Polícia prende Jorginho Coroa do Morro do Borel

Publicado: 23 de julho de 2009 em Uncategorized

Fotos: Pedro Pantoja

Policia

Considerado pela Polícia um “traficante da antiga”, Jorge Motta, o Jorginho Coroa, 52 anos, foi preso por agentes da 19ª DP (Tijuca), na madrugada de ontem. Apontado como braço-direito da quadrilha de Isaías Costa Rodrigues, o Isaías do Borel, 46, ele foi surpreendido pelos policiais quando deixava o Morro do Borel, na Tijuca, na Zona Norte do Rio, em uma kombi de transporte alternativo. Com ele, havia um tablete de maconha prensada.

Policia

“Ele estava gerenciando a boca-de-fumo na localidade conhecida como Indiana e já vinha sendo monitorado há algum tempo. Temos obtido êxito nas investigações relativas ao tráfico na nossa área. Elas não se concentram apenas no Borel e na Formiga, mas o tráfico é mais pesado nesses dois morros”, explicou o delegado Alexandre Herdy, substituto da 19ª DP.

"Temos obtido êxito nas investigações sobre o tráfico na Formiga e no Borel", delegado Alexandre Herdy

Nascido na Favela Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão, na Penha, ele foi condenado por tráfico de drogas e latrocínio (roubo seguido de morte) e cumpriu pena durante 22 anos. Ao sair da cadeia, em 1998, foi morar no Morro do Andaraí, no bairro de mesmo nome – para onde ia no momento em que foi preso.

“Ele tinha o costume de pegar uma kombi e pagar 10 passagens, para que o motorista não pegasse ninguém pelo caminho. De lá, ia direto pro Andaraí”, revelou um dos inspetores que participou da ocorrência, informando que Jorginho Coroa é um dos homens de confiança do traficante William Rodrigues Vieira, o William Robocop, 32.

Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, 42 anos

Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, 42 anos

Sobrinho de Isaías do Borel, um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) – ao lado dos traficantes Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, 42, e Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, 32 – Robocop foi resgatado do Instituto Padre Severino, na Ilha do Governador, em 1993.

Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, 32 anos

Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, 32 anos

Na ocasião, ainda era menor de idade e foi retirado da instituição por mais de 40 homens armados para passar a comandar as bocas-de-fumo do Morro do Borel, dividindo o controle da venda de drogas no local com Luiz Fernando Souza da Silva, o ID, morto em 2006. No ano seguinte, seu tio – condenado a 46 anos e 5 meses por tráfico de drogas e homicídio qualificado – foi transferido para a Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, após permanecer por mais de 20 anos no Complexo de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio.

Além da venda de drogas, os traficantes do Borel, segundo a Polícia, também são responsáveis por assaltos na região da Tijuca. Em maio do ano passado, um dos gerentes do tráfico no local, Paulo César de Souza Soares, o César Baleia, 40, foi condenado a 10 anos de prisão por tráfico de drogas e associação para fins de tráfico, no processo número 2006.001.166391-2. Acusado de participação em diversos roubos seguidos de morte ocorridos no bairro, ele contou à Polícia que recebia ordens de Isaías do Borel para que colocasse adolescentes nas ruas para roubar carros e motos, além dos pertences das vítimas, e que pedissem resgate para devolver os objetos.

Em sua sentença, o juiz Marcel Laguna Duque Estrada, da 21ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça, ressalta: “As provas produzidas demonstram que o acusado Paulo César era o ´gerente do comércio de entorpecente no Morro do Borel´ e braço direito do ´Isaías do Borel´, bem como incentivava a prática de outros delitos graves, como roubo, a fim de angariar ´fundo monetário´ para o tráfico de drogas, pois o ´movimento do comércio ilegal de entorpecentes estava ruim´”.

LEIA MAIS AQUI:

Pauta do Dia no Top Blog!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s