Secretário de Segurança enfatiza: “Não há solução mágica”

Publicado: 21 de setembro de 2009 em segurança pública
Tags:, , ,

Fotos: Pedro Pantoja

Polícia

“Não há solução mágica.” Esta foi a resposta do secretário de Estado de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, ao ser questionado sobre os recentes casos de violência ocorridos no Estado do Rio de Janeiro. À frente da secretaria desde janeiro de 2007, o delegado da Polícia Federal ressaltou que não vai se afastar do planejamento estratégico.

“Nós temos um horizonte e não serão fatos negativos que acontecem em uma cidade com 10 milhões de pessoas que vão nos fazer desistir. Precisamos de policiais nas ruas, mas fazer policiais não é um passe de mágica: leva um ano”, ressaltou Beltrame, lembrando o artigo 144 da Constituição Federal, que diz que “a Segurança Pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”.

Polícia

“Não vai ser um policial na rua que vai acabar com a violência, que vai acabar com o tráfico. É um conjunto de fatores do qual todos têm que participar. Não há solução mágica. Quem disser que resolve isso em poucos dias é demagogo. O comandante da PM foi orientado a enxugar os batalhões para que policiais que prestassem serviços administrativos fossem para as ruas e já conseguimos colocar mais 2 mil PMs no policiamento ostensivo”, enfatizou, informando que a corporação possui, hoje, um déficit de 15 mil homens.

Polícia

“Os batalhões estão com deficiência em seus efetivos e nossa missão é pensar em Segurança Pública para daqui a 10 anos. O Rio de Janeiro se acostumou com uma política de segurança a cada semana. Há mais de 40 anos que isso vem ocorrendo no Estado. Na sequência de um fato criminoso de grande repercussão, surgia uma solução mágica para resolver aquele fato episódico, emocional, atitudes que, na verdade, só fizeram aumentar a violência. Não vamos inventar uma política de Segurança Pública por semana para amenizar manchetes de jornais. Isso é engodo”, ressaltou Beltrame.

Polícia

As declarações do Secretário foram feitas na abertura do encontro mensal do Conselho Comunitário de Segurança da 2ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp 2), organizado pela primeira vez na sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, na manhã desta quinta-feira, dia 17. O encontro começou com um café da manhã oferecido para autoridades, líderes comunitários e representantes de associações de moradores.

Polícia

Falando para mais de 60 representantes de comunidades e instituições ligadas aos oito bairros que integram a Aisp 2 – Glória, Catete, Laranjeiras, Cosme Velho, Flamengo, Urca, Botafogo e Humaitá -, Beltrame defendeu a tese de que segurança pública também não é uma atribuição exclusiva da Polícia. Exemplificando, ele disse que uma rua bem iluminada também inibe ações criminosas.

Polícia

O conselho comunitário se reúne toda terceira quinta-feira de cada mês em algum lugar dos oito bairros. Os conselhos foram criados em 1999 com o objetivo de estabelecer um canal mais direto de comunicação entre as comunidades e as polícias na busca comum pela redução da violência e da criminalidade. Através de reuniões mensais e cafés comunitários, realizados por cada Área Integrada de Segurança Públia, os comandantes dos batalhões da PM e os delegados de Polícia Civil reúnem-se com representantes de diversos setores da sociedade para analisar e discutir problemas e estratégias de policiamento de cada região.

Polícia

“Aconselho os senhores a convidarem também secretários estaduais e municipais de outras áreas a virem às reuniões para apresentar soluções ou para se justificar por não poderem resolver os problemas. O combate à criminalidade é mesmo difícil e a Polícia sozinha não tem condições de resolver todos os problemas. As pessoas têm que estar envolvidas. O Conselho de Segurança Pública é muito mais que só Polícia e os senhores não estão sós”, destacou Beltrame.

O comandante do 2º Batalhão de Policia Militar (BPM), tenente-coronel Roberto Gil, presidente honorário do Conselho Comunitário de Segurança da Aisp 2 – a presidente efetiva é a líder comunitária Lenir da Costa Matos -, pregou a mesma convicção na política de planejamento estratégico e de combate ostensivo e continuado à marginalidade, defendida pelo secretário, mas pediu a colaboração da população.

Polícia

“Queremos que vocês sejam os olhos e ouvidos do Poder Público. Se cada cidadão se convencer disso e nos ajudar e nos cobrar, a Polícia se sentirá estimulada a prosseguir em sua missão e os resultados vão aparecer”, enfatizou.

O comandante do Bope, tenente-coronel Paulo Henrique Azevedo de Morais, explicou, em seguida, por que decidiu abrir as portas da força especial à reunião comunitária.

Polícia

“Para nós é fundamental discutir Segurança Pública com a população, mesmo sendo o Bope uma tropa de ações específicas, pontuais. Serve para a gente desfazer a imagem um tanto negativa de um certo isolamento e superioridade em relação às outras forças policiais. Nada disso. Nossas ações são esporádicas e pontuais. Quem faz a segurança efetiva da população é o policiamento ostensivo dos batalhões de cada região”, afirmou o tenente-coronel.

