Alunos fazem manifestação em apoio a professor de Jiu-Jitsu

Publicado: 14 de novembro de 2010 em Uncategorized

Professor de Jiu-Jitsu Cirval Justino da Silva, 60 anos, faixa preta 6º grau

“Destruíram a vida de uma pessoa que só fez o bem. Um homem honesto e pai de família. De um dia para o outro, tudo o que ele construiu foi ao chão por conta de uma denúncia infundada”.

As palavras de indignação são da aposentada Nilcéa Justino, de 62 anos, irmã do mestre Cirval Justino da Silva, 60, preso por policiais da 72ª DP (Mutuá), na última quinta-feira, sob a acusação de abusar sexualmente de quatro adolescentes. As vítimas, com idades de 13 a 15 anos, eram alunas de um projeto social mantido pelo atleta, no Clube Mauá, no bairro Estrela do Norte, em São Gonçalo.

A irmã do acusado, no entanto, não é a única que acredita na inocência de Cirval, considerado referência do jiu-jitsu no Estado e o principal nome do esporte no município. No início da manhã deste sábado, dia 13 de novembro, cerca de 50 pessoas – entre alunos, pais, professores e até o presidente da Liga do Estado do Rio de Janeiro de Jiu-Jitsu (Lerjji) – fizeram uma manifestação em apoio ao mestre em frente ao Clube Mauá.

“O garoto que começou com essas denúncias comentou que queria aprender a quebrar braços e pernas para entrar em uma torcida organizada. O Cirval, como é muito disciplinador, o puniu com o afastamento do grupo. Logo em seguida, o menino resolveu denunciá-lo”, comentou o comerciante Geraldo Silveira, 50, cujos dois filhos são alunos do atleta há mais de cinco anos.

presidente da Liga do Estado do Rio de Janeiro de Jiu-Jitsu (Lerjji), Sílvio Pereira

Integrante da equipe Condor há seis anos, a bicampeã brasileira e jornalista Daiana Reis, 24, afirmou que não acredita nas acusações contra o mestre.

“Ele é um professor muito rígido disciplinarmente, mas, ao mesmo tempo, é um paizão para todos os alunos. Cansei de viajar para competições com o Cirval e ele nunca faltou o respeito comigo”, contou.

A declaração foi reforçada pela gerente comercial Mônica Klopper, 40, cujo filho, de 11 anos, treina com o atleta desde os sete anos de idade.

“Os pais dessas crianças deveriam acompanhar as aulas, como eu sempre acompanhei, para ver que é impossível um tipo de coisa como essa acontecer, já que eu e outros familiares sempre buscamos os garotos após os treinos”, afirmou.

O presidente da Lerjji, Sílvio Pereira, também prestou solidariedade ao lutador.

“O Cirval faz parte da Liga há 27 anos e nunca recebemos qualquer reclamação sobre ele, principalmente com relação a um crime tão grave como esse”, completou.

comentários
  1. Mônica Klopper disse:

    Obrigada por nos dar voz nesse grande veículo de comunicação dentro de nosso município, ouvindo a verdadeira versão dos fatos. Vamos continuar a nossa luta até que seja provada a inocência de nosso grande mestre Cirval, um homem de carater ímpar de reputação ilibada que em toda sua trajetória de vida só fez o bem.

    • Fábio Quaresma disse:

      Não acredito em nada, conheço a família. Convivi várias vezes com eles. E Cirval é um pai exemplar, severo e muito amigo dos filhos!!!!! Acredito na sua vitória. Um abraço do Fabinho.

  2. Conheço Cirval a 30 anos , ele sempre vinha en minha cidade Divinopolis MG, estou sem chão , só peço que investiquem muito bem antes de CONDENA-lo. Lembrem da escola de base en São Paulo onde os ex donos inocentes estão na misria> A criança apega muito ão prof. de JIU JITSU e muitas vezes são ciumentas, e imaginam muito.

    Não quero um culpado solto, não, mas um inocente condenado ! parabens ãos alunos e ão jornal.

