Guerra da Milícia chega à Região dos Lagos

Publicado: 19 de março de 2009 em Uncategorized

chico-bala

Três dias após a expulsão da Polícia Militar do sargento Francisco César Silva de Oliveira, o Chico Bala, acusado de liderar um grupo de milicianos que tem disputado com outro ex-PM, o foragido da Justiça Ricardo Teixeira Cruz, o Batman, o controle de áreas em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, a guerra da milícia chegou à Região dos Lagos. Dois automóveis foram vistos com adesivos onde havia a frase: “Batman Araruama”.

Além de Chico Bala, o cabo Ronald Sílvio Guerino Bortolozzo também foi expulso da PM. Os dois eram lotados no 25º BPM (Cabo Frio) e foram submetidos a processo administrativo disciplinar por terem participado de uma operação da 35ª DP (Campo Grande) realizada na Zona Oeste, no dia 12 de julho do ano passado. Na ocasião, eles usaram coletes e camisetas com a inscrição “Polícia Civil”, sem estarem devidamente autorizados, além de terem feito papéis de informantes e colaboradores em ações policiais sem autorização do comandante da PM, coronel Gilson Pitta.

A expulsão dos dois foi publicada no Boletim Interno da PM de número 46, do dia 16 de março, e seu relato possui quatro páginas. Cópias das folhas 212 a 215 e 405 e 406 do processo disciplinar foram remetidas ao Ministério Público e à Corregedoria Interna da Polícia Civil (Coinpol) “a fim de apreciar os aspectos disciplinar e criminal das condutas, em tese, praticadas pelo Delegado de Polícia (matrícula 860.908-3) Marcus Antônio Neves Pereira em face das contradições em seu depoimento”. O delegado era o titular da 35ª DP na época dos fatos e também responde à sindicância instaurada pela Corregedoria Geral Unificada das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

O agora ex-sargento já tinha sido submetido a Conselho de Disciplina, em 2002, e possuía anotações que somam 110 dias de prisão e cinco punições de natureza grave, sendo duas por envolvimento com cooperativas de transporte alternativo.

A notícia de que Chico Bala e Bortolozzo haviam sido submetidos a conselho, perdendo o porte de arma e a carteira funcional, no final do ano passado, foi publicada com exclusividade pelo jornal POVO DO RIO. A decisão saiu publicada na página 45 do Boletim Interno da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro número 216, de 17 de dezembro. Além de terem tido seus portes de arma revogados, tiveram suas carteiras funcionais acauteladas. Tanto as pistolas quanto as fardas e os documentos foram devolvidos à corporação no início desta semana.

Os dois ex-PMs ajudaram a Polícia Civil a desmantelar o grupo de milicianos conhecido como Liga da Justiça e atualmente são acusados pela tomada dos pontos perdidos pela quadrilha na Zona Oeste do Rio. Além de Chico Bala e Bortolozzo, os ex-PMs Alexandre da Silva Monteiro, o Popeye, Herbet Canijo da Silva, o Escangalhado, Eduardo Chagas, Carlos Mendes da Silva Filho, Alan Moreira da Silva, Anderson Moreira da Silva e Marcelo de Oliveira Andrade também são acusados de integrarem o Comando Chico Bala (CCB). Os dois últimos foram presos no último dia 13 de março, após tentativa de invadir um DPO do 35º BPM (Itaboraí) com o objetivo de roubar armas para fortalecer o armamento do grupo. Na ação, um PM foi morto e outro ficou ferido.

Relembrando…
Guerra da Milícia: Liga da Justiça x Comando Chico Bala

Comando de Chico Bala sem bala

Batman, o Retorno

Guerra à vista entre Milícia e TCP na Zona Oeste

Chico Bala ataca DPO atrás de armas e mata PM

Criminoso procurado por ataque a DPO já responde a outros crimes

Polinter prende acusados de integrar Liga da Justiça

Guerra da Milícia chega à Região dos Lagos

Anúncios
comentários
  1. […] Guerra da Milícia chega à Região dos Lagos […]

  2. […] Guerra da Milícia chega à Região dos Lagos […]

  3. e tem policia na viatura na sacanagem morador do local onde viu quando a viatura passou e logo apos matarao o nosso irmao trabalhador isso e covardia vem bater de frente onde com certeza a reaçao e bala e bomba agora quem tem cu sigura voces forao mexer em casa de abelha africana sta cruz acabou vamos caçar quem fez a sacanagem de matar o fiscal trabalhador que nao esborja nenhuma reaçao o cara estava tomando sua cervj mais tudo que plantamos colhemos aguardem

  4. antonio de melo disse:

