FB denunciado por queda de helicóptero do GAM

Publicado: 10 de setembro de 2010 em Uncategorized

Quatro traficantes envolvidos na tentativa de invasão do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, foram denunciados pelo Ministério Público, por intermédio da 12ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal da 1ª Central de Inquéritos. A guerra entre criminosos da facção Comando Vermelho (CV) e rivais da Amigos dos Amigos (ADA) acabou com a derrubada de um helicóptero do Grupamento Aeromarítimo (GAM) da Polícia Militar e com a morte de três policiais.

Fabiano Atanásio da Silva, o FB, 34 anos

Foi pedida a prisão preventiva dos quatro acusados. O MPRJ requereu, ainda, a continuidade das investigações da 25ª DP (Engenho Novo) sobre a participação de outros 22 suspeitos no episódio ocorrido em outubro de 2009. Identificados como Fabiano Atanásio da Silva, o FB, 34 anos, Leandro Domingos Berçot, o Lacoste, Luiz Carlos Santino da Rocha, o Playboy, e Magno Fernando Soeiro Tatagiba de Souza, o Magno da Mangueira, 44, os quatro foram denunciados por triplo homicídio qualificado, seis tentativas de homicídio qualificado e associação armada para o tráfico de drogas.

Magno Fernando Soeiro Tatagiba de Souza, o Magno da Mangueira, 44 anos

Se a denúncia for recebida, eles responderão à ação penal perante o III Tribunal do Júri da Comarca da Capital. Um quinto suspeito, Michel Carmo de Carvalho, morreu antes do fim das investigações.

“As condutas delituosas praticadas pelos denunciados e seus comparsas, além de denotarem extrema audácia e crença na impunidade, provocaram grande inquietação no meio social, não só pela forma que se deu, mas também em razão da queda da aeronave, com a consequente morte de três policiais militares tripulantes, inclusive com grande repercussão nos meios de comunicação nacionais e internacionais”, ressalta o promotor de Justiça Eduardo Rodrigues Campos, responsável pela denúncia.

Liderados por FB, o grupo de traficantes invadiu, na madrugada do dia 17 de outubro de 2009, a comunidade do Morro dos Macacos através de acessos existentes no Complexo do Morro do São João. O objetivo da empreitada era tomar os pontos de venda de drogas dominados por uma facção criminosa rival. Houve troca de tiros, e a PM interveio para acabar com o confronto.

Entre 9h10 e 9h30, os criminosos reagiram à operação policial, ferindo os policiais Willian de Souza Noronha e André Luiz dos Santos Guedes. Por volta de 10h, na comunidade do Morro do São João, próximo ao Morro da Matriz, outras pessoas não identificadas dispararam contra a tripulação do Helicóptero Modelo AS 350 B2 “Esquilo” PR-EPM, denominação “Fênix 03”, da Polícia Militar. A queda da aeronave provocou a morte dos PMs Marcos Stadler Macedo, Edney Canazaro de Oliveira e Izo Gomes Patrício e feriu os policiais Marcelo Vaz de Souza, Marcelo de Carvalho Mendes e Anderson Fernandes dos Santos.

Por não vislumbrar, nos autos, suporte probatório mínimo, até o momento, atestando a participação deles na empreitada criminosa, o MP pediu à 25ª DP que prossiga com as investigações sobre os suspeitos Alexander Mendes da Silva, o Polegar, André Anchieta Duarte, Davi Moraes de Sá, Edilson Lourenço de Azevedo, Eliseu Felício de Souza, Emerson Ventapane da Silva, Fábio Gonçalves da Silva, Franklin Gomes dos Santos, Ilan Nogueira Sales, Luciano Martiniano da Silva, Luiz Augusto Oliveira de Farias, Luiz Cláudio Machado, Marcelo da Silva Soares, Marco Antônio da Silva Pereira, Paulo Rogério de Souza Paz, Regis Eduardo Batista, Ricardo Adão Amorim, Ricardo Severo, Sandra Helena Ferreira Gabriel, Sandro Batista Rodrigues, Tassio Fernando Faustino e Welington Fernandes de Freitas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s