Professor de Jiu-Jitsu acusado de molestar alunos de projeto social em São Gonçalo

Publicado: 13 de novembro de 2010 em Uncategorized

Professor de Jiu-Jitsu Cirval Justino da Silva, 60 anos, faixa preta 6º grau

“O Jiu-Jitsu tem como filosofia tornar o indivíduo mais seguro e auto-confiante.” Esta é a frase de abertura do site do Clube Condor de Jiu-Jitsu – o mais tradicional no ensino da arte marcial em São Gonçalo – mas não é reflexo do que acontecia com os alunos do professor Cirval Justino da Silva, 60 anos, fundador da equipe.

Faixa preta 6º grau, Cirval foi preso por agentes da 72ª DP (Mutuá), em sua casa, na Rua Idalina Maria dos Santos, no bairro Jardim Tiradentes, na manhã desta quinta-feira, dia 11 de novembro. Acusado de abusar sexualmente de quatro adolescentes com idades entre 13 e 15 anos, ele teve a prisão temporária por 30 dias decretada pela 2ª Vara Criminal de São Gonçalo. O crime ocorreria no vestiário do Clube Esportivo Mauá, no bairro Estrela do Norte, onde ele dava aula a cerca de 30 crianças em um projeto social.

“As crianças ficaram extremamente agressivas e essa mudança no comportamento chamava a atenção de todos”, contou um ajudante de eletricista de 40 anos, pai de uma das vítimas.

“Meu afilhado me contou sobre outra criança e falou que se eu pressionasse meu filho, ele me contaria. Quando eu soube, primeiro quis preservar meu filho. Depois procurei o Conselho Tutelar, que providenciou orientação psicológica e nos aconselhou a procurar a Polícia”, disse, revelando que os alunos de Cirval têm andado pelas ruas com vergonha e até mesmo evitado ir à escola.

“Ele era uma pessoa longe de qualquer suspeita. É nosso vizinho e ensinou Jiu-Jitsu a várias gerações do bairro. Usava a desculpa de afastar as crianças das ruas para convencer os pais a deixá-las participar do projeto social. Ele levava nossos filhos no carro dele e depois os deixava em casa”, afirmou.

“Nos disseram que ele é soropositivo e queremos saber se contaminou alguma criança. Daqui a alguns anos nossos filhos vão superar isso, mas se tiverem HIV positivo, vão carregar essa dor pro resto da vida”, desesperou-se o ajudante de eletricista.

O delegado Geraldo Assed, titular da 72ª DP, declarou que pode haver outras vítimas.

“Vamos ouvir os outros alunos porque há informações que outras crianças foram molestadas. A prisão dele é justamente para isso, para que outras pessoas tomem coragem e o denunciem”, ressaltou.

Em seu depoimento, uma das vítimas, de 15 anos, disse que o professor ameaçava falando que eles não seriam graduados e que usaria seu prestígio para impedir a ida deles para outra academia, caso eles não permitissem que fossem tocados.

A mãe de uma das vítimas está em estado de choque e não sai de casa desde que o caso foi descoberto, há uma semana. Ao perguntar ao filho o motivo dele estar faltando às aulas, ouviu o menino dizendo que o professor abusava de crianças e não acreditou, fazendo com que ele voltasse a freqüentar o clube.

“Ela teve um choque ao descobrir que estava obrigando o filho a passar por essa situação. O Cirval obrigava as crianças a fazerem sexo oral, a masturbá-lo e passava óleo no corpo delas, além de outras coisas, como promover um batismo em que se esfregava nos meninos. Alguns ele comprava com roupas, comida e até vídeo game”, denunciou a mãe de outro aluno.

Outra forma de comprar o silêncio dos adolescentes era distribuindo medalhas, mesmo sem a participação em campeonatos. Agora, os pais procuram uma clínica para realização de exames de saúde.

