MP instaura inquérito civil para apurar nomeação de Chico Bala

Publicado: 23 de abril de 2009 em Uncategorized

bala

Uma semana após o Jornal POVO do Rio publicar, com exclusividade, a nomeação do ex-sargento da Polícia Militar Francisco César Silva de Oliveira, o Chico Bala, como subsecretário de Transportes de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo de Araruama instaurou inquérito civil para apurar o fato. O órgão também encaminhou recomendação ao prefeito Carlindo José dos Santos Filho solicitando a imediata exoneração do ex-PM.

Com o inquérito civil, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro pretende apurar a possível prática de ato de improbidade administrativa, por violação ao princípio da moralidade, diante da escolha, pelo Poder Executivo Municipal, de um ex-policial punido por envolvimento com cooperativas de vans justamente para exercer cargo de chefia em uma secretaria municipal que, entre outras atribuições, possui a missão de fiscalizar e coibir o transporte irregular de passageiros.

O prefeito de São Pedro da Aldeia tem cinco dias para dar informações ao MP acerca do eventual atendimento à recomendação. O mesmo prazo foi estabelecido para que o município envie o ato de nomeação e a ficha funcional de Chico Bala. Caso não haja retorno dos requerimentos, o órgão vai prosseguir com as investigações e, se comprovada a veracidade dos fatos, poderá ser proposta ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra os agentes públicos envolvidos.

A Promotoria de Justiça do Núcleo de Araruama solicitou também que seja agendada oitiva urgente, ainda para este mês de abril, tanto com o prefeito quanto com o secretário municipal de Serviços Públicos e de Transporte de São Pedro da Aldeia, Luís Cláudio Soares de Oliveira. No depoimento, eles deverão explicar quais os critérios adotaram para tal escolha.

O Ministério Público oficiou também a PMERJ e a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) para enviarem, respectivamente, no prazo de cinco dias, a ficha disciplinar e as cópias dos processos administrativos e do inquérito policial instaurado para apurar os eventuais crimes de Chico Bala.

O ex-sargento era lotado no 25º BPM (Cabo Frio) e foi submetido a processo administrativo disciplinar por ter participado de uma operação da 35ª DP (Campo Grande) realizada na Zona Oeste, em 2008. Na ocasião, usou colete e camiseta com a inscrição “Polícia Civil”, e empunhou fuzil da instituição, sem estar devidamente autorizado, além de ter feito papel de informante e colaborador em ações policiais sem autorização do comandante da PM, coronel Gilson Pitta.

Ele já tinha sido submetido a Conselho de Disciplina, em 2002, e possuía anotações que somam 110 dias de prisão e cinco punições de natureza grave, sendo duas por envolvimento com cooperativas de transporte alternativo. Sua expulsão foi publicada no Boletim Interno da PM de número 46, do dia 16 de março, e seu relato possui quatro páginas.

Anúncios
comentários
  1. ANTONIO disse:

    GRAÇAS A SUA REPORTAGEM TODOS FICARAM SABENDO E AGORA MP PEDE PROVIDÊNCIAS. O MÉRITO É TODO SEU ROBERTA…PARABÉNS!

  2. ADRIANO disse:

    Parabéns ROBERTA ,o seu trabalho trabalho serviu para “acordar” o MP para este assunto que teria passado desapercebido não fosse por suas brilhantes matérias recheadas de fontes e fatos incontestáveis !! PARABENS !!

  3. PAULO DE SÃO PEDRO disse:

    PARABENS POR ESSA MATÉRIA QUE POSSIBILITOU A POPULAÇÃO VER A VERDADEIRA FACE DA REGIÃO DOS LAGO. COMO UM PREFEITO PODE NOMEAR UMA PESSOA COM A FICHA DE CHICO BALA A UM CARGO EM SEU EXECUTIVO, AINDA MAIS NA SECRETARIA DE TRANSPORTES, PARECE IRONICO, MAS CHICO BALA É INDICIADO NA CPI DAS MILICIAS, JÁ FOI PUNIDO DUAS VEZES POR COBRAR PEDÁGIO NA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO AOS MOTORISTAS DE TRANSPORTES IRREGULAR. MAS NÃO PARA AI NÃO, É INADIMISSIVEL UM CORONEL DE POLICIA, AINDA MAIS, COMANDANTE DO 25º BPM, INOCENTAR EM UM IPM (INQUERITO POLICIAL MILITAR) UM POLICIAL COMO CHICO BALA. VOCES AINDA, TALVEZ NÃO TENHA CONHECIMENTO DA INCOPETENCIA QUE É A SEGURANÇA PUBLICA EM CABO FRIO, POIS NO MES DE MARÇO EM TRES FAVELAS EM CABO FRIO FOI DECRETADA A ORDEM DE RECOLHER PELOS TRAFICANTES LOCAIS E NADA FOI FEITO DE CONCRETO PELO COMANDANTE DO BATALHÃO LOCAL. POR ISSO EU PEÇO EM NOME DOS MORADORES DA REGIÃO DOS LAGOS QUE SE TORNE PUBLICO ESTA INSATISFAÇÃO…. MAIS UMA VEZ PARABENS PELA MATÉRIA

