Polícia desarticula tráfico em dois morros cariocas

Publicado: 10 de fevereiro de 2009 em Uncategorized

Fotos: Bruno Gonzalez

Policia

Seis acusados de pertencerem à facção criminosa Comando Vermelho (CV) e de terem envolvimento com a venda de drogas no Morro Ladeira dos Tabajaras, que possui acessos por Copacabana e Botafogo, na Zona Sul do Rio, e no Complexo da Mangueira, em São Cristóvão, na Zona Norte, foram presos pela Polícia, na manhã de ontem.

Policia

Entre eles, Deílson Henrique de Oliveira, o Vô, 34 anos, líder do tráfico no Tabajaras, e Welligton da Silva Assumpção, o Tonton, 26, o substituto de Leandro Monteiro Reis, o Pitbull, na Mangueira.

Um sétimo acusado morreu ao resistir à prisão e trocar tiros com policiais. Armas, drogas, munições, um artefato explosivo e material para endolação, além de uma prensa para compactuar maconha foram apreendidos.

Policia

A operação reuniu 85 homens da Delegacia Especial de Apoio ao Turista (Deat), da Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae), da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). A ação foi esquematizada pelo delegado Allan Turnowski, titular do Departamento de Polícia Especializada (DPE), e coordenada pelo delegado Fernando Veloso, titular da Deat.

ladeira-dos-tabajaras-2

“Nosso objetivo era cumprir 11 mandados de prisão de criminosos acusados de praticarem assaltos a turistas no Rio. Como cada delegacia especializada possuía um objetivo específico na localidade, o DPE montou esta operação para reunir todas”, explicou Veloso.

Policia

As equipes se dividiram e enquanto umas entraram pelo acesso próximo ao Cemitério São João Batista, em Botafogo, outras foram pelas ruas Siqueira Campos e Santa Clara, em Copacabana, e pela Rua Sacopã, na Lagoa. Nesta última, agentes da Dcod se depararam com um grupo de homens armados que atiraram contra as viaturas. Eles revidaram e no confronto um dos criminosos foi atingido. Socorrido pelos próprios policiais, ele foi levado para o Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon, mas não resistiu aos ferimentos.

ladeira-dos-tabajaras-4

Em outros pontos da favela, diversos imóveis foram revistados. Em um local onde funcionaria uma boca-de-fumo, policiais encontraram um papelote com a inscrição “TBJ STM PÓ 5 CV RL” – uma alusão às abreviaturas referentes aos morros Tabajara e Santa Marta, ao conteúdo do invólucro (cocaína), ao valor da droga e às siglas da facção e de seu fundador, Rogério Lengruber, o Bagulhão. Desde que o Morro Santa Marta, em Botafogo, também na Zona Sul, foi ocupado pela PM, os traficantes daquela localidade se transferiram para o Tabajara.

ladeira-dos-tabajaras-5

Os outros presos foram identificados como Anderson Santiago da Silva, 23; Maikon Renan da Costa Soares, 19; Fábio de Souza Gídio, 27, e Gabriel Mendes da Silva, o Guegué, 21. Contra este último havia um mandado de prisão expedido pela Justiça por associação para fins de tráfico.

“Vamos mostrar a foto do Fábio, que já tem três passagens por assalto a mão armada, para turistas que tenham sido vítimas de roubos para ver se eles o reconhecem”, afirmou Fernando Veloso.

Prisão de Tonton

Policia

Substituto do traficante Leandro Monteiro Reis, o Pitbull, a menos de duas semanas, Welligton da Silva Assumpção, o Tonton, 26, foi preso por agentes da DCOD na Favela do Rato Molhado, no Engenho Novo, na Zona Norte do Rio. O criminoso fugiu para o local ao pensar que a operação da Polícia Civil seria realizada na Mangueira. Contra ele havia um mandado de prisão expedido pela Justiça por associação para fins de tráfico.

Anúncios
comentários
  1. jaqueline disse:

    como pode policial ser dono de prostibulo ,como pode policial ,amigo de infancia ,lhe querer mal ninguem deseja ser bandido ,policia tem que ser bem quista ,fazer por onde ,fazer o social sem matar inocente ,não precisa destruir pessoas ,bandido mata bendido ,policia mata policia ,mas so o senhor libera ,so ele salva !policia mais honesta para o bem de todos !é possivel !sim é possivel !qdo vejo um policial casado com uma garota de programa ,e ali estabelece uma familia nossa que bom ,dano um nome ,restituindo uma familia ,sei que é dificil ser policial ,ainda mais qdo ha corrupção ,é triste ,porem devemos dar condição para que haja uma concordância ,o bem tem que prevalecer ,droga + prostituição + autridades corruptas + bandido = morte (respeito+autoridade com descencia +amor e perdão +resgate)ai da certo!caso contrario é um circulo vai e volta !que deus nos proteja em sua graça!porque não ha nenhum santo,santo e correto é só o senhor!

  2. adelina disse:

    gostei muito desta mensagem, so DEUS é poderoso ,é santo . mas ele deixou pro homen sabedoria tal pra governar . por isso é necessário que os policias subam aos morros para acabar com as bandidagens. se possivel sem morte principalmemte de inocentes. que DEUS proteja todos os poliçias honestos do nosso país.

  3. malucoxd disse:

    Alguém troca um carro por um burro com o cagote veio?

  4. pra acabarem com as vagabudagem o serto e acabar com os presidio pegar esprodir presidio e os presos acabar com tudo porgue nao adianta prender eles porgue a lei solta ai eles vao pras ruas vao fazer as mesmas coisas nao tem remedio alem da sociedade pagar empostos ainda paga pra estas vagabundagem eles la tem comida, roupas lavadas enguanto muitos agui fora nao tem nem comida pra comer ta acabem logo com estes miseravel se eles pode matar e estrupar a sociedade e porgue eles nao podem morrer na verdade guem paga pra estes criminosos samos nos ta eles nao tem coraçao guando eles pegao uma pessoa a pessoas sofre nas maos destes desgraçados eu odeio estas pragas lugar de bandido e vala? os policiais estao de parabens eu adoro guando tem invasao deus proteja todos os policias ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s