Batman, O Retorno: Diretamente da Batcaverna…

Publicado: 15 de fevereiro de 2009 em Uncategorized

batman

“Eu não sou santo, mas se procurar e peneirar vai ver que toda a equipe do Marcus Neves está envolvida na sacanagem… a única coisa que eles queriam era me tomar tudo… e conseguiram…”

Esta é uma das declarações do ex-policial militar Ricardo Teixeira Cruz, o Batman, acusado de ser um dos integrantes do grupo paramilitar conhecido como Liga da Justiça. Foragido da Penitenciária Petrolino Werling de Oliveira, também conhecida como Bangu 8, no Complexo de Gericinó, desde outubro de 2008, ele divulgou no site Youtube três vídeos que totalizam aproximadamente 12 minutos.

Nas gravações, pode-se ouvir uma entrevista dada a um interlocutor que não aparece e nem se identifica e em que ele responde a várias acusações, além de fazer diversas denúncias.

Em um dos trechos, ele afirma que chegou a ser recapturado após a fuga de Bangu 8, mas pagou a três policiais em troca da liberdade.

“(…)quanto a policiais o único a quem eu paguei propina foi pro Deoclécio, Falcão e pro Leandro, que é PM e estava na 35, e mesmo assim foi depois que eu fugi porque eu realmente não quero voltar pra cadeia agora porque eu tenho muita coisa pra resolver… então eu tive que pagar R$ 50 mil e ainda levaram o meu cordão…”

Ele também fala sobre o grande número de homicídios que tem acontecido na Zona Oeste do Rio após sua fuga, ao ser perguntado sobre seu envolvimento com esses crimes.

“(…)o meu envolvimento foi ter fugido… tem vários integrantes que eram ligados a eles que são meus amigos que estão querendo voltar pro meu lado, que só estavam do lado dele obrigados, com medo de morrer… e é isso que está acontecendo… quem tá tentando voltar pro meu lado, eles estão pegando e estão matando… e eles mesmos ligam pra Polícia, pra imprensa, jogando na minha conta(…)”

O ex-PM também fala que o secretário de Estado de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, foi infeliz ao comentar sobre as imagens do circuito interno de um shopping que flagraram três homens armados andando no estacionamento. As imagens foram gravadas no dia 15 de janeiro e, uma semana depois, a Polícia afirmou que um dos flagrados era o soldado da Polícia Militar Toni Ângelo Souza de Aguiar, lotado no 5º BPM (Praça da Harmonia) e apontado como braço direito de Batman. Os outros dois eram o soldado PM Marcos José de Lima Gomes, do 1º BPM (Estácio), e o cabo Alexandre Manoel Ferreira Duarte, do 23º BPM (Leblon).

O PM chegou a ser preso em 29 de agosto do ano passado, durante a operação “Voto Livre”, da Polícia Federal. Na mesma operação, também foi presa a então candidata e atualmente vereadora Carminha Jerominho, filha do ex-vereador Jerominho. Os presos pela PF foram indiciados por formação de quadrilha, tentativa de homicídio e formação de curral eleitoral.

Tanto Toni quanto Batman são acusados de serem os homens de confiança dos cabeças da Liga da Justiça — os irmãos Jerominho e Natalino Guimarães, respectivamente ex-vereador e ex-deputado estadual, que estão presos. Os três PMs foram acusados de estarem no estacionamento do shopping procurando um suposto desafeto que pertenceria ao grupo paramilitar rival, conhecido como Comando Chico Bala.

Pouco após o 6º minuto da entrevista, o interlocutor pergunta: “Os policiais flagrados em um shopping de Campo Grande são seus amigos? Dizem que um deles seria o seu braço direito. Isso é verdade?”

E Batman responde: “É mentira. Realmente, são meus amigos. Dois ali foram criados juntos comigo, na mesma comunidade, em Cosmos. Mas nunca, nunca, nunca nenhum dos dois trabalharam comigo. Agora, realmente, é o que eu falei: eles mesmos ficam denunciando. Agora, cabe à Secretaria investigar e ver se realmente eles têm ligação comigo ou não, porque eles não têm ligação comigo. Eu acho até que o Secretário foi infeliz nas declarações dele… em dizer que é inadmissível um policial armado em dia de folga no shopping… quando você entra pra Polícia você aprende que você é um policial 24 horas, estando de serviço ou de folga…”

E ele vai além ao relembrar de um caso ocorrido no dia 21 de novembro de 2008, quando o bombeiro Carlos Alexandre da Silva, o Gaguinho, foi flagrado em frente à Chefia de Polícia Civil, na Rua da Relação, no Centro do Rio, segurando um fuzil. Ele e os policiais civis identificados como Diogo e Lício, lotados na Delegacia de Capturas e Polícia Interestadual (DC-Polinter), foram presos por uma equipe da Corregedoria da instituição. No entanto, horas depois, os três foram soltos devido ao que o delegado Marcus Neves, ex-titular da 35ª DP (Campo Grande) e atual responsável pela Polinter, definiu como “um mal entendido”.

“(…)inadmissível é o Gaguinho na porta da Secretaria de fuzil… foi preso e levado para ser autuado e rasgaram o auto de flagrante lá dentro… tomaram de uma delegada da Corregedoria e rasgaram… e logo em seguida foram pegos, flagrados por uma câmera de segurança os dois numa lanchonete de fuzil… ele e o Escangalhado… e até agora não foi tomado providência nenhuma…”

Em outro trecho, ele faz referência ao Comando Chico Bala – que seria liderado pelo sargento PM Francisco César Silva de Oliveira, o Chico Bala. Ele, Gaguinho, o cabo Ronaldo Sílvio Guerino Bortolozzo, e o ex-PM Hebert Canijo da Silva, o Escangalhado, trabalharam como informantes para o delegado Marcus Neves – quando esse estava à frente da 35ª DP – e o ajudaram a desmantelar a Liga da Justiça.

