Fotos: Pedro Pantoja e Cláudio César (divulgação)

tijuca blog

“A compaixão nem sempre é uma virtude. Quem poupa a vida do lobo, condena à morte as ovelhas.” A célebre citação do escritor e poeta francês Victor Hugo serviu de inspiração para o comandante geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio de Brito Duarte, comentar o episódio em que um assaltante que mantinha uma comerciante refém foi morto ao ser atingido por um disparo efetuado por um atirador de elite da PM. O episódio ocorreu na última sexta-feira, dia 25, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, quando Sérgio Ferreira Pinto Júnior, o Serginho, 24 anos, fugia da Polícia e manteve a comerciante Ana Cristina Garrido, 48, como escudo. O major João Jaques Busnello, 39, lotado no 6º BPM (Tijuca), foi o responsável pelo tiro certeiro.

assaltante (8)

“Numa ocorrência com refém, o Estado, que deve preservar vidas, corre o risco de sacrificar a vida inocente ameaçada se agir com vacilações a pretexto de preservá-las, todas, a qualquer custo”, destacou o coronel Mário Sérgio no texto intitulado “Sobre lobos e ovelhas” e publicado em seu blog “Segurança Pública – Idéias e Ações” e também no “Blog do Comandante Geral”. Na publicação, ele lembra casos emblemáticos em que a ação da Polícia foi questionada pela sociedade por não ter tido o mesmo êxito da ação da última semana.

assaltante

Além de citar um caso paulista ocorrido em 1990, quando um cabo da PM de São Paulo acertou com precisão a cabeça do criminoso, mas acabou também matando a refém – uma professora – quando o projétil atravessou o alvo e atingiu também a vítima, o oficial recordou o seqüestro do ônibus 174, ocorrido no Rio, há nove anos.

sandro 174

“Um assaltante descontrolado que mantinha reféns foi inutilmente preservado em detrimento das vítimas que ameaçava. Durante longos minutos esteve sob mira de atiradores de precisão do BOPE, que aguardavam uma ordem para agir. O desfecho foi trágico. A ordem não foi dada, o alvo não foi posto fora de ação e mais uma dor encheu as páginas dos jornais por semanas”, ressalta o comandante da PMERJ nos blogs.

tijuca-10

O seqüestro do ônibus da viação Amigos Unidos que fazia a linha 174 (Central-Gávea) – posteriormente extinta e substituída pela 158 – teve início às 14h20 do dia 12 de junho de 2000. O coletivo, que transportava 11 passageiros, ficou detido no bairro Jardim Botânico por quase 5 horas, por Sandro Barbosa do Nascimento, sobrevivente da Chacina da Candelária, ocorrida sete anos antes. Ele tinha 21 anos, estava armado com um revólver e acabou sendo morto por asfixia dentro de uma viatura que o conduziria à delegacia.

tijuca geisa

Última refém do criminoso, a professora Geísa Firmo Gonçalves, com 20 anos na época, morreu baleada por um PM que tentou atingir Sandro quando este saiu do ônibus com a professora como escudo. A tragédia foi retratada no documentário “Ônibus 174”, do diretor José Padilha, em 2002. Ao terminar o seu texto, o coronel Mário Sérgio finaliza: “Agora sim, o Zé Padilha pode fazer um filme com final feliz.”

tijuca sergio

O final feliz não aconteceu para Sérgio Ferreira Pinto Júnior, o Serginho, 24 anos. Em sua página no Orkut, ele se descreve como um “guerreiro da paz treinado e preparado para a guerra e nascido para amar” e diz: “Sou fiel como um cão de guarda e feroz e faminto como um de caça, mas dócil e amável como um animal domesticado. Sou também mais um guerreiro sobrevivendo nesse mundo injusto e maldoso. Tímido por natureza, paciente por opção e malandro por experiência!”.

tijuca orkut

Ex-militar do Exército, ele concluiu curso de Montagem e Manutenção de Computadores e chegou a trabalhar no cadastro de idosos e portadores de deficiência no RioCard. Em seu perfil profissional, ele diz que sua escola foi a rua e que estava matriculado no curso “Caçador de Aventura” da faculdade “Vida Loka”. Seu trabalho foi definido por ele como “Profissão Perigo: perigoso, mas lucrativo” e suas habilidades profissionais foram descritas como “belas artes e jóias raras”.

