Polícia prende Tia do Arará

Publicado: 13 de novembro de 2009 em Uncategorized

Fotos: Pedro Pantoja

IMG_0656

Procurada há cinco anos pela Polícia e acusada de gerenciar o tráfico de drogas na Favela Parque Arará, em Benfica, na Zona Norte do Rio, Ana Cláudia Vieira Coutinho, a Tia, 38 anos, foi presa por agentes da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD), na manhã desta quarta-feira, dia 11. Com ela, os policiais apreenderam grande quantidade de crack e cocaína, além de um revólver calibre 38 municiado.

“Ela já era procurada há cinco anos e iniciamos nossa investigação há dois meses. Com aparência de dona de casa, ela passava batida. Quem olha não pensa que ela tinha uma posição importante na quadrilha”, declarou o delegado Marcus Vinícius de Almeida Braga, titular da DCOD.

IMG_0643

Autuada por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, a acusada alegou que o material não pertencia a ela.

“Só estava guardado lá em casa. Trabalhei pro tráfico quando tinha 19 anos, mas depois saí. Trabalho em casa de família e os traficantes pediram pra guardar isso na hora do apagão. Sou moradora, não tinha como negar o pedido”, afirmou.

IMG_0629

O delegado revelou que o material apreendido representou um prejuízo de cerca de R$ 20 mil à facção criminosa Comando Vermelho (CV), que controla das bocas-de-fumo do Arará, que seriam dos traficantes conhecidos como Nelsinho Mandacaru e Marcinho Muleta.

“O que impressiona é que o crack representa 70% das drogas vendidas nas favelas do Comando Vermelho e, no Arará, tem muito 157 (artigo do Código Penal que define o crime praticado por assaltantes)”, ressaltou o titular da especializada, que, após a incursão no Parque Arará, foi até o Morro do Salgueiro, na Tijuca, também na Zona Norte.

IMG_0648

“O helicóptero que deu apoio à nossa operação voltava do Parque Arará quando sobrevoou o Salgueiro e avistou criminosos no alto do morro. Eles nos passaram a localização e nos dirigimos pra lá”, contou Marcus Vinícius.

IMG_0640

As equipes, totalizando cerca de 50 policiais, apreenderam pequenos tabletes de maconha prensada e munição para vários calibres, principalmente para fuzil 762. O Morro do Salgueiro também é controlado pelo CV.

IMG_0600

Já no início da tarde, os agentes da DCOD foram até o Morro da Cruz, no Andaraí, para fazer um levantamento do local – que fica próximo ao endereço onde estão sediadas três delegacias especializadas (além da DCOD, a Polícia Interestadual (Polinter) e a Delegacia Fazendária (DelFaz)). O tráfico de drogas no morro é controlado por criminosos ligados à facção Amigos dos Amigos (ADA).

“Como o morro fica de frente para a nossa delegacia, viemos fazer um mapeamento e conhecer a região”, explicou Marcus Vinícius.

IMG_0595

Alugado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública em abril, com um custo mensal de R$ 25 mil, o prédio que funciona como nova sede da DCOD, da Polinter e da DelFaz fica na Rua Leopoldo, em frente ao Hospital Geral do Andaraí, no bairro de mesmo nome, na Zona Norte do Rio. A ocupação tem um prazo determinado, já que no meio do ano que vem todas as delegacias especializadas vão se mudar em definitivo para a Cidade da Polícia, que está sendo construída em Manguinhos, também na Zona Norte.

A idéia da Polícia Civil era esvaziar o prédio da Polinter, na Zona Portuária, mas dificuldades técnicas no novo prédio impediram a transferência de mais delegacias. A energia do prédio no Andaraí não suportaria a chegada de mais computadores. Inicialmente serão ocupados apenas três dos cinco andares da unidade. Técnicos estão tentando resolver a situação, para que o prédio possa receber ainda as delegacias de Repressão às Armas e Explosivos (DRAE) e Defraudações (DDEF). A Delegacia de Repressão ao Crime Organizado e Inquéritos Especiais (Draco-IE) se mudaria para o prédio da Polícia Civil, no Centro, esvaziando de vez o prédio da Polinter.

____________________________________________________

Quer ganhar ingressos para o filme “Jogos Mortais VI” ??


jogos-mortais-cartaz

Saiba Mais Aqui: Brindes e Promoções para os Leitores

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s