  4. […] MP instaura inquérito civil para apurar nomeação de Chico Bala […]

  5. Ana Paula disse:

    Roberta,parabéns pela sua reportagem. Continue sendo a porta-voz de São Pedro da Aldeia, buscando noticiário deste caso.
    Como pode o povo de S.P. da Aldeia, uma cidade pacata do interior do Rio de Janeiro, eleger um prefeito como o seu Carlindo Filho que já governou durante 4 anos, e deixou a cidade entregue as “baratas e ratos”, e para piorar neste início de mandato dar emprego de encarregado dos transportes deste município ao senhor Chico Bala, um ex-militar que não honrou o uso de sua farda, onde era para dar segurança a população era do mundo do crime.
    Agora, o senhor prefeito é entrevistado na Tv Alto Litoral, e diz não conhecer o senhor Chico Bala, com quem andava antes de estourar a bomba na imprensa, andava “para cima e para baixo”, até conseguir o cargo de secretário de transporte do município.

  6. Robson Arruda disse:

    É inadimissível que o Sr. prefeito Carlindo Filho de São Pedro da Aldeia ponha a cara lavada na televisão para dizer que não conhece Chico Bala, quando todo mundo por aqui sabe que ele foi nomeado recentemente para assumir a Subsecretaria de Transporte, com o aval do Secretário de Serviços Públicos o Sr. Tuíca. A desastrosa história administrativa do atual prefeito, sua incapacidade de governar, todos nós conhecemos; Mas agora ele superou os limites de sua própria incompetência. Quero também denunciar aqui que os informativos com a publicação dos cargos de confiança estão mantidos em total sigilo, nenhum munícipe tem acesso. Afinal o que ele quer esconder?. Quero te parabenizar pelo seu trabalho.

  7. Sonia disse:

    A população de São Pedro da Aldeia está vivendo um grande drama com medo da rapidez em que o poder da milicia está se alastrando no municipio.
    Há apenas 4 meses de governo do Srº Carlindo José dos Santos Filho(Carlindinho), já dá para perceber o grande envolvimento do CCB(Comando Chico Bala) nas decisões do municipio , ou seja, logo no início do mandato do sr. prefeito, o famoso Chico Bala se envolve, exemplo disso, foi nos dias de carnaval onde o mesmo ainda como policial, usou de sua autoridade para com o comercio local cobrando propina em troca de segurança, alegando que se os mesmos não pagassem não se responsabilizaria pela segurança dos seus comercios.
    Há rumores que só no municipio existem cerca de 40 homens do comando atuando, ou seja, os moradores já não sabem nem em quem confiar; com isso o medo e a insegurança tem aumentado muito, pois por conscidência ou não até o numero de homicídios e tentativas aumentaram consideravelmente nesse período.
    São Pedro era caracterizada por ser uma cidade pacata, hoje já não há mais um clima de tranquilidade no semblante de seus moradores. Se em quatro meses de governo as coisas estão assim, imaginem daqui a quatro anos…
    Infelizmente até na câmara municipal de vereadores eles já influenciam; até mesmo nas decisões e votações os mesmos são intimidados com olhares ameaçadores.
    Não sabemos mais onde isso tudo vai parar… o Sr. Chico Bala já até ganhou o cargo de subsecretário de transporte do municipio, e já está atuando nas ruas…
    Que aliança é essa que o sr. Carlindo Filho fez com esses homens? Se eleger para entregar o municipio nas mãos de bandidos? E o que será dos que ali residem?
    Não podemos permitir que essa cidade tão tranquila seja entregue no controle desses milicianos.
    Infelizmente o povo desse município não tem tanto acesso a várias informações como estas, muitos por não terem internet em suas residencias, e o Jornal “O POVO” não circula na região dos lagos.
    Essa denuncia tem que ser publicada antes que as coisas piorem. Essas pessoas não podem ficar impunes, e por isso contamos com a ajuda dessa excelente jornalista.
    Parabéns pelo brilhante trabalho, pois você tem sido como porta voz desse povo.

