Operação na Rocinha acaba com dois mortos e dois presos

Publicado: 17 de dezembro de 2008 em Uncategorized

Fotos: Bruno Gonzalez

Policia

Cerca de 200 policiais civis de cinco delegacias especializadas, em parceria com agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e apoio de policiais militares do 23º BPM (Leblon), realizaram operação na Rocinha, entre os bairros da Gávea e de São Conrado, na Zona Sul do Rio, durante toda a manhã e início da tarde de terça-feira, dia 16 de dezembro. Dois homens acusados de pertencerem à facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA) e possuírem envolvimento com o tráfico de drogas morreram durante confronto. Outros dois foram presos. Os policiais apreenderam uma espada, uma granada, um pé de maconha e uma lista com preços de armas e munições que seriam adquiridas pelos traficantes, além de fogos de artifício usados para avisar sobre a chegada da Polícia e camisas com inscrições da Polícia Civil e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e outras com a frase: “100% Rocinha A Maior da América Latina”. No final da ação, PMs apreenderam mais de 5 mil CDs piratas.

Policia

Houve intenso tiroteio no início da ação e os criminosos chegaram a atirar uma granada contra os policiais. Assim que o veículo blindado saiu do Túnel Zuzu Angel – antigo Túnel Dois Irmãos – traficantes que estavam no alto do morro arremessaram o artefato explosivo. As equipes que vinham atrás ficaram encurraladas e o túnel teve que ser fechado por mais de 15 minutos, pouco após às 6 horas. Com 1.590 metros de extensão, ele integra o chamado Sistema Zuzu Angel – eixo viário Auto-Estrada Lagoa-Barra – e liga o bairro da Gávea a São Conrado. Assustados, motoristas chegaram a dar marcha a ré.

Os dois helicópteros da Polícia Civil foram dar apoio à ação e assim que as viaturas conseguiram sair do túnel, as equipes se dirigiram à casa do traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nêm da Rocinha, na localidade conhecida como Cachopa. No entanto, ele não foi localizado.

Policia

“Achamos a casa, mas, infelizmente, não o encontramos. Pelo tamanho da comunidade e pelo tempo que levamos para conseguir chegar ao endereço, ele conseguiu fugir”, lamentou o delegado Marcus Vinícius de Almeida Braga, titular da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD).

“A recepção que tivemos hoje fugiu do normal. Foram pelo menos 20 minutos de troca de tiros. Apesar de não termos localizado e prendido o Nêm, considero o resultado positivo, pois nenhum policial, morador ou inocente foram feridos”, afirmou.

Policia

A Polícia tem 7 letras

O delegado aproveitou para mandar um recado para o traficante. “Queremos mostrar que a Polícia no Rio tem sete letras. Não tem Polícia Militar, Polícia Civil ou Polícia Federal. Mexeu com qualquer uma delas, haverá resposta. A Rocinha é da comunidade, e não dele”, ressaltou Marcus Vinícius.

A mensagem foi repetida pelo comandante do 23º BPM (Leblon), coronel Carlos Milan. “Esta foi uma operação planejada com inteligência e mostra a importância da integração entre as polícias. Sempre vamos responder à altura. As pessoas que ainda acobertam os marginais achando que eles são benfeitores têm que saber que isto não é verdadeiro”, enfatizou o oficial.

Policia

No dia 11 de outubro, dois policiais militares lotados no 23º BPM que realizavam patrulhamento de rotina em um dos acessos à Favela da Rocinha teriam sido torturados por traficantes. A ação teria sido em represália à noite de dois traficantes do Vidigal, entre o Leblon e São Conrado, também na Zona Sul do Rio. A dupla havia sido perseguida por policiais na Avenida Niemayer, horas antes. Os PMs teriam levado tapas, socos e pontapés e tiveram duas armas desmontadas.

Policia

Anúncios
comentários
  1. IVONE disse:

    PORQUE A NOTÍCIA NÃO FOI DIVULGADA EM NENHUM NOTICIÁRIO, EM NENHUM TELEJORNAL? O QUE HOUVE? CENSURA?PREOCUPANTE.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s