tijuca-05

Abaixo do seu apelido na página do site de relacionamentos – “Serginho Abençoado & Iluminado” – ele escreveu a frase: “Paz, Justiça e Liberdade” – lema da facção criminosa Comando Vermelho (CV).

tijuca-08

Em um dos seus álbuns de fotos, o criminoso – que já tinha duas passagens pela Polícia e já havia cumprido pena por porte de arma, desobediência, estelionato e furto – postou fotos de uma praia e uma cabana na montanha, revelando que aquele era o sonho dele para o futuro: “meu lar se deus kizer”, diz, embaixo de uma das imagens.

tijuca-07

Em outro álbum, ele posta a foto de uma pistola e escreve: “meu direito de defesa”. Há também fotos de um passeio feito em Itatiaia, em julho do ano passado. O criminoso, que, em nove meses de prisão, nunca recebeu visita da família, estava em liberdade desde abril, quando foi solto pela Justiça por falta de julgamento.

tijuca-06

Assista o Vídeo da Ação:

____________________________________________________

Quer concorrer a ingressos do filme “A verdade nua e crua” ??


a-verdade-nua-e-crua-cartaz

Saiba Mais Aqui: Brindes e Promoções para os Leitores

Anúncios
comentários
  1. Robertinha parabéns, adoro sua maneira de escrever, sua sensibilidade e bom censo para noticiar. Osso a Faculdade não lhe ensinou tenho certeza disto!

    Abraço imenso fiquei muito feliz em conhecer-te!

  2. Robertinha parabéns, adoro sua maneira de escrever, sua sensibilidade e bom censo para noticiar. Isso a Faculdade não lhe ensinou tenho certeza disto!

    Abraço imenso fiquei muito feliz em conhecer-te!

  3. Barbara disse:

    Obrigado !

    Roberta o que é isso apenas uma leve inspiração, nas tuas palavras o meu só um pouquinho mais frenético as vezes. Mais com influências!

    Bjo

  4. Rodrigo disse:

    Major Busnelo…
    tem um senhor de 75 anos que nem o considera tão heroi assim né…

  5. […] Quem poupa o lobo, sacrifica a ovelha ? « Pauta do Dia robertatrindade.wordpress.com/2009/09/28/casovilaisabel – view page – cached “A compaixão nem sempre é uma virtude. Quem poupa a vida do lobo, condena à morte as ovelhas.” A célebre citação do escritor e poeta francês Victor Hugo serviu de inspiração para o… (Read more)“A compaixão nem sempre é uma virtude. Quem poupa a vida do lobo, condena à morte as ovelhas.” A célebre citação do escritor e poeta francês Victor Hugo serviu de inspiração para o comandante geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio de Brito Duarte, comentar o episódio em que um assaltante que mantinha uma comerciante refém foi morto ao ser atingido por um disparo efetuado por um atirador de elite da PM. O episódio ocorreu na última sexta-feira, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, quando Sérgio Ferreira Pinto Júnior, o Serginho, 24 anos, fugia da Polícia e manteve a comerciante Ana Cristina Garrido, 48, como escudo. O major João Jaques Busnello, 39, lotado no 6º BPM (Tijuca), foi o responsável pelo tiro certeiro. (Read less) — From the page […]

  6. ricardo disse:

    Mais uma prova de que, no Brasil, Justiça só com tiro na cara desses vagabundos…que lindo ficou seu bonezinho!hehehe!A essa hora, deve estar lá no inferno, tirando onda com o diabo…desgraçado…mais um verme posto em liberdade por esse sistema judiciário de merda…código penal dedicado aos bandidos…Direitos Humanos para Seres HUMANOS, para vermes…chumbo!!!

  7. Val disse:

    Fala sério!
    Vc adora puxar o saco de qualquer policial. Primeiro veja o histórico desse ‘herói’ que a mídia burra elitista ignorou.

  8. Tin.... disse:

    Pessoas que claramente são fâs de marginais da lei não deveriam estar lendo essa pag, não entendo como ficam dindignados com a ação tática e profissional de nos homens da lei..”ensinai os meninos no caminho que devem andar, para que nos não precisemos castigá-los quando se tornarem homens” CB PM 58XXX Tin…

  9. adroaldo vieira disse:

    iso muita maneira de dize mais é muitacoiza que se esconde debaixo de uma pele e oso

  10. jose disse:

    quando aparecer o que é perfeito,o imperfeito desaparecerá assim disse O evangelho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s