Polícia desmantela quadrilha de roubo de veículos

Publicado: 23 de março de 2009 em Uncategorized

Fotos: Bruno Gonzalez

Policia

Após dois meses de investigações, policiais da 78ª DP (Fonseca) desmantelaram uma quadrilha de roubo de veículos que atuava na Zona Norte de Niterói e em alguns bairros de São Gonçalo. Além dos criminosos que praticavam os assaltos, receptadores que encomendavam modelos de carros e compravam peças roubadas também foram identificados. A pedido do delegado Reginado Guilherme da Silva, titular da 78ª DP, o juiz Carlos Eduardo Freire Roboredo, da 5ª Vara Criminal de Niterói, decretou a prisão de 14 acusados de integrarem o bando que era responsável por uma média de 60 a 100 roubos de veículos por mês.

A operação para cumprimento dos mandados de prisão teve início às 6 horas desta segunda-feira, dia 23. Cerca de 30 policiais lotados na distrital se dividiram em equipes que se direcionaram a endereços no Barreto, Baldeador e Cova da Onça, na Zona Norte de Niterói, no Morro do Castro, localizado no bairro Tenente Jardim, na divisa entre os municípios de Niterói e São Gonçalo, e na Favela da Chumbada, no Mutondo, em São Gonçalo.

Três dos criminosos já estavam presos, na carceragem da Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (DC-Polinter), em Neves, desde o início do ano. Na ocasião, eles foram pegos em flagrante por policiais militares lotados no 12º BPM (Niterói). Na época, estavam há três meses em liberdade, após terem sido presos, também em flagrante por assalto a mão armada, por uma equipe do 7º BPM (São Gonçalo), e serem autuados na 74ª DP (Alcântara).

Identificados como Thiago dos Santos Barbosa, o Rodela, 19 anos, e Rulian Viana dos Santos e Edson Vicente Tristão Júnior, o Júnior, ambos de 18, eles foram reconhecidos por vítimas e deram início às investigações.

“Eles foram presos em flagrante por roubo de automóveis e trazidos à delegacia pela PM. Instaurei inquérito para apurar o envolvimento deles com outros casos e as investigações mostraram que eles faziam parte de uma quadrilha que efetuava até 100 roubos por mês. Cada moto roubada eles repassavam por R$ 200. Já os automóveis, quando não eram alvo de alguma encomenda, eram usados apenas para praticar outros assaltos e logo depois abandonados”, explicou o delegado Reginaldo Guilherme.

Apontado pela Polícia como líder do grupo, Marcus Vinícius Faria Vargas, o Bebeco, 20, era quem fornecia as armas para os comparsas e, além de participar de vários assaltos, também mantinha contato com proprietários e funcionários de estabelecimentos que compravam peças roubadas. Ele foi preso em casa, no Morro do Castro, e autuado em flagrante por posse ilegal de munição.

Entre os presos, havia donos de dois ferros-velhos localizados na Avenida José Mendonça de Campos, no Colubandê, em São Gonçalo. Um deles, inclusive é cadeirante. Dono do ferro-velho Parada Certa, o deficiente físico Eduardo José Fernandes de Freitas, 43, foi surpreendido pelos policiais logo no início da manhã. Seu funcionário, Celso Luiz Carvalho Paluma, 34, foi preso em casa, na Rua Joaquim Rocha, na Chumbada, a pouco metros do endereço de trabalho.

Policia

Outro comerciante preso foi Héspio Ferreira Pena, 65, proprietário do Ferro-velho do Héspio, que foi levado para a delegacia juntamente com seu empregado, Renato Medeiros de Oliveira, 41. O filho dele, Héspio Júnior, 31, contra quem também há um mandado de prisão expedido pela Justiça, não foi encontrado. Outros dois foragidos são Lucas Amaral Correia de Jesus, o Gaguinho, e Bruno Sampaio Silva, o Bruninho BR, ambos de 18. Os dois foram expulsos de suas casas, no Morro do Castro, por traficantes ligados à facção criminosa Comando Vermelho (CV) que controlam a venda de drogas na região e não estavam satisfeitos com a constante ida da Polícia à favela em busca da dupla.

Os outros integrantes da quadrilha presos foram identificados pela Polícia como Zuelandres Batista Filho, o Landinho, 18, e o borracheiro Ronílson Constantino Cabral, o Magrinho, 27. Este segundo tinha uma loja na Rua Doutor March, via que fica na divisa entre os bairros Venda da Cruz e Barreto e que separa os municípios de São Gonçalo e Niterói.

“Ele comprava as rodas e pneus, enquanto as outras peças eram negociadas pelos ferros-velhos”, revelou o delegado, que instaurou dois inquéritos: um para apurar a quadrilha e outro para apurar os roubos. O primeiro possui 215 páginas.

O bando é apontado como responsável por praticar centenas de roubos de motos e carros nas áreas não só da 78ª DP, mas também nas regiões sob responsabilidade da 72ª DP (Mutuá), 73ª DP (Neves), 74ª DP (Alcântara) e 77ª DP (Icaraí). Uma das vítimas foi um cabo do Corpo de Bombeiros, que chegou a trocar tiros com os assaltantes. Por conta deste caso, há um mandado de prisão expedido pela 3ª Vara Criminal de Niterói em desfavor de Rodela, Júnior e Marcus Vinícius por tentativa de homicídio.

Anúncios
comentários
  1. victorsxavier disse:

    ola, como o seu site fala tb sobre o assunto disponho de videos exclusivos de pms cariocas enfrentando a vagabundagem que tentou invadir o morro dos tabajaras na zona sul do rio em 24/03/09

    os videos estao em: http://rio24horas.wordpress.com/

  2. Tank Abbout disse:

    Vintem pegou fogo, tabajara bombando, rocinha tb, vms att Roberta!

    Abraços e sucessso.

  3. DSDFDSFSDFSD disse:

    NOS MORADORES DO BAIRRO BOA VISTA SOFREMOS MUITO COM O DESLEIXE DE NOSSA PREFEITURA , INFELIZMENTE NA ÁREA AO LADO DO PISCINAO DE SAO GONÇALO NA RUA MADUREIRA TEM SERVIDO DE GRANDE LOCAL DE DESÓVA DE CADÁVERES E VEÍCULOS ROUBADOS QUE ALI SAO INCENDIADOS NESTE MOMENTO HÁ 4 VEÍCULOS COMPLETAMENTE INCENDIADOS E DEPENADOS NO LOCAL , O QUE FAZ COM O LOCAL PAAREÇA UM VERDADEIRO CEMITÉRIO DE CARROS ROUBADOS , INFELIZMENTE DEVIDO A FALTA DE POLICIAMENTO NO LOCAL ISSO VEM ACONTECENDO COM MUITA FREQUENCIA ,NOS MORADORES ESTAMOS EM CONSTANTE PERIGO EM NOSSAS RUAS

  4. luizded disse:

    Ola Boa tarde Gostaria de pedir encarecidamente que atualize esse blog pois meu primo 3º do lado direito para o esquedo, este recebeu enormes desculpas pelo constranjimento de ser prezo inocentemente, por favor, Ogrigado.

  5. mARCOS disse:

    Olha as fotos dos caras…Tinha que fuzilar todos na parede….O cara ia parar 2 vezes pra pensar em roubar alguma coisa…BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO….PENA DE MORTE JÁ

  6. MADVIBE disse:

    pra que prender esses merdas .tudo ladrão cascudo com varias anotações criminais .para nóis só tem uma solução ,A MORTE DELES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s