O advogado do acusado garantiu que seu cliente é inocente e que, em 38 anos de profissão, nunca passou por nada parecido.

comentários
  1. Condor praticante disse:

    todos já sabem que isso foi invenção e a verdade será esclarecida … Em 12/11/2010 alunos e pais de aluinos fizeram manifestação em frente ao clube Mauá para apoiar Mestre Cirval, demonstrando que seus filhos nunca passaram por tal absurdo, bem como muitas vezes estavam presentes e nada viram … os mulekes são envolvidos com torcida organizada e procuravam aprender a brigar e teriam sido expulsos pro tal motivo … bem como o pai de um deles todos sabem ser envolvido com drogas …

  2. brenda disse:

    isso e uma invençao eu sou aluna dele ah 8 anos e ele nunca me fez nada so esses garotos , ai que fica inventando mentira se eles nao sabe ,mentir era melhor eles te ficado quetos pq isso e uma mentira eu tenho certeza e todos os alunos dele tbm tem certeza
    pq falaram que abusaram de algumas meninas tbm e no maua so tem uma menina e essa menina sou eu

  3. Mestre Cirval é incapaz de molestar crianças.
    Tudo isso não passa de uma farça inventada pelo menino que queria usar os conhecimentos de jiu-jitsu com torcidas organizadas.
    Os alunos ficam com os pais no clube.

  4. bom dia …
    fui aluno do mestra cirval justino por mais de 20 anos e nunca ouvi ou vi algo parecido com que estam lhe acusando espero que resolva isso o mais rapido possivel se isso acontece-se ja era para vir a tona mais tempo e alguem querendo ganhar algo com isso mais sera esclarecido … Mestra que Deus lhe abençoe e vais dar tudo certo

    Equipe Thiby team jiu jitsu sg
    checkmat

  5. Martin disse:

    Cabe á Justiça decidir se ele é ou não culpado…O problema são os danos que esse cara sofreu, está sofrendo e vai sofrer até essa decisão ser prolatada. Se for culpado tudo bem, porém, se não for não há maior injustiça.

  6. evanir cabral disse:

    boa noite! eu e meu filho frequentamos as aulas do mestre cirval a dois anos ,e neste periudo nunca vi nenhum desrespeito com qualquer aluno seja ele de projeto social ou pagantes. OBS; a aula começava as 19;00hs, as 18;30hs ja havia varios alunos acompanhados dos pais ja que algumas crianças eram menores , assim que acabava a aula infantil, os alunos adultos ja estavam no vestiario trocando de roupas ou no tatame ajudando o mestre cirval. e elem disso o vestiario não era so dos alunos de jiu jitisu,pois os alunos de rendibool o tambem usavam e por isso o vestiario havia sempre alguem. acredito na justiça eque tudo ira ser esclarecido.

  7. Thiago Teixeira "Apache" disse:

    Deus é justo, isso tudo vai se resolver., fui aluno do mestre Cirval, e NUNCA PRESENCIEI, nem SOFRI nenhum tipo de assedio., pelo contrário, o mestre sempre se portou e repudiou todo tipo de drogas, bebia sua cerveja socialmente como qualquer um, mas era contra que seus alunos bebessem., sempre teve atitudes dignas e é por isso que ele é amado por todos., abraço MESTRE estou aqui no CEará torcendo p\ que tudo se resolva.

  8. Martinho Fernandes disse:

    O que não se pode fazer é que sob o pretexto de dar resposta a sociedade se puna um inocente, soube deste fato somente neste sábado 04 de dezembro de 2010 e fiquei muito preocupado, pois conheço o professor Cirval a mais de trinta anos não posso imaginar tal atitude de sua parte, em funçao de tudo que já soube e vi de suas atitudes como homem, pai e profissional.
    Que justiça seja feita para puní-li se for o caso, não acredito, e que também seja feito algo para corrigir o erro que já pode ter acontecido com essa medida contra um suspeito.

  9. mariano disse:

    EM UMA SÓ CORRENTE O MESTRE VAI SER SOLTO , PARA A VERGONHA DOS SEUS DENUNCIANTES.. ISSO SIM A VERDADE VAI APARESER EM BREVE ,MAS UMA DAS IPOCRESIAS DO MUNDO.