  3. leonardo macena disse:

    Sou aluno do mestre Cirval há 19 anos, hoje com 28 anos, lembro e aplico todos os conhecimentos que adquiri com o mestre na minha vida, ajudo quem eu posso sempre que posso, respeito e sou respeitado no âmbito do jiu-jítsu, no profissional fui militar temporário por 7 anos, e durante todo esse tempo foram os ensinamentos que obtive na equipe condor que me deram força e alimentaram meu orgulho. orgulhoso sempre dizia que um lutador treinado por ele. Participei de vários campeonatos tive muitas conquistas no jiu-jítsu, levo a bandeira da equipe condor com orgulho. Aos nove anos fui levado por meu pai a uma escola de jiu-jítsu porque era chorão e franzino, não gostava de lutar e ia chorando todo dia levado quase que a força por meu pai. Aos poucos fui conhecendo e aprendendo a arte do jiu-jítsu, são muitos anos ao lado do mestre cirval, o trato e admiro com um segundo pai, quando eu respondia minha mãe meu pai contava para ele e ele me colocava de castigo sem poder treinar, notas baixas eram bronca com certeza, ele uma vez viu que eu tinha aptidão para desenhos artísticos conversou com meu pai e ajudou a pagar um curso de desenho para mim.Nos treinos quando chegávamos carregávamos os tatames (ainda de palha) após todos os tatames montados começávamos os alongamentos e aquecimentos rigorosos, depois o treino de quedas e depois o treino de chão, tudo isso sendo observados pelos pais que olhavam admirados os saltos, quedas e finalizações que seus filhos estavam aprendendo. No final do treino das crianças já começava o treino dos adultos sem tempo de intervalo para o mestre, o treino foi assim sempre, e acredito que não dá brechas para as acusações que estão fazendo. São muitos anos ao lado do mestre cirval, conheço muito bem ele para sequer duvidar de seu caráter e sua moral. Tenho certeza que ele nunca faria isto que os jornais estão dizendo. Não conheço bem os acusadores, mais tenho certeza de que o mestre só queria ajudar e evitar que esses garotos ficassem nas ruas fazendo coisas erradas, como ele sempre fez, somente por solidariedade sem pedir nada em troca muito menos favores sexuais. Os presentes e medalhas ele sempre dava mesmo para as crianças que se destacavam, quer seja por comportamento, ou por empenho nos treinos, para incentivar elas a continuarem no bom caminho, e quando faziam algo que não condiz com a conduta de um atleta de jiu-jítsu ele punia com castigos de não treinar ou uma simples bronca. Investiguem melhor essas acusações não condenem um homem sem que tenham certeza, porque eu e muitos outros alunos amigos e parentes temos a certeza de ele não fez essas coisas. Mestre conte comigo acredito na sua inocência e vamos provar.

  4. andreia disse:

    nao acredito neste fato pois cirval é um excelente professor

  5. paulo campelo disse:

    NO FINAL DA APURAÇÃO DESSA ACUSAÇÃO SEM FUNDAMENTO, A JUSTIÇA DEVERIA PROCURAR OS ACUSADORES PARA PUNI-LOS POIS, NÃO SE DEVERIA BRINCAR E TOMAR O TEMPO DA JUSTIÇA COM DENUNCIAS MENTIROSAS.
    A JUSTIÇA SERÁ FEITA.
    PROFESSOR CIRVAL, ACREDITO EM VOCE A QUEM JÁ CONHEÇO HÁ MUITAS DÉCADAS E SÓ FAZ O BEM E O CORRETO EM TODAS AS SUAS AÇOES E ATITUDES.

  6. EDWAND JÚNIOR disse:

    PROFISSIONAL : SOU GERENTE INDUSTRIAL – ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO – PÓS GRADUADO EM POLIMEROS E BORRACHAS – CURSANDO PÓS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS.
    ESPORTES : FAIXA PRETA DE JIU JITSU
    FORMADO PELO MESTRE CIRVAL NO CLUBE MAUÁ DE SÃO GONÇALO COM PASSAGEM POR GRANDES ACADEMIAS DE JIU JITSU NO RIO DE JANEIRO, NUNCA CONHECI UMA PESSOA COM A SERIEDADE DO MESTRE CIRVAL.
    ATÉ POUCO TEMPO ESTAVA MINISTRANDO AULAS COM O MESTRE NO ESPORTE CLUBE MAUÁ, MAS POR PRIORIZAR OS ESTUDOS TIVE DE ABRIR MÃO DOS TRINOS, E TIVE A FELICIDADE DE VER O SEU PROJETO JUNTO AOS MENORES CARENTES QUE INCLUSIVE DOEI UM QUIMONO PARA A SUA AÇÃO SOCIAL.
    TENHO CERTEZA DE QUE O MESTRE CIRVAL SERIA INCAPAZ DE PRATICAR ESTES ATOS ACUSADOS.
    FICA AQUI O MEU DEPOIMENTO E SOLIDARIEDAE A UM EXEMPLO DE VIDA “MESTRE CIRVAL JUSTINO”

  7. Josélia Reis disse:

    Estou afastada do esporte há muito tempo, mas conheço o professor Cirval e tenho certeza que, se apurados os fatos cuidadosamente, verão a injustiça da acusação. Espero que tudo seja apurado o mais breve possível para que ele possa retornar à sua família e à sua equipe!

