Baixa no Comando Chico Bala: Bortolozzo executado em casa

Publicado: 17 de janeiro de 2010 em Homicídio, milícia, segurança pública
Tags:, , , , , , , , , ,

Apontado pela Polícia com integrante da milícia Comando Chico Bala, o ex-cabo da Polícia Militar Ronald Sílvio Guerino Bortolozzo, 36 anos, foi executado dentro de sua casa, em Ponta Negra, distrito de Maricá, na Região dos Lagos, no final da madrugada deste domingo, dia 17 de janeiro. Os assassinos entraram na residência, na Avenida Central, por volta das 5 horas, e pouparam a mulher e o filho do ex-PM.

O delegado Marcelo Maia, da 82ª DP (Maricá), revelou que três homens invadiram o imóvel e iniciaram uma discussão com Bortolozzo.

“Eles colocaram a mulher e o filho dele em um quarto e o levaram para outro cômodo da casa. Lá, deram um tiro na cabeça do ex-PM. Para ser mais preciso, na testa dele. A principal testemunha é a esposa, que acredita que tenha sido execução, pois ele tinha envolvimento com a milícia. Por causa disso, já tinha sido preso e expulso da Polícia”, destacou o delegado.

Ronald Sílvio Guerino Bortolozzo, 36 anos

A expulsão de Bortolozzo ocorreu em março do ano passado. Ele e o então sargento Francisco César Silva de Oliveira, o Chico Bala, eram lotados no 25º BPM (Cabo Frio) e foram submetidos a processo administrativo disciplinar por terem participado de uma operação da 35ª DP (Campo Grande) realizada na Zona Oeste, no dia 12 de julho de 2008. Na ocasião, eles usaram coletes e camisetas com a inscrição “Polícia Civil”, sem estarem devidamente autorizados, além de terem feito papéis de informantes e colaboradores em ações policiais sem autorização do então comandante da PM, coronel Gilson Pitta.

A expulsão dos dois foi publicada no Boletim Interno da PM de número 46, do dia 16 de março de 2009, e seu relato possui quatro páginas. Cópias das folhas 212 a 215 e 405 e 406 do processo disciplinar foram remetidas ao Ministério Público e à Corregedoria Interna da Polícia Civil (Coinpol) “a fim de apreciar os aspectos disciplinar e criminal das condutas, em tese, praticadas pelo Delegado de Polícia (matrícula 860.908-3) Marcus Antônio Neves Pereira em face das contradições em seu depoimento”. O delegado era o titular da 35ª DP na época dos fatos e também respondeu à sindicância instaurada pela Corregedoria Geral Unificada das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

O agora ex-sargento da PM já tinha sido submetido a Conselho de Disciplina, em 2002, e possuía anotações que somam 110 dias de prisão e cinco punições de natureza grave, sendo duas por envolvimento com cooperativas de transporte alternativo. A notícia de que Chico Bala e Bortolozzo haviam sido submetidos a conselho, perdendo o porte de arma e a carteira funcional, no final de 2008, foi publicada com exclusividade pelo Jornal POVO do Rio.

A decisão saiu publicada na página 45 do Boletim Interno da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro número 216, de 17 de dezembro. Além de terem tido seus portes de arma revogados, tiveram suas carteiras funcionais acauteladas. Tanto as pistolas quanto as fardas e os documentos foram devolvidos à corporação.

Os dois ex-PMs ajudaram a Polícia Civil a desmantelar o grupo de milicianos conhecido como Liga da Justiça e atualmente são acusados pela tomada dos pontos perdidos pela quadrilha na Zona Oeste do Rio e em cidades da Região dos Lagos. Além de Chico Bala e Bortolozzo, os ex-PMs Alexandre da Silva Monteiro, o Popeye, Herbet Canijo da Silva, o Escangalhado, Eduardo Chagas, Carlos Mendes da Silva Filho, Alan Moreira da Silva, Anderson Moreira da Silva e Marcelo de Oliveira Andrade também são acusados de integrarem o Comando Chico Bala (CCB).

Os dois últimos foram presos no último dia 13 de março, após tentativa de invadir um DPO do 35º BPM (Itaboraí) com o objetivo de roubar armas para fortalecer o armamento do grupo. Na ação, um PM foi morto e outro ficou ferido.

ARQUIVO EXCLUSIVO SOBRE A GUERRA DAS MILÍCIAS:
Liga da Justiça x Comando Chico Bala

MP recebe documentos que comprovariam nomeação de Chico Bala

Efeito Chico Bala x Batman: dois comandantes são exonerados. PMERJ aproveita e altera outros 12 comandos

Matador do Comando Chico Bala é executado em Santa Cruz

PM que testemunharia contra integrantes do Comando Chico Bala é assassinado

Mais um capítulo na guerra entre milícias na Zona Oeste

Polícia investiga suposta invasão de milícia à cooperativa de vans

Queima de Arquivo: Chico Bala é acusado de matar testemunha de crime

MP instaura inquérito civil para apurar nomeação de Chico Bala

Guerra das Milícias do Rio chega à Brasília

O Chico não é mais Bala: agora é Chico dos Transportes

Outro acusado de ser miliciano é solto pela Justiça

Parece Velho Oeste, mas é Zona Oeste: a Terra sem Lei

Justiça denuncia ilegalidade na prisão de PM acusado de ser miliciano

Guerra da Milícia chega à Região dos Lagos

Polícia prende acusados de integrar Liga da Justiça

Chico Bala ataca DPO atrás de armas e mata PM

Milícia da Carobinha apontada como doadora de terreno onde está sendo construído DPO

Comando de Chico Bala sem bala

Guerra da Milícia: Liga da Justiça x Comando Chico Bala – O Início de Tudo

____________________________________________________

Quer ganhar DVDs do filme “12 Rounds” ??

Saiba Mais Aqui: Brindes e Promoções para os Leitores

Anúncios
comentários
  1. […] This post was mentioned on Twitter by Roberta Trindade, Pauta do Dia. Pauta do Dia said: Baixa no Comando Chico Bala: Bortolozzo executado na frente da família: http://wp.me/p4i7R-12u […]

  2. […] Baixa no Comando Chico Bala: Bortolozzo executado em casa […]

  3. […] Baixa no Comando Chico Bala: Bortolozzo executado em casa […]

  4. Tony Angelo e Cocão em ação

  5. […] Baixa no Comando Chico Bala: Bortolozzo executado em casa […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s