PM ocupa Tabajaras

Publicado: 26 de março de 2009 em Uncategorized

Fotos: Bruno Gonzalez

Policia

No terceiro dia da guerra entre facções rivais pelo controle dos pontos de vendas de drogas no Morro dos Tabajaras, o clima permanecia tenso no local, que possui acessos pelos bairros Copacabana, Botafogo, Humaitá e Lagoa, na Zona Sul do Rio. Equipes de seis batalhões e de três unidades operacionais especiais da Polícia Militar fizeram incursões em toda a área, durante a manhã e a tarde desta terça-feira, dia 24.

Cinco suspeitos foram detidos e um homem foi preso e autuado por porte ilegal de munição. Os PMs também localizaram alguns acampamentos improvisados em várias partes da mata existente no entorno do morro e apreenderam uma arma e munições encontradas junto a roupas e restos de comida.

Em ações realizadas no domingo e na segunda-feira, cinco criminosos morreram durante troca de tiros e outros 18 foram presos por policiais militares, que apreenderam 21 armas. No total, foram três fuzis, duas metralhadoras, uma escopeta calibre 12, uma carabina ponto 30, três espingardas, dez pistolas e um revólver, além de 11 granadas. Ontem, não houve confronto. No entanto, moradores se disseram assustados. Um autônomo que morava há sete anos em um dos becos da Rua Euclides da Cunha, próximo à quadra da Vila Rica, providenciava a mudança para Vilar dos Teles, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

Policia

“Eu já pretendia me mudar. Isso tudo só antecipou minha decisão. No sábado e no domingo vivemos o terror aqui. Víamos bandidos armados correndo pelos becos, passando pelas vielas, impondo o medo em todos. Soube de vizinhos que tiveram suas residências invadidas. Os criminosos comeram tudo que acharam na cozinha, inclusive o que tinha nas geladeiras. Tenho três crianças em casa. Não dava mais para viver em paz”, desabafou, pedindo para não ter a identidade revelada.

A disputa entre traficantes rivais teve início no final da tarde de sábado, dia 21. Três vans transportando criminosos ligados à facção Amigos dos Amigos (ADA) vindos da Favela da Rocinha, em São Conrado, também na Zona Sul, tentaram assumir o controle das bocas-de-fumo dominadas por bandidos do Comando Vermelho (CV).

Os invasores teriam sido expulsos dos Tabajaras há cerca de quatro meses pelo traficante Francisco Rafael Dias da Silva, o Mexicano, 27 anos. Ex-líder do tráfico no Morro Santa Marta, em Botafogo, ele se mudado após o local ser ocupado pela PM.

Liderados pelos criminosos conhecidos como Darlan e Bruce, eles teriam conseguido um empréstimo de R$ 100 mil do traficante Antônio Lopes Bonfim, o Nem da Rocinha, para organizar a ação.

Polícia

“Realizamos uma incursão na segunda-feira e nesta terça repetimos, com ênfase na mata. Fizemos um cerco das áreas pertencentes aos três batalhões responsáveis pela região no entorno dos Tabajaras e tentamos apurar a informação de que alguns bandidos ainda estariam escondidos. Tanto os do Comando Vermelho, que controlavam o local, quanto os dos Amigos dos Amigos, que vieram da Rocinha”, revelou o comandante do 2º BPM (Botafogo), tenente-coronel Gilead Albuquerque.

Os bandidos da ADA conseguiram assumir o controle das bocas-de-fumo da localidade Vila Rica, com acessos pela Rua Euclides da Rocha, enquanto os rivais continuam dominando os pontos de vendas de drogas pelo lado da Ladeira dos Tabajaras. A mulher do traficante Mexicano chegou a ser expulsa da favela, ainda no final-de-semana. Ele teria sido baleado no confronto com traficantes rivais e estaria escondido no meio da mata.

“Percorremos parte da mata e encontramos vestígios de que há pessoas se escondendo, mas não localizamos ninguém. Nosso Grupamento de Ações Táticas (GAT) continuará percorrendo o local e realizando incursões”, ressaltou o comandante do 19º BPM (Copacabana), tenente-coronel Edson Almeida.

Policia

Equipes do Batalhão de Polícia Florestal e do Meio Ambiente (BPFMA) e da Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) Cães, em conjunto com agentes do Serviço de Inteligência (P-2) do 2º BPM, entraram pela mata no final da Rua Casuarina, na localidade conhecida como Fonte da Saudade. O porteiro de um dos prédios existentes na via encontrou uma granada sem pino no jardim e o Esquadrão Anti-Bombas foi acionado para explodir o artefato. Segundo a Polícia, ele teria sido lançado por traficantes no confronto de segunda-feira.

Além do BPFMA, da CIPM Cães, do 2º BPM e do 19º BPM, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o 3º BPM (Méier), o 22º BPM (Maré) e o 23º BPM (Leblon) também enviaram equipes para a ocupação e reforço de policiamento nos 20 acessos ao Morro dos Tabajaras. A última grande ação da Polícia no local foi realizada no dia 10 de fevereiro, quando o criminoso apontado como gerente do tráfico, Deílson Henrique de Oliveira, o Vô, 34, foi preso por policiais Delegacia Especial de Apoio ao Turista (Deat), da Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae), da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).

O secretário de Estado de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, avaliou de forma positiva a participação da PM na guerra entre facções e culpou os viciados pelas ações violentas do tráfico no Rio. O secretário ressaltou que o forte armamento usado pelos traficantes é financiado por quem consome drogas.