“(…) eles são piores do que eu (…) eu não sou santo, mas se procurar e peneirar vai ver que toda a equipe do Marcus Neves está envolvida na sacanagem… a única coisa que eles queriam era me tomar tudo… e conseguiram…”

Assistam à entrevista completa:

Relembrem o caso:
Liga da Justiça x Comando Chico Bala (12 de janeiro de 2009)

Comando de Chico Bala sem bala (9 de fevereiro de 2009)

.

A fuga de Bangu 8:

Outros endereços:

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

Vídeo 4

.

Anúncios
comentários
  1. marcelo disse:

    Roberta
    vc ,como sempre, com suas reportagens esclarecedoras e tocando em detalhes q outros jornalistas dicham passar sem perceber !! Você está se firmando como uma verdaeira POP STAR do jornalismo!!PARABÉNS!!

  2. Nelson disse:

    Muito bom, como sempre esclarecendo coisas que para muita gente ainda está obscura, você é uma pessoa que tem uma luz própria, um brilho intenso e uma transparência cristalina. Tenho orgulho de ser teu AMIGO. Conte sempre comigo e que Deus sempre a proteja.

  3. todo mundo apoio essa porra dessa melicia pramim tem que morrer esse lixo todinho quando tem guerra ne favela dominadas por facção morre sempre bandido porque não morre nenhum miliciano quando apolicia faz operação nas favelas dominadas por-eles sera por que? sera que tem guente que estar envolvido na milicia dentro da policia? a resposta é facil de diser da onde surguirão amilicia? pergunta pro wagner montes que levantou essa bandeira, pergunta pra rosinha e pro garotinho que deram carta branca para o alvaro lins e para o marcelo itaguiba deram liberdade pro jerominho e pro natalino dominar a zona oeste a gora que o negocio sai dos controles dais autoridade eles querem dar um fim simpresmente vocês criarão mais uma facção seus merdas vocês tem que morrer picados pelos venenos de vocês mesmos seus vermes filhos da putas

  4. todo mundo apoio essa porra dessa melicia pramim tem que morrer esse lixo todinho quando tem guerra ne favela dominadas por facção morre sempre bandido porque não morre nenhum miliciano quando apolicia faz operação nas favelas dominadas por-eles sera por que? sera que tem guente que estar envolvido na milicia dentro da policia? a resposta é facil de diser da onde surguirão amilicia? pergunta pro wagner montes que levantou essa bandeira, pergunta pra rosinha e pro garotinho que deram carta branca para o alvaro lins e para o marcelo itaguiba deram liberdade pro jerominho e pro natalino dominar a zona oeste a gora que o negocio sai dos controles dais autoridade eles querem dar um fim simpresmente vocês criarão mais uma facção seus merdas vocês tem que morrer picados pelos venenos de vocês mesmos seus vermes filhos da putas

  5. BB disse:

    O BATMAN VOLTOU!!

  6. carlos alberto pacheco disse:

    moro á 10 anos em um bairro dentro de Campo grade que era um paraizo de tão tranquilo que era, as familias podião ir tranquilamente para as praças do bairro, mas agora com esses bandidos (milicianos) nas ruas, não é mais possível, os comércios locais que não podem pagar as taxas impostas por ele, são obrigados á fechas as portas, e agora, passarão á cobras as residencias, sem contar com á matança indiscriminada dos moradores do bairro. onde está o braço forte do governo, governador Sergio Cabral, nós votamos em vc, e não nos melicianos. pare de gastar nosso dinheiro em viages e faça alguma coisa, lembre-sse que um dia poderar ser com voce, ou alguem de sua familia.

  7. silva disse:

    agora todos querem colocar a culpa so nele ,mais se envestigar vam achar muitos podres de muita gente.

  8. André disse:

    Ele assim como os outros do outro lado não deviam sequer serem presos antes de prender deviam matar , para afimarem que resistiram a prisão e aplicarem nosso dinheiro em outras coisas mais importantes .

  9. CORINGA disse:

    PRENDERÃO O BATMAN MAIS O CHICO BALA ESTA SOLTO ATERRORISANDO A ZONA OESTE PORQUE NÃO PRENDE ELE TAMBÉM.(POPAYE,E ESCANGALHADO.EU ACHO QUE ELE IRA JOGAR A MERDA NO VENTILADOR MUITA GENTE TEM O RABO PRESO NISSO,TODOS COME MARCUS NEVES ,BELTRAME,SERGIO CABRAL POIS AS ELEISÕES VEI AI NÃO PODEMOS SUJA O NOME DO COVERNADOR TADINHO DELE TEM QUE SE REELEGER A FORSA SI NÃO A MERDA IRA APARECER E O JOGO IRA VIRA. TODOS SÃO MELICIANOS DE ELITE. MAIS O POVO ESTA VENDO TODA ESSA JUGEIRA JORNAIS SÓ ANUCIA O QUE O SERGIO CABRAL MANDA POIS PAGA MUITO ALTO POR ISSO QUE OS JORNAIS MENTEN TODOS MELICIANO DE ELITE

  10. diego disse:

    ja era vai sentar no pipino na cadie a batman vai virra mulher super poderossa

  11. bolsas femininas disse:

    Estou tentando adicionar seu site no Google Reader mas estou recebendo uma mensagem de erro, você está informado sobre qualquer problema?

  12. […] Batman, O Retorno: Diretamente da Batcaverna… […]

  13. rodrigo disse:

    o Batman vai voltar e a liga da justiça porra os traficante passam mal com o bonde dos milicia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s