiais feridos, quatro viaturas destruídas, aulas suspensas, residências sem luz e telefone, metrô paralisado, carros abandonados por motoristas e moradores apavorados. Este foi o resultado do confronto entre policiais e traficantes ligados à facção criminosa Comando Vermelho (CV) que controlam a venda de drogas no Complexo de Manguinhos, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, na noite de quarta-feira. A troca de tiros ocorreu a 100 metros da 21ª DP (Bonsucesso). Os policiais ficaram encurralados e só conseguiram ser resgatados com auxílio de cinco veículos blindados da Polícia Militar.

Agentes da Divisão de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) realizavam patrulhamento de rotina na região, com o intuito de reprimir os roubos de veículos quando se depararam com cerca de 30 homens fortemente armados, no encontro das avenidas Democráticos e Dom Hélder Câmara (antiga Suburbana), que separam a Favela do Jacarezinho do Complexo de Manguinhos (que possui cerca de 50 mil habitantes distribuídos em 11 localidades: Parque Oswaldo Cruz, Parque Carlos Chagas, Parque João Goulart, Vila Turismo, Conjunto Habitacional Provisório 2, Vila União, Vila São Pedro, Conjunto Nelson Mandela, Conjunto Samora Machel, Comunidade Agrícola de Higienópolis e Mandela de Pedra).

“Eles estavam atravessando do Jacarezinho para Manguinhos quando os policiais passaram. Foi ocasional. Foi uma surpresa dos dois lados”, ressaltou o delegado Ronaldo Oliveira, titular da DRFA. “Já realizamos há um ano essas rondas com objetivo de reprimir o roubo de automóveis. Aquela região de Bonsucesso está entre os locais onde há maior incidência desse tipo de crime e por isso os policiais estavam passando por lá. Este incidente vai servir de estudo para um planejamento de outras operações naquela região”, afirmou.

Policia

Os policiais desconfiaram de que algo estava errado quando avistaram um ônibus atravessado na pista, por volta das 18h30. Eles contaram que o motorista do coletivo gritou “arrastão, arrastão” e deu a ré. Nesse momento, eles desceram das viaturas para verificar o que estava acontecendo e começaram a ser alvejados. Os criminosos cercaram os policiais, subindo em lajes e se escondendo nos becos de acesso às localidades conhecidas como Parque João Goulart, Vila União e Vila Turismo, de onde efetuaram os disparos.

Os traficantes utilizaram duas metralhadoras ponto 30, dezenas de fuzis e jogaram mais de 30 granadas contra os policiais. Moradores da Avenida Democráticos ficaram na linha de tiro. As marcas da violência podiam ser vistas ontem, em muros de escolas, residências, transformadores de luz, postes de iluminação e até nos fios. A Polícia acredita que os bandidos tenham disparado mais de 2 mil tiros. Uma das viaturas da DRFA foi atingida por mais de 100 disparos. Houve revide e os policiais pediram apoio. Equipes de outras delegacias especializadas da Polícia Civil e também de unidades da Polícia Militar, como 3º BPM (Méier), 22º BPM (Maré), Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), se dirigiram ao local, mas não conseguiram se aproximar das equipes da DRFA.

“Em todos os becos existentes em um espaço de um quilômetro havia marginais posicionados. Eles não recuaram nem com a chegada dos blindados. Continuaram atirando. Quem estava de fora contou que era possível ver os tiros batendo no blindado e ricocheteando. Eu estava do lado de dentro e sentia o caveirão balançando”, contou Ronaldo Oliveira.

Policia

Sensação parecida tiveram os policiais que estavam nas oito viaturas que realizavam a ronda.
“Eles jogavam as granadas e sentíamos a viatura pulando”, relembrou um deles.

Além de quatro policiais civis, dois PMs ficaram feridos, mas nenhum deles com gravidade. O resgate dos policiais só ocorreu por volta das 23h30 – cinco horas após o início do confronto. Duas das viaturas da DRFA tiveram que ser rebocadas. Elas foram empurradas pelo blindado da PM até um posto de gasolina existente na Avenida Dom Hélder Câmara, de onde um reboque as retirou.

Policiais salvos pelos blindados
“Se não fossem os blindados da PM, o número de vitimados seria bem maior, e com certeza teria havido perdas”, ressaltou o delegado Ronaldo Oliveira. “Foi muito importante a integração entre as polícias e quem critica o blindado não tem qualquer conhecimento de Segurança Pública. As nossas viaturas ficaram furadas como queijos suíços. Os criminosos já passaram dos limites. Me admira o pessoal dos Direitos Humanos defender esses marginais”, desabafou.

