Polícia divulga retratos-falados de assaltantes de turistas

Publicado: 26 de fevereiro de 2009 em Uncategorized

Fotos: Vitor Silva

Policia

O delegado Fernando Veloso, titular da Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deat), divulgou os retratos-falados dos cinco acusados de participação no assalto a um albergue localizado na Lapa, na região central do Rio. O crime ocorreu no dia 19 de fevereiro no albergue Samba Villa, na Rua Evaristo da Veiga, onde turistas foram surpreendidos por criminosos armados com pistolas, facas e até uma granada.

“Esses retratos-falados foram confeccionados com o auxílio de algumas das vítimas. Das 23 que compareceram à delegacia para fazer o registro do roubo sofrido, a maioria não soube dar informações precisas sobre o modo como o assalto ocorreu e nem sobre as características dos criminosos. Geralmente os turistas não querem perder tempo dentro de uma delegacia e isso dificulta o nosso trabalho”, revelou Veloso, que também anunciou que os proprietários e funcionários de albergues serão alvo de um trabalho de prevenção e de integração com outros órgãos envolvidos com o turismo.

O primeiro passo será incluir esses estabelecimentos na Rede de Comunicação Turística, que já funciona há cerca de quatro meses e foi implementada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (ABIH-RJ).

“Conversei com a ABIH para que eles integrassem os albergues e a resposta foi positiva. Já fazem parte desta rede a Guarda Municipal, a PM, a Deat, os bombeiros, hotéis e restaurantes, além de pontos turísticos. Todos esses órgãos têm um canal de comunicação direta, que funciona como mais uma ferramenta de auxílio”, explicou o delegado.

Ainda este mês, a especializada vai realizar uma operação em conjunto com a Prefeitura do Rio para vistoriar os albergues em funcionamento no município. A estimativa é de que existam cerca de 100 estabelecimentos.

“A subsecretaria de Ordem Urbana tem o poder de multar e interditar e nós temos o poder de vistoriar os padrões mínimos de segurança de cada local. A nossa idéia não é fechar os albergues, e sim trazer esse setor para a legalidade”, ressaltou Fernando Veloso.

Outra medida que será implantada é a apresentação de palestras com caráter preventivo.

“Iríamos colocar este projeto em prática com os hotéis, mas resolvemos modificar e começar com os albergues. Nas palestras nós damos dicas de precauções a serem tomadas no caso de funcionários serem aliciados por criminosos para a clonagem de cartões dos clientes e tratamos especificamente de outras questões de segurança, como a rotina de identificação de quem entra nos estabelecimentos”, revelou o delegado.

Quem tiver qualquer informação que auxilie nas investigações policiais e ajude a Polícia a identificar e localizar os criminosos pode ligar para o Disque-Denúncia (2253-1177) ou para a própria delegada, através 2332-2924.

Policia

Policia

Policia

Policia

Policia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s