Favela da Rocinha já tem UPP: Unidade do Poder Paralelo

Publicado: 21 de agosto de 2010 em Uncategorized

Fotos: Pedro Teixeira

“Parecia um ato terrorista”. Foi assim que um morador de São Conrado, na Zona Sul do Rio, definiu as cenas que presenciou, na manhã deste sábado, dia 21 de agosto, em um dos bairros mais nobres do Estado. Cerca de 20 homens fortemente armados trocavam tiros – no asfalto e em plena luz do dia – com policiais do 23º BPM (Leblon), que precisaram do reforço de equipes de outros batalhões. Os túneis Zuzu Angel e Acústico, na Gávea, chegaram a ser fechados.

No microblog Twitter, o cientista político Luiz Eduardo Soares resumiu a situação: “Estou no Afeganistão? Não, sou repórter de guerra na Zona Sul do Rio de Janeiro. Se moradores dos prédios estão assustados, imagino na Rocinha”.

Tudo começou por volta das 7h30, quando PMs que realizavam patrulhamento de rotina nas proximidades da Favela da Rocinha se depararam com um bonde de criminosos que saíram de uma festa no Morro do Vidigal, também em São Conrado, e seguiam para uma festa na comunidade controlada pelo traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha – um dos líderes da facção Amigos dos Amigos (ADA).

De acordo com a PM, no mínimo 40 bandidos circulavam por São Conrado em três vans e cinco motos, além de carros, quando se depararam com viaturas do 23º BPM.

“Estávamos fazendo a patrulha por volta de umas 7h30 quando demos de cara com o bonde. O confronto foi inevitável, e aí o bicho pegou”, revelou um dos policiais que participou da ação.

A troca de tiros, que teve início na Avenida Aquarela do Brasil, percorreu várias ruas. Na tentativa de fuga, os criminosos invadiram o Hotel InterContinental, na Avenida Niemayer, e fizeram 35 reféns. Funcionários informaram que o hotel – que sedia um evento de Odontologia neste final-de-semana – estava com uma lotação de 600 pessoas.

Cerca de cinco horas depois do início da ação que levou pânico a moradores e turistas, 10 criminosos que invadiram o hotel foram presos – entre eles, Ítalo de Jesus Campos, o Perninha, apontado como sucessor de Nem – após negociação com equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Os PMs também apreenderam 13 armas – sendo oito fuzis e cinco pistolas -, além de três granadas.

Uma mulher, identificada como Adriana Duarte de Oliveira dos Santos, 41 anos, estava dentro de um táxi quando acabou atingida por uma bala perdida, em frente ao número 611 da Avenida Aquarela do Brasil. De acordo com a Polícia, ela era a responsável pelo transporte da droga e tinha um mandado de prisão.

Policiais tiveram que quebrar a porta de vidro de uma agência de carros para se proteger da intensa troca de tiros. Dois moradores e quatro PMs foram baleados. O sargento Genilson levou um tiro na mão, o sargento José Raminha Paiva Melo foi baleado no joelho, o cabo Renato Monteiro Cunha, 32, foi atingido no braço e o soldado Washington Rodrigues Silva, 29 anos, levou um tiro na mão.

O mecânico Juarez Barbosa Soares, 46, baleado no braço enquanto trabalhava nas proximidades foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Miguel Couto.

Um dos criminosos envolvidos no tiroteio conseguiu fugir e usou uma ambulância da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Rocinha para procurar atendimento médico após sofrer ferimentos ao cair de uma moto. Ele foi localizado por agentes do Serviço de Inteligência (P-2) do 16º BPM (Olaria) no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, na Zona Norte do Rio.

Identificado como Jhonatan Costa Soares, o Sapatinho da Cruzada, que seria gerente do tráfico de drogas na Favela Cruzada São Sebastião, no Leblon, na Zona Sul, ele obrigou que enfermeiros o levassem a um hospital longe da região do conflito.

“Sabíamos que alguns feridos no episódio procurariam socorro em hospitais particulares e públicos e passamos a monitorá-los”, afirmou o comandante do 16º BPM, coronel Antônio Jorge.

O secretário de Estado de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, criticou o uso político do episódio.

“Quem promete solução mirabolante tirada de dentro da cartola é um mentiroso. Estamos apresentando um plano concreto para o Rio e isso não vai desviar nossas ações. Nosso planejamento não será alterado. Entendemos que o que propomos é uma solução, mas leva tempo”, disse, garantindo que a política de segurança do Estado não sofrerá alteração.

As cenas de guerra acabaram prejudicando também o esporte. As estréias de Flamengo e Fluminense no Campeonato Carioca de Showbol, que teria início às 11h30, no Complexo Esportivo da Rocinha, acabaram sendo canceladas.

Considerando perigoso manter os jogos entre Flamengo e Volta Redonda e Fluminense e América, que ainda não têm nova data ou local para acontecer, a organização do evento decidiu avisar as equipes – que nem chegaram a ir até a Rocinha – sobre o ocorrido.

O time principal do Tricolor das Laranjeiras também teve a rotina alterada: na véspera do clássico contra o Vasco pelo Campeonato Brasileiro, a equipe se concentraria no Hotel InterContinental e precisou procurar outro lugar para os jogadores e a comissão técnica se hospedarem.