Investigações apontaram que o bando formado por traficantes das favelas dos complexos do Alemão e de Manguinhos estavam reunidos com criminosos do Morro São João na Favela do Jacarezinho.
“Devido às constantes prisões e apreensões impostas pelas polícias Civil e Militar, esses criminosos vêm amargando prejuízos financeiros e estão se unindo para tentar reverter esse quadro. Descobrimos que os marginais do Comando Vermelho têm realizado reuniões com esse objetivo”, disse o delegado.

Policia

Clima de tensão entre os moradores
Um serralheiro de 59 anos, que preferiu não se identificar, relembrou os momentos de pânico que viveu com a família.
“Durante duas horas e meia fiquei escondido no banheiro, junto com meu filho, minha nora e meu neto. Moro aqui há 15 anos e tiroteios aqui são comuns. Já passei por situações ruins muitas vezes. Mas igual à essa nunca tinha passado. Os móveis da minha casa ficaram todos com marcas de tiros”, revelou. “Se eu pudesse, tinha saído daqui essa noite. Moro aqui, mas aqui não é lugar para se viver”, lamentou.

Ao longo da Avenida Democráticos, vários carros com marcas de tiros. Muitos motoristas abandonaram seus veículos no momento do tiroteio e voltaram apenas ontem para buscá-los. Em um dos automóveis havia 13 disparos de fuzil.
Mesmo sem energia elétrica, as escolas municipais Albino Souza Cruz e Oswaldo Cruz, na Avenida Democráticos, abriram as portas. No entanto, muitos alunos matriculados nas duas unidades não compareceram às aulas.

Policia

DRFA ganha blindado
Na tarde de ontem, a especializada ganhou o primeiro carro blindado para patrulhas da Polícia Civil. Conhecido como “Caveirinha”, por ser menor e com compartimento para levar presos, ele foi cedido ao titular da DRFA, Ronaldo Oliveira, pelo delegado Rodrigo Oliveira, titular da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).

“Ele não é ideal para realizar operações, mas para patrulhamento ele é perfeito”, afirmou Ronaldo. “Essa ação não vai ficar sem resposta. Vamos aniquilar esses marginais. Com inteligência e planejamento. Com certeza vamos identificar todos os envolvidos e mandá-los para o lugar onde devem ficar, que é em Bangu”, afirmou.

Policia

Líder de Manguinhos está em presídio de segurança máxima
Apontado pela Polícia como dono do Complexo de Manguinhos e responsável pela venda de drogas também no Complexo do Alemão, Alexander de Jesus Carlos, o Choque, 34 anos, foi transferido para o Presídio Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no início deste mês. Ele é considerado um dos bandidos mais perigosos e violentos do Rio.

Ele foi preso no final do mês de outubro por policiais da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD) na Praia de Jacumã, na Paraíba, a 20 quilômetros de distância da capital João Pessoa.

Anúncios
comentários
  1. Flávio disse:

    Sabe o que me chamou a atenção? É esse desvio de função. Polícia Civil não é a investigativa? Por que viaturas caracterizadas e em patrulhamento?

    Fora isso, lamento é não ter havido nenhuma baixa por parte dos vagabundos. O que é compreensível, já que a prioridade era resgatar os companheiros.

  2. MANDELA 2 disse:

    toma no cu o bonde de manguinhos e preparado vces so conseguem quendo vao em maioria e mmo assim passam mal agora de igual para igual vces viam quase que choraram hsauhsaushaushasuahs…flho da puta,,, CV RL

  3. alguem.com disse:

    porra éo bonde do manguinhoo kralho o bonde do papai éo bonde do enguiça blindadoo esses cú tentam acabar com o trafico coisa que sera impossivel nesse mundoo C.V R.L

  4. alguem.com disse:

    tá aberta a temporada pra caçada dos ada ..

    porra a cidade é nossa tá tudo dominadoo eu sou o manguinho e vermelhoo kralhoo bonde do patrao enós c.V r.L

    aló pro bonde do lins enós familia

    vamos dominar o Rio porra

    toma no cu e tudo nosso complexo da penhaa poraa

    nós e pesadao

    aló fefá do urubu sua hora vai chegar … comedia

    eó bonde do fabiano kralhoo

    tem que respeitar o crime porra porque jacare e a

    fabrica de bIco arsenal de fuzil novo

    só homem bomba

  5. br atirdor disse:

    pórra aqui e u manguinho cv rl faixa de gaza
    oi di brindado us cu azu nao nus intimida
    na entrada do coreia e varias farpe i ponto trinta
    cralho qui andersomcomprexo@hotmail.com so gerra cvcv rlllrl

  6. br atirdor disse:

    pórra aqui e u manguinho cv rl faixa de gaza
    oi di brindado us cu azu nao nus intimida
    na entrada do coreia e varias farpe i ponto trinta
    cralho qui andersomcomprexo@hotmail.com so gerra cvcv rlllrl

  7. cv disse:

    C.V R.L E NÓS BONDE QUE INGUIÇA BLINDADO EO MANGUIIM SEUS ADA CUZÃO VAMOS VERMELHA O RIIO KARALHO C.V R.L ATÉ O FIIM .

