Empresário é executado em Nova Iguaçu

Publicado: 19 de março de 2009 em Uncategorized

Fotos: Bruno Gonzalez

Policia

O delegado Orlando Zaccone, titular da 52ª DP (Nova Iguaçu), instaurou inquérito para apurar o assassinato do empresário Luiz Carlos Duarte Batista, o Carlinhos da Tinguá, 67 anos. O crime ocorreu no início da manhã desta quinta-feira, dia 19, em frente ao Pólo Gastronômico, no Centro de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Ex-proprietário de 11 empresas, entre elas a Viação Tinguá, o empresário era assessor da vice-prefeita daquele município, Sheila Gama, e trabalhou no gabinete do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Aluizio Gama, irmão de Sheila Gama.

A vítima havia acabado de sair de sua casa, a poucos metros do Pólo Gastronômico, e seguia pela Via Light, no sentido Pavuna, em seu Palio prata placa LKK 6202, quando foi abordado por dois criminosos em uma moto. Uma testemunha ouvida pela Polícia contou que a moto encostou ao lado do automóvel e o carona efetuou dois disparos contra o Carlinhos, que estava ao volante.

“Estamos descartando a hipótese de latrocínio porque nada foi levado. A possibilidade de execução ganha força, pois antes do carnaval houve um registro aqui na delegacia que supomos que tenha uma relação com a vítima. Dois homens armados procuraram uma pessoa em uma reunião em que Carlinhos deveria estar presente”, revelou Zaccone.

Policia

O incidente ocorreu no dia 6 de fevereiro, às 11h50. Cerca de seis horas depois, o advogado Luciano Luiz Moreira, que é secretário do Partido Democrático Trabalhista (PDT), esteve na 52ª DP e fez o registro.

“Uma reunião com a executiva do partido estava marcada para começar ao meio-dia e as pessoas aguardavam a chegada da vice-prefeita, Sheila Gama, e da vereadora Vilma Água Azul. Faltando dez minutos para o início, dois homens armados chegaram em uma moto. Eles não fizeram questão de esconder as armas e enquanto um deles permaneceu no veículo, o outro entrou na sede do PDT com a arma em punho procurando por alguém. Como não achou, saiu e os dois retornaram na contramão”, informou o delegado.

O criminoso que foi até a sede do diretório municipal do PDT em Nova Iguaçu, localizado na Rua Tertuliano de Melo, a poucos metros da sede da Câmara Municipal, foi descrito como um homem branco, malhado e com porte atlético. O delegado Orlando Zaccone deve começar a ouvir os depoimentos de familiares e amigos do empresário já na próxima semana.

“Já ouvimos uma testemunha, que nos relatou como tudo aconteceu. Havia retenção no trânsito e essa pessoa viu quando a moto encostou do lado da vítima e efetuou os disparos. Agora vamos tentar identificar os autores do crime. Vou entrar em contato com a PM para saber se há câmeras instaladas no caminho do trajeto da casa dele até o local onde ele foi executado”, afirmou Orlando Zaccone.

A execução ocorreu às 7h40. Cinco horas depois, o local já havia sido periciado e o corpo do empresário já estava no Instituto Médico Legal (IML). O prefeito Lindberg Farias foi um dos primeiros a chegar ao local do crime e limitou-se a dizer que estava arrasado. A vítima era considerada um dos braços do PDT no governo do Partido dos Trabalhadores (PT) de Nova Iguaçu e foi quem alinhavou a aliança entre os partidos, colidando a candidatura da deputada estadual Sheila Gama como vice de Lindberg.

Ele também foi dono da Viação Tinguá e de uma concessionária de automóveis da Fiat, cujo imóvel vendeu para a construção do Top Shopping. O empresário chegou a iniciar a construção do shopping center no km 13 da Via Dutra, mas faliu e teve de abandonar o empreendimento.

Secretário de Governo do prefeito Rui Queiroz, entre 1977 e 1983, período em que era considerado um dos pesos pesados no segmento empresarial da região, Carlinhos da Tinguá foi também presidente da Beija-Flor de Nilópolis, em 1993, substituindo o irmão do Anísio, Nelson Abraão David.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s