  8. […] MP instaura inquérito civil para apurar nomeação de Chico Bala […]

  9. […] MP instaura inquérito civil para apurar nomeação de Chico Bala […]

  10. carlos disse:

    gente lá em São Pedro ninguém pode falar pois tem medo, este homem é de primeiro escalão do crime organizado, e como sao pedro este atua na classe média onde todos sabem do que estao tratando mas tem medo. Eu sabia o que é ter medo de falar nos noticiarios das favelas e achava covardia do povo, mas quando aqui acontece em sao pedro com a gente de classe media que tem estudo, a gente se perde. mesmo assim duvido que alguma coisa aconteça pois os fortes e poderosos dão jeito para tudo.
    carlos

  11. É impressionante como o povo teme os poderosos que atuam fervorossamente em são pedroda Aldeia, mais não é para menos, também com chico bala no comando, quem não temeria. Sabemos que o homem é o cão, mata rindo, sem dó nem pena. Também o que poderíamos esperar acontecer em nosso município com a “vitoria” de um candidato com a fcha e histórico tão sujos como é a do “prefeito” sr. Carlindo Filho, O Carlindinho, “o cara gente boa” para ele e para toda sua corja que iludiram e enganaram até os interesseiros que votaram nele. Mais sujo do que le foram os componentes da seção que liberam, por muito dinheiro,( pois conhecemos os poderosos que enchem a bica para dizer que deram tanto para a liberação do tal prefeitinho) o candidato casado para execer o poder executivo em SPA. Essa turma do PMDB não é mole. Coitado de nós. Eta turma ruim, perseguidora, má e vingativa que fazerm parte do governo desse homem. Quanto Carlindo conhecer e nomear o sr, Chico bala, só não sabe que isso é verdade quem não quer. é só pegar os jornais do município que circularam na época de campanha do sr. Carlindinho e verá as pessoas que estavam com ele o apoiando e que seriam seus futuros secretários, pessoas de confiança de seu governo. Quem procura acha.
    Parabéns Roberta por suas excelentes reportagens e continue assim, mandado ver, poiis só assim as pessoas acoerdam de uma vez para viver o real pesadelo que elas mesmas puseram em nossas vidas por quatro anos.

    • SAMANTA disse:

      DIRCE, VC TEM TODA RAZÃO QUERIDA, DIGO ISSO PORQUE OUVI O PRÓPRIO ALEXANDRE (FILHO DO MARQUINHO) QUE TAVA TRANQUILO, POIS SABIA QUE O CARLIDINHO NÃO SERIA CAÇADO, POIS DERAM UMA MALA DE DINHEIRO NO DIA DA CONTAGEM DOS VOTOS.

  12. SAMANTA disse:

    O MINISTÉRIO PUBLICO TEM QUE INVESTIGAR É MUITA COISA NESSA PREFEITURA, NÃO É SÓ ESSA NOMEAÇÃO DE CHICO BALA, (QUE POR VENTURA ERA SEGURANÇA DOS FILHOS DO VICE-PREFEITO). É UMA VERGONHA A GENTE VER OS FILHOS DO MARQUINHO OCUPANDO CARGOS NA PREFEITURA, GANHAM SALÁRIOS… ISSO É NEPOTISMO!

  13. SAMANTA disse:

    A DIRCE TEM RAZÃO GENTE, OS PRÓPRIOS FILHOS DO VICE- PREFEITO, O ALEXANDRE E FILIPE MOREIRA PINTO FALARAM QUE O PAI E O REFEITO DERAM UMA MALA DE DINHEIRO PRA QUE O CARLINDINHO NÃO FOSSE CAÇADO. ELES ESTÃO FAZENDO UMA POLÍTICA SUJA EM SPA, MUITO SUJA.

  14. […] MP instaura inquérito civil para apurar nomeação de Chico Bala […]

  15. […] MP instaura inquérito civil para apurar nomeação de Chico Bala […]

  16. […] MP instaura inquérito civil para apurar nomeação de Chico Bala […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s