Homens invadem estaleiro e saem rebocando caixa eletrônico

Publicado: 6 de agosto de 2009 em assalto, segurança pública, Zona Norte de Niterói
Tags:, , , , , ,

Fotos: Felippo Brando

Renave_2_gde

“A ação foi ousada, mas a gente já não se impressiona mais”. Foi assim que o delegado Roberto Nunes, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), definiu o roubo de um caixa eletrônico do banco Bradesco existente no estaleiro Enavi-Renave. Cerca de dez homens armados e bem vestidos invadiram o local, na Avenida do Contorno, no Barreto, na Zona Norte de Niterói, no início da madrugada desta quarta-feira, dia 5, e fugiram carregando o equipamento com auxílio de um caminhão reboque que haviam seqüestrado momentos antes.

Antes de entrar no estaleiro, os criminosos roubaram um guincho. Por duas vezes, um deles ligou para o reboquista Sérgio Sally de Deus, 46 anos, dizendo que precisava rebocar um veículo em frente à quadra da Viradouro. A última ligação ocorreu por volta das 23 horas de terça-feira.

“Eu disse que estava em Ponta Negra, mas ele insistiu, dizendo que ia esperar. Quando cheguei, avistei um Corsa marrom com dois ocupantes. Um deles estava armado com uma pistola e me rendeu assim que me aproximei”, contou Sérgio a um dos policiais da especializada, dizendo que foi algemado, assim como sua esposa que o acompanhava, e obrigado a deixá-lo assumir o volante.

reboque

Demonstrando dificuldade para operar o reboque e deixando o veículo apagar o motor por duas vezes, o homem resolveu tirar as algemas da vítima e a obrigou a dirigir o caminhão até o estaleiro.

“Quando chegamos, havia um homem de terno preto que usava uma touca ou gorro. Ele abriu o portão e quando entramos vi cerca de dez homens armados de pistolas”, relatou o reboquista, dizendo que foi levado, junto com a mulher, para um vestiário, onde já havia outras pessoas.

O assalto teve início pouco depois da meia-noite e o primeiro a ser rendido foi o vigia Fernando Correia dos Santos, 43. Ele revelou que fazia uma ronda de rotina e que, ao se aproximar do portão, avisou um caminhão reboque com rampa parado. Quando chegou perto para verificar, foi rendido por seis homens, às 00h10.

cxebradesco

“Eles me perguntaram se havia mais alguém e eu disse que tinha o outro vigia e quatro estrangeiros que aguardavam uma lancha para embarcar em um navio. Todos fomos levados para o vestiário, onde depois chegaram o motorista e sua mulher. Eles orientaram a todos que não criassem dificuldades”, afirmou, em depoimento, ressaltando que, após um tempo, os criminosos retornaram para buscar o motorista e amarraram a maçaneta com fios de telefone e ventilador, dizendo que eles poderiam sair depois de 15 minutos.

No total, 18 pessoas foram feitas reféns, durante a ação, que durou cerca de 40 minutos. Funcionário do Enave-Renave há 14 anos, o contra-mestre marítimo José Ronaldo de Oliveira Pimentel, 44, chegou pouco antes dos bandidos fugirem.

“Estava amarrando a lancha quando fui rendido por um homem com uma pistola. Ele falou que somente ia levar o caixa eletrônico e que não ia fazer mal a ninguém, pedindo que a gente cooperasse para dar tudo certo”, relembrou José, que voltava da Ilha do Viana juntamente com nove pessoas, por volta das 00h30.

Delegado Roberto Nunes, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF)

Delegado Roberto Nunes, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF)

Os assaltantes quebraram a base do caixa eletrônico com uma talhadeira e uma marreta e ordenaram que o motorista do caminhão ligasse o guincho e puxasse o equipamento. Ele foi obrigado a atravessar a Ponte Rio-Niterói e dirigir até o bairro Deodoro, na Zona Oeste do Rio. Em frente à Vila Militar, uma pickup Dakota cinza já esperava o grupo. Após a transferência da máquina de um veículo para o outro, a vítima foi liberada.

“Nossa obrigação agora é investigar, identificar e prender todos os envolvidos. As equipes já refizeram o trajeto percorrido pelos criminosos e estamos solicitando imagens de câmeras existentes nesse percurso, como na Ponte”, ressaltou o delegado, informando que, até o final da tarde de ontem, o valor levado não havia sido divulgado pelo banco.

LEIA MAIS AQUI:

Pauta do Dia no Top Blog!

Anúncios
comentários
  1. […] Enavi-Renave. Cerca de dez homens armados e bem vestidos invadiram o … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s