Mais um capítulo na guerra entre milícias na Zona Oeste

Publicado: 2 de maio de 2009 em Uncategorized

Fotos: Pedro Pantoja

Policia

Dez meses após ter sido preso acusado de envolvimento com a milícia Liga da Justiça, Cláudio Márcio Ribeiro de Castilho, o Claudinho, 38 anos, foi assassinado a tiros em frente ao Iate Clube de Muriqui, no município de Mangaratiba, na Costa Verde, litoral sul fluminense. O homicídio ocorreu no final da manhã de ontem e não foi o único episódio relacionado à guerra entre grupos paramilitares pelo controle do transporte alternativo na Zona Oeste do Rio.

Sete horas antes, quatro vans que pertenceriam ao grupo liderado pelo ex-policial militar Ricardo Teixeira da Cruz, o Batman, foram incendiados em pontos distintos de Campo Grande. Os crimes aconteceram dois dias após a suposta invasão de integrantes do bando à sede da cooperativa CooperOeste, em Santa Cruz.

A vítima tinha ido fazer a manutenção de sua lancha no clube, que fica localizado na Rua Tiradentes, no bairro Muriqui, quando foi surpreendida por ocupantes de um Siena preto e um Vectra verde, por volta das 11 horas. Ele era sobrinho do ex-sargento da Polícia Militar Hilton Mongol, que era sócio do também ex-sargento Francisco César de Oliveira, o Chico Bala, e foi morto em Santa Cruz, em 2007, após uma desavença por causa das linhas de vans.

Após a execução do tio, Claudinho abandonou a cooperativa e teria comprado uma farmácia no bairro onde foi assassinado. O barqueiro que o acompanhava também morreu.

Testemunhas disseram que os carros usados pelos criminosos foram vistos minutos após em Praia Grande, também em Mangaratiba, em frente à casa de um PM reformado, pai de um policial lotado no 33º BPM (Angra dos Reis). Os dois seriam amigos de Chico Bala.

Em julho do ano passado, Claudinho foi preso no clube de shows de sua propriedade, em Santa Cruz, juntamente com outras sete pessoas – sendo seis PMs – pelo delegado Marcus Neves, quando este ainda era titular da 35ª DP (Campo Grande). Na ocasião, foram apreendidos dez veículos que, segundo o delegado, seriam utilizados para a prática de extorsões e homicídios. Eles ficaram presos durante duas semanas e foram soltos pela Justiça.

Policia

Armados, homens ateam fogo em vans e gritam contra Batman

Policia

No final da madrugada, quatro vans foram incendiadas em pontos distintos de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio: duas em Santa Margarida, uma em São Basílio e uma em Manguariba. De acordo com as vítimas, as ações foram orquestradas por integrantes do Comando Chico Bala. Os criminosos estavam em três veículos: um Palio azul, um Celta prata e um Corsa Sedan Prata.

“Eles gritavam: “ninguém mais vai dar dinheiro pro Batman não”. Todos estavam encapuzados e armados. Quando lemos essas coisas nos jornais, nunca pensamos que vai acontecer com a gente. Quando acontece, sentimos o que outras pessoas já sentiram”, desabafou o morador de uma das casas da Estrada do Encanamento, em Santa Margarida.

O cobrador de uma das vans, que pediu para não ter a identidade revelada, contou que estava dormindo no último banco do veículo quando o incidente ocorreu, por volta das 4 horas.

“A Palio azul já tinha emparelhado com a gente na Estrada do Campinho. Achamos estranho e aceleramos. Nos sentimos seguros quando uma viatura da PM apareceu na nossa frente, na altura de Vila Nova. Depois, os policiais seguiram em direção a Cosmos e nós paramos para fazer horário para a viagem seguinte”, revelou, dizendo que os bandidos gritavam que iam assumir as linhas de Batman.

“Eles falaram que estavam ali a mando de Délcio e que iam acabar com a linha e tomar o ponto. Bateram em um dos motoristas, achando que ele estava com dinheiro”, afirmou.

Policia

O proprietário de uma das casas que fica em frente ao local onde as vans pegaram fogo relembrou os momentos de terror.

“Eu estava dormindo no chão porque tenho problema de coluna quando ouvi os primeiros gritos. Olhei pela janela e vi homens encapuzados armados com pistolas. Eles atiraram na direção das vans e depois atearam fogo. No início foi uma cena de guerra. Depois, foi uma cena de terror. Todos estão querendo se mudar. A Zona Oeste virou uma área de gladiadores”, desabafou.



LEIA MAIS AQUI:
Pauta do Dia no Top Blog!

Anúncios
comentários
  1. segredo disse:

    Claudio Márcio Ribeiro de Csatilho,nuca foi sobrinho do ex policial Hilton Mongol.Porém ele foi um dos pivo do crime do MONGOL…Ou seja:Passou p/ o lado do Batmam, traindo Chico Bala e seu suposto tio que nuca foi tio.

  2. MARCELO disse:

    O RICARDO BATMAN já está mais do que certo que faz parte mesmo desta guerra , mas tem algumas pessoas que se fazem passar por gente de bem mas na verdade são verdadeiros bandidos tais como: SR DÉLCIO , SERGIO DE LIMA,CHICO BALA,EDUARDO CHAGAS,ALAM MOREIRA DA SILVA ETC ETC ETC. MAS A POLÍCIA ESTÁ DE OLHO E COM CERTEZA A HORA DESTES HOMENS VAI CHEGAR , ISTO É CERTO!!

  3. ALGUSTO disse:

    PRAIA GRANDE(DISTR.DE MANGARATIBA)HOJE SE TORNOU O PONTO DE ESCONDERIJO TE TODOS OS VAGABUNDOS FORAGIDOS DESTA GUERRA , ESCANGALHADO,POPAYE,NENÉM E MUITOS OUTRO PODEM SER VISTOS COM FACILIDADE RODANDO POR LÁ SOB AS BENÇÃOS DO SR DÉLCIO E DO DE LIMA!!!

  4. shana paula disse:

    Retifico a informação a cima, Cláudio Márcio Ribeiro de Castilho não possui parentesco algum com Ilton do Nascimento. Cláudio Márcio Ribeiro de Castilho, foi criado próximo a família e por isso muito acreditam no parentesco.

  5. […] Mais um capítulo na guerra entre milícias na Zona Oeste […]

  6. […] Mais um capítulo na guerra entre milícias na Zona Oeste […]

  7. viviane pinteira da silva disse:

    ai ninguém merece morar nesse inferno, desejo isso nem pra maior inimigo.

  8. […] Mais um capítulo na guerra entre milícias na Zona Oeste […]

  9. binha disse:

    eu moro nesse lugar as pessoas são carente prescisam de atenção do governo

  10. […] Mais um capítulo na guerra entre milícias na Zona Oeste […]

  11. nulo disse:

    quero que essa porra acabe já perdi meu pai (ilton)nao quero v mais pessoas morrerem por causa da ganacia eu ainda tenho medo de andar nas ruas ,medo de represaria desses assacinos

  12. […] Mais um capítulo na guerra entre milícias na Zona Oeste […]

  13. […] Mais um capítulo na guerra entre milícias na Zona Oeste […]

  14. ate hoj eu into muitas saudades do meu pai .

  15. […] Mais um capítulo na guerra entre milícias na Zona Oeste […]

  16. paulo disse:

    opa e guerra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s