____________________________________________________

Quer concorrer a brindes exclusivos do filme “Noivas em Guerra” ?


noivas-em-guerra-cartaz

Saiba Mais Aqui: Brindes e Promoções para os Leitores

Anúncios
comentários
  1. David disse:

    OK SR. SECRETARIO DE SEGURANÇAS PUBLICA, REALMENTE NÃO DEVE EXISTIR NUNHUMA MÁGICA, PARA RESOLVER OS QUESTÕES DA SEGURANÇA DO RIO. É POR ISSO QUE COLOCAMOS NO PODER PESSOAS QUE ACHAMOS CAPAZES DE RESOLVER OS NOSSOS PROBLEMAS, NA QUESTÃO DA SEGURANÇA.
    O QUE ACHO MAIS INTERESSANTE E QUE NAS REGIOES DA ZONA SUL, E BARRA DA TIJUCA, A SEGURANÇA É MAIOR QUE NAS REGIOES DO SUBURBIO E DEMAIS REGIÕES. AQUI QUEM ESTA ESCREVENDO, NÃO É NENHUM INIMIGO PARTIDARIO, E NENHUM FANTOCHE DA OPOSIÇÃO NÃO, É MAIS UM TRABALHADOR CIDADÃO QUE CANSADO DE VER O GOVERNADOR, GOVERNANDO PARA O PICO DA PIRÂMIDE E ESQUECENDO DE TODA A BASE DE SUSTENTAÇÃO DESSA PIRAMIDE. E DO SEU LADO O PREFEITO QUE PERCEGUE TRABALAHDORES E ESQUECE QUE EM CIMA DOS ENTEREESSES DE DONOS DE EMPRESA DE TRANSPORTE, A UM POVO SOFRIDO, QUE ACORDA AS 4:00 DA MANHA PARA PEGAR UMA CONDUÇÃO CHEIA,, ENQUANTO ELE ESTA DORMINDO EM SUA CONFORTAVEL CASA NA ZONA SUL, CERCADO DE SEGURANÇA E COMODIDADE. SIM PREFEITO PESSOAS QUE TALVES PRESTA SERVIÇO PARA O SENHOR, NÃO TEM A MESMA VIDA QUE O SENHOR LEVA, E NÃO SEI SE O SENHOR SABE, MORAM NA BAIXADA OU NO SUBURBIO. PEGAM A VAN DE MADRUGADA E SÃO OBRIGADOS A TER O IMPASSE DE NÃO PODER CHEGAR A SEU DESTINO DESEJADO, PORQUE ALGUM CACIQUE DAS EMPRESAS DE ONIBUS, JUNTO COM ALGUM CACIQUE DO PODER MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL, ACHAM QUE O SERVIÇO DE VAN QUE JA ESTA AUTORIZADO, CAUZA PREJUIZOS AS MESMA.
    ENTÃO VOLTANDO A SEGURANÇA PUBLICA SR. GOVERNADOR SERGIO CABRAL, E SR SECRETARIO DE SEGURANÇA QUE RECONHECE MELHOR QUE UMA CRIANÇA QUE NÃO HA MAGICA A FAZER, NÃO ESPERAMOS MAGICA NENHUMA E SIM TRABALHO SERIO E DEDICAÇÃO PARA JUSTIFICAR OS ALTOS SALARIOS A QUEM O POVO JA SUFOCADO PAGA AOS SENHORES.
    TALVES SE A MÃEZINHA DE ALGUNS DOS SENHORES,TIVESSE UMA CASINHA SIMPLES PERTO DE UMA DESSAS COMUNIDADES, A COMUNIDADE JA ESTAVA OCUPADA COMO ACONTECE NO SANTA MARTA(DONA MARTA) E NA CIDADE DE DEUS,OCUPAÇÕES MODELOS E ESTRATEGICAS NÉ? PRA QUEM? PARA OS MORADORES DE BOTAFOGO E ARES ADJECENTES E NA CIDADE DE DEUS, PARA MORADEORES DA BARRA DA TIJUCA, QUANDO NA ZONA OESTA VCS SO OCUPOU A FAVELA DO BATAN, PARA DIZER QUE NÃO FIZERAM NADA.
    A INFORMAÇÃO DE UM JEITO OU DE OUTRO ESTA CHEGANDO AOS MENOS DESFAVORECIDO SENHORES HOMENS PUBLICOS, PRESTE ATENÇÃO NOS SEUS ATOS E ATITUDES, OK POIS JA QUE VCS AMAM O PODER, E MELHOR COMEÇAR A NOS REPRESENTAR DE VERDADE, POIS QUANDO O POVO ACORDAR DE VERDADE, AI JA ERA SR GOVERNADOR COM SEU SECRETARIO DE SEGURANÇA DO MUNDO DE OZ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s