Confronto no Vidigal deixa PM e traficante mortos e uma moradora baleada

Publicado: 27 de junho de 2009 em Uncategorized

vidigal-8

Mais um policial militar foi assassinado no Estado do Rio de Janeiro. Lotado no Serviço de Inteligência (P-2) do 23º BPM (Leblon), o soldado Elias Silva Júnior, 29 anos, foi atingido por traficantes ligados à facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA) durante incursão no Morro do Vidigal, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, no início da manhã desta sexta-feira, dia 26.

vidigal-7

Ele é o 14º PM morto em serviço, somente nos seis primeiros meses deste ano. De janeiro a ontem, 103 policiais já haviam sido alvos de atentados. No total, são 63 policiais mortos – sendo 53 PMs e 10 policiais civis – além de 40 policiais baleados, sendo 36 PMs, três PCs e um agente da Polícia Rodoviária Federal.

morro do vidigal

O comandante do 23º BPM, tenente-coronel Henrique Lima de Castro Saraiva, revelou que a ação vinha sendo planejada há uma semana e contava com 75 homens.

“Viemos cumprir dez mandados de prisão e verificar informações chegadas através do Disque-Denúncia, sobre locais utilizados pelos criminosos como esconderijo e também para guardar armas e drogas. Nos reunimos no batalhão às 4 horas e chegamos aqui às 6 horas”, revelou o oficial.

vidigal-9

A viatura em que estava o PM morto – o Gol branco placa KNV 0504 – vinha logo atrás do veículo blindado, quando teve início o tiroteio, na localidade Largo do Santinho. O policial, que era o motorista da equipe e estava acompanhado por outros três agentes – acabou atingido na cabeça, sem ter tido a oportunidade de revidar.

vidigal-6

“Os tiros de traçante foram disparados por um criminoso que estava em cima de uma laje, a cerca de 100 metros de distância. Eles usam esse tipo de munição porque podem acompanhar sua trajetória. Com o início do tiroteio, os policiais se abrigaram e passaram a revidar. Infelizmente perdemos um guerreiro, mas isso faz parte da nossa atividade”, destacou o coronel Lima Castro, que está há cinco meses à frente do 23º BPM.

“Esta foi a primeira operação que realizamos no Vidigal no período em que estou comandando a unidade, e não tem data para terminar”, afirmou.

No confronto, um traficante conhecido como Zoião também foi baleado e uma moradora, identificada como Grigória Maria dos Santos, 28, foi atingida na perna esquerda. Todos os três feridos foram socorridos e encaminhados para o Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon. O PM e o traficante não resistiram aos ferimentos e a vítima de bala perdida foi liberada após receber atendimento.

vidigal-4

Por causa do tiroteio, a Avenida Niemayer ficou fechada, no sentido Barra-Leblon, das 6h10 às 6h45, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio). Cerca de 1.300 alunos de duas creches e duas escolas municipais também ficaram sem aulas. Durante toda a manhã, a entrada de veículos na favela estava proibida. Motos e carros apenas podiam descer, sendo revistados na saída.

A operação teve início por volta das 6 horas, com equipes do 2º BPM (Botafogo), 3º BPM (Méier) e 16º BPM (Olaria) dando apoio aos policiais do 23º BPM. Após o confronto, PMs do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Canil da corporação (Companhia Independente de Polícia Militar – CIPM Cães), além do helicóptero do Grupamento Aeromarítimo (GAM) chegaram para dar reforço, totalizando 200 homens.

vidigal-11

Um homem que estava em uma moto roubada foi preso por receptação. Ele estava na localidade conhecida como Rampa do 14 e confessou ter comprado o veículo – uma Honda CG Titan – por R$ 300. A moto estava pintada de preto, mas, de acordo com o chassi, era vermelha. Os PMs também apreenderam drogas, um revólver 38 e onze carregadores para fuzil 762, além de equipamentos de uma central clandestina de transmissão de tevê a cabo e peças de motos e carros roubados.

vidigal-13

Estatística de Policiais Mortos e Baleados no Rio em 2009

Janeiro:
PMs mortos = 8
PMs baleados = 8
PCs mortos = 1
PCs baleados = 0
PRFs mortos = 0
PRFs baleados = 0
PFs mortos = 0
PFs baleados = 0
Total: 17

Fevereiro
PMs mortos = 8
PMs baleados = 5
PCs mortos = 5
PRFs mortos = 0
PRFs baleados = 0
PFs mortos = 0
PFs baleados = 0
Total: 18

Março
PMs mortos = 11
PMs baleados = 5
PCs mortos = 2
PRFs mortos = 0
PRFs baleados = 0
PFs mortos = 0
PFs baleados = 0
Total: 18

Abril
PMs mortos = 11
PMs baleados = 3
PRFs mortos = 0
PRFs baleados = 1
PFs mortos = 0
PFs baleados = 0
Total: 15

Maio
PMs mortos = 13
PMs baleados = 11
PCs mortos = 1
PCs baleados = 3
PRFs mortos = 0
PRFs baleados = 0
PFs mortos = 0
PFs baleados = 0
Total: 28

Junho
PMs mortos = 4
PMs baleados = 4
PCs mortos = 1
PRFs mortos = 0
PRFs baleados = 0
PFs mortos = 0
PFs baleados = 0
Total: 9

Leia os detalhes em:
Estatística de Policiais Mortos e Baleados

LEIA MAIS AQUI:

Pauta do Dia no Top Blog!

Anúncios
comentários
  1. PACIFICADOR disse:

    SE PASSAR NA FAIXA DE GAZA ……………

    …………..ESSE NUMERO VAI TRIPLICAR ..POR QUE A BALA VAI COMER ..CAMBADA DE CUZAO!!

  2. fernadinho berama disse:

    ae o aglho doido e o proc elento se tenta vai toma de ak tyrovao taligado

  3. fernadinho berama disse:

    eo caralho obagulho e doido e o proceso e lento tenho

  4. LORO disse:

    NOS PODEMOS ALMENTAR ESTAS ESTATISTICA.VAMOS FAZER COMO ELES(policiais ladões) FAZES NAS NOSSAS CASAS:ENTRAM,ROBAM,ESTRUPAM,TORTURAM E MATAM,VAMOS FAZER COM AS FAMILIAS DELES COMO ELES FAZEM COM A NOSSASIAM A CAÇA

  5. PedrinhO disse:

    ADA vai se Fuder…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s