O governador Sérgio Cabral Filho divulgou nota destacando a ação policial e garantindo que sempre teve consciência do tamanho do desafio que enfrentaria durante seu mandato.

“Importante destacar a ação da Polícia. Firme, profissional e com efetividade. Não temos nenhuma ilusão, desde o primeiro dia de Governo, sobre o tamanho do nosso desafio. Mas temos a convicção de que estamos no caminho certo. Em breve, o povo do Vidigal e o povo da Rocinha estarão livres do poder paralelo.”

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-JR) e do Conselho do Rio Convention & Visitors Bureau também se pronunciou sobre o ocorrido, definindo o fato como uma fatalidade e garantindo que o Hotel InterContinental possui esquema de segurança e vigilância.

“O que ocorreu na manhã deste sábado foi uma fatalidade. Não houve uma ação planejada de invasão ao Hotel InterContinental, e sim, a busca de um esconderijo por parte destes marginais”, começa a nota.

“Os hotéis são áreas de hospedagem, eventos e entretenimento. Portanto, embora contem com esquemas de segurança e vigilância, esta estrutura não pode ser ostensiva e amedrontadora”, ressalta o presidente, que continua: “Infelizmente, a violência está em todo o mundo e se manifesta das mais diversas formas. Porém, o trade turístico do Rio de Janeiro reconhece que o atual governo vem investindo de forma contundente na segurança da capital e do Estado do Rio de Janeiro e, tanto o cidadão que aqui mora e trabalha, como nossos visitantes, já convivem com uma percepção de segurança muito mais estruturada”, ressalta.

Veja aqui o quadro completo da Quadrilha da Rocinha:
Eles mandam e desmandam na maior favela da América Latina

Anúncios
comentários
  1. Vicente Portella disse:

    A matéria é chapa branca, como tudo que se publica no Rio, mas gostei muito do título… 🙂

  2. sirks disse:

    Caso vença as eleições, o plano do Sergio Cabral é expandir as UPP’s, liberando diretamente 600 mil do domínio do tráfico. Pisa fundo!

  3. Juninh' disse:

    Caraa , UPP nunca vai ocupar a Rocinha , lá é mt pesada e no Brasil naum há nem um tipo de organizaçao de segurança que tenha mais poder de armamento que a Rocinha . O Bonde do Nem tá mt pesado , se tenta lá neguin’ vai morrer .

    • Caveiraum disse:

      Torço para que todos os traficantes revidem!!!! Que o BONDE DO NEM VENHA COM TUDO!! Tomar o alemão foi mais fácil que tirar férias!!!

      Mandem bala mesmo!!! Ofereçam resistência!! Que será um favor para nos autorizar a matar todos!!!!!!!!! Pela LEI, na LEI, com LEI!

      Perdeu Bandidão!

  4. Igor disse:

    [Quote] Juninh’ disse:
    5 05UTC novembro 05UTC 2010 às 8:59 pm

    Caraa , UPP nunca vai ocupar a Rocinha , lá é mt pesada e no Brasil naum há nem um tipo de organizaçao de segurança que tenha mais poder de armamento que a Rocinha . O Bonde do Nem tá mt pesado , se tenta lá neguin’ vai morrer .

    E o que aconteceu no Alemão? policia tem organização pra por upp la sim 🙂

  5. kaka de Paris França disse:

    Eu adimiro o nem pra caralho. pois para quem saiu da lama e se tornou um milionario tem que ser inteligente e merece respeito;;;;;;;;

  6. Caveiraaaa disse:

    Admirar bandido. Todo dinheiro que ele tem, conseguiu tirando vidas ou destruindo famílias !!! Que moram todos bandidos … Espero realmente q os traficantes não corram, revidem seus covardesss !!! e assinem sua sentença de morte !!!
    PRA CIMA DELES CAVEIRASSS !!!

  7. Vitor disse:

    SE tem oq tem e acontece oq acontece, é pelas falhas não no sistema + sim no encino e outras coisas….
    sou + burro q muitos e fui da vida errada….
    hoje numt enho uma oportunidade…
    pq ?
    pq kem pode da vira a cara…. nos resta oq?(não q eu va fazer…)
    acho q q o povo deveria deixar de ser ipocrita… e olha q eu nem sei se escrevi certo…..
    24 anos… oportunidade ZERO e filha pra criar…..
    solução q neguem pode dar a não ser euuu….
    basta eu pedir ajuda a Deus para não me deixar errad de novo….
    porem é uma desumanidade oq fazem com as pessoas q erram e tentão acerta depois…..
    ou seja…
    de parabens ta kem nasce rico e num precisa passar pelo oq eu passo……
    salve o mundo salve o ser humano……
    desculpe-me os leitores…..
    + a tal da ipocresia ta de +++ já……….
    porem a fé ninguem arranca de mim….
    tenho fé q vai mudar vai melhorar.
    Polica vai parar de matar policia…
    bandido vai parar de ser bandido….
    ou então o mundo se acabara…
    novamente desculpa ai aos leitores porem é dificil ler tamanha bobagem q pessoas com + inteligengia do q eu escreve sem saber da dificuldade q é……
    PAZ A TODOS E EDUKEM SIM AS NOSSAS CRIANÇAS……

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s