O preço pela liberdade: meio milhão de reais

Publicado: 22 de maio de 2010 em Uncategorized

Virou moda: após denúncia exclusiva do Jornal Povo do Rio e do Pauta do Dia da liberação de integrantes do chamado Bonde do Mão mediante o pagamento de R$ 200 mil e a entrega de quatro fuzis a policiais do 9º BPM (Rocha Miranda), no último dia 17 de abril (relembre), a Polícia é alvo de mais uma denúncia de extorsão. Dessa vez, envolvendo policiais e traficantes do Complexo da Coréia, ligados à facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP).

Eles teriam sido responsáveis pela prisão do criminoso conhecido como Barriga, apontado como terceiro homem na hierarquia da quadrilha que atua na região, ficando atrás apenas de um bandido conhecido como Peixe e de Márcio José Sabino Pereira, o Matemático, 34 anos. O traficante teria sido retirado da Favela Vila Aliança em um veículo descaracterizado e liberado após o pagamento de um resgate estipulado em R$ 500 mil.

O alto valor chegou a levantar a suspeita de que Matemático – foragido da Justiça há um ano – poderia estar junto. A quantia é 16 vezes maior que a recompensa oferecida pelo Disque-Denúncia por informações que levem à prisão de Matemático, que está evadido do Sistema Penal desde o mês de abril do ano passado. Na ocasião, ele conquistou o benefício de cumprir o restante de sua pena no regime semi-aberto.

Ele garantiu que trabalharia na Funerária Água Branca, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, e voltaria à cadeia para dormir, mas não retornou. O estabelecimento pertence ao filho da advogada Amélia Gomes Kiffer, que defende o criminoso. Preso em 2004, Matemático tem 13 anotações criminais e duas condenações, totalizando 12 anos de cadeia.

A extorsão teria sido cometida nesta quarta-feira, dia 19 de maio, na véspera da mega operação realizada pela PM no Complexo da Coréia – composto pelas favelas Coréia, Taquaral, Rebu, Jabour e Vila Aliança, que possui acessos pelos bairros Senador Camará e Bangu, na Zona Oeste do Rio.

O traficante foi reconhecido por uma deficiência que tem na bochecha do lado esquerdo, provocada por um ferimento causado após ele ter sido baleado no rosto.

O Serviço de Inteligência (P-2) do 14º BPM (Bangu) confirmou que recebeu a denúncia e de que ela envolveria policiais civis. O sub-comandante do 14º BPM, tenente-coronel Ricardo Britto, afirmou que a informação foi investigada.

“O que eu posso garantir é que apuramos a denúncia e constatamos que não havia envolvimento de policiais militares. Verificamos que nenhum PM lotado na unidade cometeu qualquer desvio de conduta”, afirmou o oficial.

A delegada Márcia Julião, titular da 34ª DP (Bangu), afirmou não ter tido acesso à denúncia.

No dia seguinte ao incidente, cerca de 200 policiais ocuparam o conjunto de favelas durante operação que durou sete horas e terminou com cinco mortos e a prisão de 13 acusados de envolvimento com o tráfico na região. Além disso, os PMs recuperaram quatro carros e uma moto e apreenderam 6.060 pedras de crack e 10 armas – sendo dois fuzis, seis pistolas, uma escopeta calibre 12 e um revólver calibre 38.

A operação vinha sendo planejada há um mês e ocorreu após um integrante do TCP que fazia parte do tráfico no Complexo da Coréia ter sido ameaçado de morte. Ele resolveu fugir da favela, mas, antes, fez uma filmagem onde aparecem todos os antigos comparsas. A gravação, com duração de aproximadamente 40 minutos, foi entregue ao comandante do 14º BPM, tenente-coronel José da Silva Macedo.

As imagens foram esmiuçadas para auxiliar na identificação de todos os traficantes que atuam na região e foram usadas como base na operação da última quinta-feira.

Anúncios
comentários
  1. Mais uma bela Matéria de uma jornalista que se destaca a cada dia…
    Parabéns amiga.

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Roberta Trindade, Pauta do Dia. Pauta do Dia said: O preço pela liberdade: meio milhão de reais: http://wp.me/p4i7R-1bG […]

  3. […] O preço pela liberdade: meio milhão de reais « Pauta &#1281&#959 Dia […]

  4. pacíficador disse:

    A boa polícia tem mesmo é que acabar com esses criminosos.Tira-los de circulação já é de bom tamanho para os moradores de bem.

  5. papagaio disse:

    Quem tem grana é solto.isso é uma puta de uma vergonha!!!!
    Safados .BOtA eSSEs VAGABundoS NA CADEIA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s