“É quem consome quem paga isso. E na Zona Sul se paga pela droga. E se paga bem por ela. Se a maioria dos cidadãos paga imposto, quer ordem e respeita a autoridade do Estado, por que um grupo de 15 ou 20 pessoas vai aterrorizar 150 mil? Não é factível que essas pessoas causem pânico num mar de pessoas. É inaceitável”, enfatizou Beltrame.

mexicano-e-merenda

Histórico de Mexicano
O traficante Francisco Rafael Dias da Silva, o Mexicano, 27 anos, procurou abrigo no Morro dos Tabajaras após a ocupação da favela Santa Marta pela PM, em novembro do ano passado. Ele é acusado de controlar o tráfico de drogas na comunidade da Zona Sul do Rio, além de ser apontado como um dos bandidos que participou de um assalto, em dezembro de 2007, em Botafogo, que terminou com a morte da professora de religião Vitória Lúcia Marques, 55 anos.

A missionária e o padre Frank Luis Franciscatto retornavam de uma missa, em Bonsucesso, na Zona Norte, quando foram abordados por um grupo de seis homens fortemente armados, entre eles Mexicano e Alexandre da Silva Inocente, o Merenda, à época chefe do tráfico no Morro dos Tabajaras. O bando, que fazia um arrastão pelas ruas de Botafogo, abordaram o carro onde os religiosos estavam e anunciou o assalto. Assustados, eles não teriam conseguido sair do veículo e foram baleados. A professora foi atingida no abdômen e na cabeça e não resistiu aos ferimentos. O padre foi ferido apenas no braço e sobreviveu à ação.

Dois meses após o crime, Merenda teria sido executado com mais de 40 tiros e enterrado na mata da Ladeira dos Tabajaras. Segundo a PM, a ordem para matar o traficante teria partido do Complexo de Gericinó, onde está preso Ronaldo Pinto Lima Silva, o R9 ou Ronaldinho Tabajara, chefe do tráfico das duas favelas da Zona Sul do Rio.

Já a Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) deu outra versão para o crime. Segundo os policiais civis, o mandante teria sido Antônio José de Souza Ferreira, o Tota, à época uma das principais lideranças do Comando Vermelho (CV), morto no ano passado. De acordo com os agentes, Merenda não teria reposto um forte armamento apreendido pela Polícia no Dona Marta. O arsenal seria do Complexo do Alemão.

Anúncios
comentários
  1. wagner montes disse:

    ahh muleke ! vamo q vamo minha poliçada

  2. andre disse:

    Quando os politicos querem tudo pose mudar

  3. matheus disse:

    esse mexicano vai morre esse filho da puta arronbado

  4. capeta do a.d.a disse:

    vai virar a.d.a essa porra

  5. MACARRÃO disse:

    VAI TOMAR NO CÚ,ADELAIDE FILHO DA PUTA………….TENTARAM NO TABA LEVO BALA NO CÚ…………OLHO GRANDE

  6. Flavinho (aritana) disse:

    Ooo Tabaaa soo nãoo foii nosso porr causaa dosss pompeussssss mass vamoos voltarr praa laa > Vocês passaramm sufocooo com o bondee do mestree so não fikamoss noo morro foii por causaa dosss Policiaaas !

  7. coelho disse:

    esse policias e tudo viado q peida pro .a.d.a do linho
    o coelho vai tomar tudo q nem na mineira
    e depois turano e coplexo do alemao q A.D.A
    eo rio vai ser A.D.A Amigos Dos Amigos

  8. Jorge disse:

    Acho que o Rio de janeiro nunca teve um secretário de segurança tão sério, aplicado, determinado e cumpridor do seu dever quanto Beltrame.Pena que a corrupção e a conivência existentes em nossa “segurança pública” vai acabar afastando este execelente secretário, como fazem com todos aqueles que querem apresentar um bom trabalho. Não importa se for na área de segurança, saúde ou educação. esta é a minha opinião,tenho muito mais á dizer quem sabe em outras oportunidades.

  9. MOZÃO disse:

    PORRAA ISSO AKI É COMANDO VERMELHO CARALHO , ADELAIDE E T.C.P NAUM TENTA NAUM PORRA , PQ NÓIX É O PODER CARALHO , TA LIGADO QUE SE TENTAR VAI CAIR NÓIX TA PESADÃO BOTA A CARA SEUS COMÉDIAS , ISSO AKI É TABAJARA PORRA C.V.R.L R9 PREVALECE SEMPRE TUDO NÓIIX

  10. FRANK disse:

    MERENDA QUEM MATO FOI CLALDINHO CL
    E NOS C.V

  11. Marcelo disse:

    Frank.. se é nois é nois.. agente é o caralho… bagulho fico loko la no taba… tiverem q liga 190 e pedi ajuda… dps pagaram um arrego pra PM pra volta pro morro..
    Quem é claldinho Cl ??? cuzao filho da puta!

  12. Copa disse:

    Bando de pela saco falando merda na Internet… Um bando de baba ovo de bandido, analfabetos que não devem comer uma mulher se quer… bandido tem tudo que morrer, e vcs cuzões, nunca foram e nunca serão bandidos, pois bandido de verdade não estaria perdendo o tempo falando merda. vai estudar, sua cambada de favelados fudidos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s