  10. JUNIOR disse:

    VIVA OU MESTRE CIRVAL, VC É O MAIOR,VC VAI SAIR DE CABEÇA EM PÉ… HOMEM HONESTO É BOM….

  11. Andreia disse:

    A Justiça expediu mandado de prisão preventiva contra o professor de Jiu-Jitsu, Cirval Justino .A decisão teve como base o resultado positivo de um exame de corpo de delito feito com um dos adolescentes. Agora papai e mamãe , alunos desse homem fale de novo que DEUS fará justiça ,pois peço isso mesmo ..Justiça a uma pessoa que faz isso uma pessoa que deveria dar exemplo nos mostra como é um covarde .. aproveitem para pedir desculpa a esses alunos que vcs taxarão de viciados , mentirosos

    Realmente que a justiça seja feita

  12. Ex-Aluno do Ejoca disse:

    Eu fui aluno no Ejoca na 2º serie e era hábito do professor aliciar os alunos durante a aula, ficava com papinhos perguntando se o aluno tomou banho e duvidava falando que ia ver se tinha lavado as partes íntimas direitinho, e colocava a mão dentro da roupa dos alunos, ela cansava de ficar abraçado com os alunos com a mão por trás…pratica constante nas aulas de educação fisica. Demorou muito pra esse animal ser descoberto!!! Agora ele vai ver o que é bom pra tosse na cadeia, outros usando e abusando dele.

    • Mário disse:

      Também fui aluno do Cirval no Ejoca e isso nunca ocorreu nem comigo nem com ninguem que fazia aula durante varios anos no Ejoca. Super serio (integro) o professor. quem fala a verdade não se identifica como ex aluno e sim cita seu nome. Está na cara que é mentira ete depoimento.

  13. Olha, o que não pode acontecer é condenarem alguém sem apuraração dos fatos. Eu fui aluno do Cirval durante 10 ano (dos 10 aos 20) e nesse período fui bi campeão brasileiro interclubes, fui tetra campeão niteróiense, fui campeão estadual e tive três patrocinios e poderia ter sido um atleta muito bem sucedido caso não tivesse deixado de treinar e resolvido me dedicar somente a universidade. O mestre Cirval em muitos momentos foi meu segundo pai, e sei que foi assim também para uma grande maioria dos seus alunos na Condor. Ele formou umas três gerações de atletas. Será que isso fosse verdade já não teriam denunciado a ele? O problema são esses programas como [b]”RJ no ar”[/b] em que esse apresentadores carniceiros (Gustavo Marques, Willian Travassos, Fábio Ramalho, Datena, Wagner Montes) condenam os acusados antes deles serem julgados. O problema é o povo brasileiro ser alienado e facilmente manipulável. O povo procura esse tipo de programa assim como séculos atràs ia às praças públicas assistirem exuções, e às arenas Romanas assistirem bizarrices.