    urgênte!! socorro!! ajude-nos!! Por favor; isto é uma denuncia! se, meus dados forem publicados eu e minha família corre o risco de morte. O denunciado é que tem que ser investigado e não quem faz a denuncia, Farei algumas perguntas aos os Senhores Doutores; expliquem-me se pode ou não pode; se, puder, perdoo-me a minha ignorância. 1-um funcionário publico do estado aposentado(por invalidez) militar pode ter 10 funcionários trabalhando para ele sem os direitos trabalhistas de domingo à domingo(sem recolher f.g.t.s.,carteira de trabalha assinada,inss,risco de vida,férias,13*no ano etc, e o próprio denunciado não tem cnpj) pode?? 2-pode um funcionário publico militar aposentado ter cnpj?? 3-pode um funcionário militar aposentado usar a máquina publica a seu favor(como ligar para viaturas e dizer: é sub-tenente tal e a viatura vim em segundos, pode??) 4-pode um funcionário publico militar e aposentado por invalidez ter um carro de 100 mil reais incompatível ao seu salário de aposentado, pode?? 5-pode este que eu estou falando fazer tudo isto e não fazer declarações à receita federal, pode?? 6-pode o mesmo falado nesta denuncia ter porte de arma e se pode ter, duas(02) armas, mostrar aos comerciantes no centro da cidade que tem as armas para fazer segurança particular, pode?? 7-pode mais de três(03) elementos que trabalha para o citado acima coagir e ameaçar os comerciantes fecharem seguranças para o tal sub-tenente, pode?? 8-pode um elemento de nome pacheco que trabalha para o mesmo citado acima dizer para um comerciante que se não tiver ninguém olhando a loja dêle a placa da loja pode amanhecer no chão, pode?? 9- pode o mesmo obrigar os comerciantes pagar 50,60 ou até100 reais por semana para ele,pode?? ai os senhores dizem! porquê esta pessoa não faz a denuncia ao ministério publico da cidade? ai eu respondo: alguns sargentos que trabalha pra ele tira serviço no ministério publico da cidade! ai os senhores dizem; porquê ele não faz denuncia no serviço de inteligência(P.2) do batalhão da cidade! ai eu respondo: porquê o serviço de “inteligência” e é conivente sabe e alguns dêles trabalha de vez enquando com o mesmo citado acima na denuncia. o denunciado chama-se: valner alves dos santos-sub-tenente aposentado por invalidez 58 anos e mora em são pedro da aldeia (região dos lagos) r.j. telefones do mesmo é:022-99728965 e 022-26484141,placa do carro do valner; fusion ford preto 2010 04 portas k.n.t.6392 r.j. cabo frio ou são pedro da aldeia. tem como cúmplices: braço direito cremilson,(SGT) carro prata fox placa: l.t.j. 0206, rubens,(SGT)laranjeiras,(SGT)alfredo rosa,(SGT)bernar,(SGT)antonio carlos,(SGT)”coelho”,junior,pacheco,odir, silas francisco e “jibóia”. OBRIGADO PELA ATENÇÃO, UM CIDADÃO BRASILEIRO!!

  5. […] Guerra da Milícia chega à Região dos Lagos […]

  6. […] Guerra da Milícia chega à Região dos Lagos […]

  7. Marcelo Alvez disse:

    Sou amigo do César (chico bala – não o chamo assim), desde o tempo em que ele éra Líder do Grupo Jovem Nova Jerusalém, na Assémbléia de Deus em Santa Margarida na década de 90, e posso afirmar que muita coisa que dizem dele não é verdade, estão aumentando muito as coisas e querendo um bode espiatório para a “éra de caça as milicias”.
    Estive no dia 26 de abril de 2010 por volta das 12h na portaria principal do complexo penitenciário de Bangú no Rio de Janeiro juntamente com meu irmão, pois somos diáconos da casa do Senhor. Fomos lá para levar a palavra de Deus para um amigo, e fomos impedidos de entrar, apesar de eu incistir muito. Gostaria de saber que sistema prisional brasileiro é esse. Já sabemos que tal sistema quase não ressocializa nenhum dos presos que por ele passa, agora, impedir o detento de ouvir a palvra de Deus; é o fim da picada. Parece até que alguns presos viram peça de propaganda para algumas forças ocultas intereçadas em tais fatos!?
    Vai aqui uma sugestão para a quem intereçar queira!
    Será que ao invéis de demitir (excluir) um policial (praça) com tanta facilidade (rapidez), não seria mais vantajoso financeiramente para o estado e para a sociedade, o afastamento do mesmo do serviço de rua com acompanhamento de terapeutas, psicólogos, psiquiátras e a família participando junto. CD e CRD estão totalmente ultrapassados para o modelo da sociedade atual; afinal os PM’s saem é da nossa própria sociedade.
    Este não é caso na minha opinião, mas em muitos outros quando o Comandante Geral da PMERJ demite (exclui) um policial (praça) que tropeçou nas armadilhas, muitas das vezes do próprio “sistema”, simplesmente o tráfico e consequentemente a sociedade acaba por receber em seu seio um marginal com formação nas cadeiras do “SISTEMA”, e o pior com profundo conhecimento de todas as suas nuances. Como é facil fazer concursos para soldado, o que é dificil é ver oficial atolado em corrupção, ter sua carta patente caçada pelo governador, porque será?! Acho que ja´passou da hora do ministério público trabalhar em cima disto, bem como a assembléia legislativa. Como é Srs. deputados, ta na cara que sai muito mais barato para os cofres publicos investir mais um pouco naqueles que deslizaram do que permitir que este circulo vicioso continue sendo slogam de sertos governantes. Talvez seja este um dos motivos pelo qual a PM de São Paulo seja mais respeitada pela populção, os políticos do poder e os próprios superiores não execram os militares sem antes apurar com rigor os fatos. Aqui no Rio é moda fazer nome em cima da desgraça alheia.
    Com este comentário não defendo meu amigo César em momento algum (em que ele realmente tenha errado), mas apenas faço revelações verdadeiras que muitos da sociedade desconhece.
    Para quem pensar em processar-me tenho disposição e advogado para defender-me em juízo.
    Irmã ******* a paz do senhor para a senhora, espero que este e-mail seja lido por ti. Estou orando muito pelo César, estarei tentando visita-lo a todo custo, mas sabe como é o sistema penitenciário, principalmente para ex-PM’s, mas não vou desistir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s