  8. Bezerra Neto disse:

    puta que pariu , que burrice essa galera.

    que vida de merda namoral.

    bom malandro sane o que quer.

  9. NEGRO disse:

    CÚ VERMELHO RECHEADO DE LINGUIÇA.

    C.V.R.L QUÁQUÁ.

    É O CAVEIRÃO PORRA . MATAMOS SATANÁS

  10. manooo manguinhoo ja demonstro que e o poder paralelo do rio junto com os mano do jaccaa e do sao joao see ligaa os manoo do bonde do papai e do popo mandaram o aguia pa puta que pariu blindadoo ja num existe cai com a granada mira laser na contencao do manguinho parada de fal ar baby bagulho ta doido nois ke mata verme mmo cai pa dentroo

  11. RONALDO disse:

    POW VCS AINDA NÃO SI LIGO QUE NÃO TEM COMO ENTRA NO MANGUINHO A PÉ CADA BECO TEM CONTEÇÃO D NOITI DIA ESSE O BONDE DO PAPI A RELÉQUINHA DO FABINHO CARALHO PODE VI ROBESON SEU CUZÃO A BALA VAI COMÉ AQUI TEM VARIAS PONTO 30

  12. RONALDO disse:

    POW VCS AINDA NÃO SI LIGO QUE NÃO TEM COMO ENTRA NO MANGUINHO A PÉ CADA BECO TEM CONTEÇÃO D NOITI DIA ESSE O BONDE DO PAPAI A RELÉQUINHA DO FABINHO CARALHO PODE VI ROBESON SEU CUZÃO A BALA VAI COMÉ AQUI TEM VARIAS PONTO 30

  13. tem que meter bala nessas porras desses filhas da putas mesmo é nós do CV do jacarezinho e de manguinhos,vomos matar policia melicia a porra toda que vir,delegado espetor pode vim geral que vai entrar na bala todo mundo……………………………….

  14. é nós porra nova holanda,P.U quem manda é nós no rio de janeiro,väo colocar UPP na casa do caralho,se vim aqui vai entrar na bala,é o bonde do beira mar e o meu mano FB,ele ja mandou a ordem,se tentar vai morrer geral nessa porra,vão tomar no cú seus comedias,vcs são tudo ladrão nós é rico porra bonde do ouro,arsenal de fuzil novo,nós é terrorista da AQAIDA do bonde do bim landen,vai morrer policia bandido a porra toda,pq se nós morrer amanhä entra outro pior en nosso lugar que vai matar geral……é nós CV-PCC-NH-PU_MG_Mangueira_lixao_vila ideal-complexo do alemão nosso quartel general pq é nós que tá—–tá avisado em sergio cabral e mariano beltrame vomos matar vcs e suas familias se se meterem com o CV—–vomos acabar com o rio de janeiro,fazer varios atentados na cidade,queimar onibus,explodir delegacias,fazer sequestro relempango com a familia de vcs,e matar varios PMS,pq nós que manda nessa porra,tá avisado né mariano beltrame,pode mandar a bope,dcod,core,federal,drfa,drf,pm,batalhão de choque,que vão tudo entrar na bala,pq nós que manda e nós que tá nessa porra…..pq beira mar e beira mar,e o parque é o parque lansa o cheirinho da loló da maconha eu quero é crack……..vai tomar no cú SERGIO CABRAL se paú no CÙ comedia,vou enfiar o cabo do meu fuzil 762 no olho do cú da sua mulher aquela piranha,e pra vc BELTRAME vou enfiar a minha pistola 9mm no olho do cú da sua mãe,tá avisado ja né……….Cv CV CV CV CV CV CV CV CV

  15. phelipe disse:

    pirocãoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  16. […] Cenário de guerra em Manguinhos lmd_source="24196801"; lmd_si="33505537"; lmd_pu="22478543"; lmd_c="BR"; lmd_wi="300"; lmd_he="250"; Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s