  14. Edson da Silva Paz disse:

    Bem Senhores, Muitas vezes acontecem coisas em nossas vidas que não temos como explicar, como meu Filho escreveu acima (Thiago Paz), ele foi aluno de Cirval, eu mesmo o coloquei na condor, iniciando com o professor Aristeu e depois passou a treinar no Clube Mauá, com o Professor Cirval, depois eu também, como meio de incentivar meu filho passei a treinar na mesma academia onde também cheguei a ganhar alguns títulos pela liga Niteroiense.
    O que eu posso falar do Cirval é que sempre foi um homen integro.
    É meu amigo, mas nem por isso o condenaria sem ter a certeza de sua culpa. Como atualmente moro em São Paulo, não pude vir na ocasião do ocorrido e como estou neste momento no Rio, vou entrar em contato com ele e com a familia, principalmente sua esposa, a quem tenho grande estima, asssim como seus filhos e netos, que estão com certeza passando por momentos difícieis.
    Gostaria de saber se quem o acusou realmente merece crédito, pois quem já participou de qualquer atividade em que, basicamente, só tem homens, deve saber que acontecem certas brincadeiras que em certos momento vistas por quem não está contextualizado, pode parecer abuso ou assédio, quem por exemplo prestou serviço militar, talvez entenda melhor o que estou tentando dizer.
    Eu sou oficial da reserva do Exército, e muitas vezes na hora do banho onde todos esavam nus, pois o banheiro era coletivo, haviam varios chuveiro (Terceiro BI) sempre haviam brincadeiras entre os colegas o que hoje poderia ser facilmente interpretado como tentativa de estupro, por alguém que estivesse fora do contexto, então uma pessoa ( Principalmente recem chegada) e com a caça as bruxas que esta havendo, no momento, no caso de pedofilia (Eu também abomino a pedofilia, que é um ato deploravel e realmente tem que ser banido) pode perfeitamente se equivocar e tomar uma atitude que pode prejudicar uma pessoa inocente e acabar com sua reputação e moral em instantes, já que a opinião pública é muito suscetivel as opiniões dos “formadores de opiniões” que povoam nossas televisões em horário nobre e que se aproveitam de fatos muitas vezes corriqueiros para fazer treatralidade digina de atores renomados.
    Esta semana vou tentar falar com meu amigo Cirval e olhar olho no olho e logo que puder vou postar minhas impressões sobre o caso, como sei que não poderei ter acesso a nenhum dos acusadores, por serem menores e por não serem do meu circulo de amizade, não terei como avaliar as duas partes.

    Mas tenham certeza que se eu achar, pelas informações colhidas com o Cirval, que ele é realmente culpado do que lhe estão acusando, serei um dos seus mais ferrenhos acusadores, mas também, se minha impressão for pela sua inocência agirei da mesma forma e farei tudo que tiver ao meu alcance para ajudá-lo a provar sua inocência, pois é assim que acho que os amigos devem proceder.

    Muito obrigado.

    Edson Paz.

  15. Affonso Celso Calvão Junior disse:

    Fui Aluno de Cirval por uns 4 anos na epoca eu tinha 6, quando recebi a noticia não acreditei, ele dava aula para os alunos entre 5 e 10 anos sozinho dentro de uma sala de aula em uma escola, eu nunca vi nem uma atitude suspeita da parte dela, ele era bem rigido na disciplina dos alunos, e na maioria das veses ele nem treinava com os alunos ele dava uma explicação basica e deixava agente treinar, duvido muito que este homem seja, capas da atrocidades que estam falando, que se apurem logo os fatos.

  16. MAGUINHO J.A disse:

    isso é uma mentira eu conheco cirval e toda sua familia, eu fiz jui-jitisu com ele quando eu tinha 10 anos hoje aos meus 34 posso afirmar que ele e uma pessoa honesta e respeitosa uma pesso integra e de carater ensinou amim e aos outro alunos diciplina, responsabilidade, equilibrio para enfrentar as barreiras da vida.
    mando um forte abraço e um apoio para meu grande amigo.

  17. Marcio disse:

    Como ficou resolvido esse caso? eu era aluno da equipe condor e qndo fiquei sabendo tbem nao acreditei, gostaria de saber o desfecho dessa “historia”.

  18. GILBERT RAPOSO disse:

    A covardia e a maldade se fez presente neste ato contra o Cirval, mas DEUS é justo.

  19. visitor disse:

    Cirval foi morto em sua cela na manhã deste domingo,

  20. Thiago Alecrim Diniz Paz disse:

    Aos que se interessarem, Cirval foi inicentado já a um bom tempo. A justiça só não foi feita ainda, porque os carniceiros que o conderam publicamente em TV aberta não se retrataram com o públici explicando a verdade. Que pais de jovens participantes de torcida organizada o acusaram mentirosamente por terem sido proibidos de participar do projeto social no clube Mauá. Datena carniceiro, publique a verdade.

Deixe um comentário

