Check Up: Polícia ocupa Zona Oeste atrás de Batman

Publicado: 8 de janeiro de 2009 em Uncategorized

Fotos: Bruno Gonzalez

operacao-barbante-8

Cerca de 350 policiais de todas as delegacias especializadas e também das distritais ocuparam as favelas Carobinha e Barbante, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, durante toda a quarta-feira, dia 7. O objetivo da ação – batizada como Check Up – era sufocar a milícia que atua na região e localizar o ex-policial militar Ricardo Teixeira Cruz, o Batman, que seria o líder da Liga da Justiça, grupo paramilitar que cobra taxas por serviços como segurança, mototáxis e vans, e controla centrais clandestinas de televisão a cabo e internet, além de dominar depósitos de gás.

Agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD) se dirigiram à Favela do Barbante, em Inhoaíba, onde na tarde da última sexta-feira um morador foi atingido por bala perdida durante um tiroteio entre milicianos rivais. Na Praça Sofia Moreira, na localidade Cosmos, eles estouraram um depósito de gás que armazenava botijões fora das normas de segurança e acima da capacidade, que era de 480. Cerca de 800 botijões foram apreendidos.
Nos muros em frente ao depósito, imagens de um morcego alusivo ao super herói Batman – referência ao miliciano. De acordo com a Polícia, ele cobraria uma taxa por cada botijão vendido e proibiria moradores da região de comprar gás em outro estabelecimento.

Policia

Na Rua União Vitória, na localidade Santa Rita, policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) prenderam um homem apontado como um dos seguranças da quadrilha. Na casa dele havia um revólver Taurus calibre 38 com 15 munições intactas, além de dois rádios transmissores, um colete com a palavra “apoio” e talões de cobrança.

Ele confessou receber R$ 10 por mês de 150 casas em três ruas, totalizando uma arrecadação de R$ 1.500 mensais. No entanto, negou fazer parte da milícia. Ele alegou trabalhar como segurança na região há seis anos e disse que os moradores o pagavam espontaneamente. Ele foi levado para a 35ª DP (Campo Grande) e autuado por posse ilegal de arma, já que o revólver – que não possuía registro – estava no interior de sua residência.

Policia

O delegado Ronaldo Oliveira, titular do Departamento de Polícia da Capital (DPC), declarou que a operação em Campo Grande tinha como intuito mostrar a presença da Polícia na região e coibir os delitos que vêm acontecendo na área.

Equipes do Departamento de Trânsito (Detran) e do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) também deram apoio à ação, multando e apreendendo veículos irregulares. Até o final da tarde, 54 veículos e 10 motos já tinham sido apreendidos por falta de documentação.

Policia

A ação foi deflagrada 48 horas após a execução do sargento do Corpo de Bombeiros Carlos Alexandre Silva Cavalcanti, conhecido como Gaguinho. Algumas horas depois da morte do militar, o agente penitenciário aposentado Wagner Rezende de Miranda, o Waguinho Desipe, também foi assassinado. Ele seria integrante da milícia rival, conhecida como Comando do Chico Bala (CCB).

As mortes foram apontadas pela Polícia como indício de guerra entre quadrilhas que disputam o controle de áreas na Zona Oeste do Rio. Os confrontos viriam acontecendo há cerca de um mês – 30 dias após a fuga de Batman da Penitenciária Pedrolino Werling de Oliveira, mais conhecida como Bangu 8, no Complexo de Gericinó, em Bangu.

operacao-barbante-3

Anúncios
comentários
  1. É UMA TREMENDA SACANAGEM DIVULGAREM A FOTO DO MEU IRMAO!! AI NA FOTO ALEM DELE SER MENOR DE IDADE VOCES Ñ TINHAM O DIREITO DE FAZER ISSU!!!

  2. Claudio Felix Resende disse:

    Fico muito feliz quando vejo a polícia atuar. Sou morador da zona oeste, e sei que hoje, em Paciência, Santa Cruz, são lugares com grandes ìndices de milicianos. Conheço dois depósitso de gás em Sepetiba, que cobram propina para o moradores .

  3. […] Leia mais deste post no blog de origem: Clique aqui e prestigie o autor […]

  4. FABIO disse:

    ISSO ESTÁ ERRADO AS COISAS TEM QUE CORREREM SOLTAS , MORRO NA ZONA OESTE E ESSES CARAS SÃO MANEIROS , NÃO TEM BANDIDAGEM NENHUMA , OS CARAS SÃO OS SEGURANÇAS DA ARÉA , É UMA TRANQUILIDADE SÓ , NÃO VEJO NADA ERRADO NISSO MELHOR ELES DO QUE OS TRAFICANTES…..

  5. Silviane disse:

    Olá. Primeiramente, parabéns pelo Blog, cheguei até ele através de pesquisas na internet. Gostaria de usar a terceira foto desta matéria (na verdade um recorte dela) em um cartaz de divugação de um evento acadêmico (não há fins lucrativos) na área de políticas sociais. Citarei o nome do fotógrafo e do blog, obviamente, mas gostaria da permissão de vocês para isso. O evento é local, sou da cidade de Campos/RJ. Se houver um email disponível posso até enviar uma prévia do que seria o cartaz. Se não for possível, entenderei. Agradeço a resposta desde já.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s