  8. Marco Paranhos disse:

    Conheço o Cirval a pelo menos 40 anos, e agradeço a ele muitas coisas boas que apendi, ja fui a muitos locais com ele viagens, passeios e excursões e jamais houve comentario tal infame quanto este de agora, acho uma absudo o que estão fazendo, querendo destruir a integridade de uma pessoa que so contribuiu para enaltecer o esporte no Estado, espero que seja feita a apuração deste caso e os denunciantes expulsos exemplamente do projeto.

  9. Marco Antonio disse:

    Conheço o Cirval a muito anos , nossa familias são AMIGAS, e mesmo estando longe de seu convivio a muito tempo , agradeço a ele muitas coisas boas que aprendi, ja fui a muitos locais com ele viagens, passeios e excursões em nossos alges tempos de juventude, e jamais houve comentario tal infame quanto este de agora, acho um absudo o que estão fazendo, querendo destruir a integridade de uma pessoa que so contribuiu para enaltecer o esporte no Estado, espero que seja feita a apuração deste caso e os denunciantes expulsos exemplamente do projeto.

  10. Sou professor universitário conheço cirval a mais de 25 anos fui aluno dele e meus irmãos também, sendo que uma era mulher minha irmã sei que tem alunos que por n motivos ficam querendo prejudicar o professor por reprovar nas suas atividades profissionais e pela a historia que sei estes alunos ficavam com torcida organizada e utilizando drogas onde o mestre Cirval expulsou todos das suas aulas e por isso resolveram inventar esta grande mentira sei que estes alunos melhor, estes moleques maconheiros e briguentos vão encontrar o que merece na vida.

  11. Anônimo disse:

    Falar quando são filhos dos outros é fácil,dificil e quando acontece com os nossos ou com pessoas próximas,também conheço Cirval a bastante tempo mas não podemos confundir amizade com Justiça.

    • Angela Vieira disse:

      Esse anonimo aí deveria se mostrar já que está falando conhecer Cirval, provavelmente tb deverá ser conhecido e se tem certeza do que está falando não tem porque se esconder. Toda pessoa muito boa e de sucesso tem inimigos invejosos querendo tomar seu lugar, melhor seria ter corajem e disposição pra trabalhar como ele.

      • celly fernandes disse:

        Isso tudo q os jornais estão comentando é pura mentira.
        Cirval é um homem do bem.
        seria incapaz de fazer isso.
        sua inocencia será provada.

  12. anônima disse:

    Espero que continuem as manifestações de apoio ao professor Cirval. Soube que parte das acusações foi retirada porque um dos adolescentes confessou que inventou a história em represália por ter sido expulso da academia.

  13. Erica disse:

    Como anda o caso do professor Cirval ? Ele já foi inocentando ?

  14. Carvalho disse:

    Gostaria de comentar o assunto agora pois estava fora do estado e não sabia do ocorrido e nem sei se o professor ainda está sendo acusado. Condordo com muitos dos comentarios solidários postados anteriormente sobre as realizações do professor mas a estória dos meninos pode ser verdadeira sim.
    Fui aluno do Cirval no Mauá, Sesi e Colégio Santa Catarina. Há epoca tinha meus 16 anos e o batizado existia sim. Mentiroso é quem foi aluno dele no Mauá e não confirmar. Eu mesmo fui vítima do tal batizado, onde o professor sempre liderava a brincadeira de mal gosto junto a outros alunos. Na ocasião tive o quimono arrancado e fui tocado pelo professor e outros alunos. Há 15 anos atrás não se falava em pedofilia como hoje e acreditei ser uma brincadeira de muito mal gosto. Nunca mais utilizei o vestiário do clube com medo, pois tal prática acontecia com frequência. Hoje entendo que essa brincadeira era pra alimentar um desejo doentio que esta pessoa tem com garotos, visto que até óleos ele está utilizando no corpo dos meninos.
    Muitos dizem que estão tentando manchar a imagem do professor e academia, mas não se pode misturar a imagem Campeã que sempre tivemos com a Condor com atos repugtantes realizados pelo Cirval. Acredito que ele seja doente e necessite de tratamento. Agora, se ele realmente for preso, a atitude da polícia será justa e vamos ver se ele vai gostar de ser molestado dentro da cadeia.

  15. paulo disse:

    Sou praticante de jiu jitsu, não conheço o prof. Cirval, mas não consigo imaginar como alguem constroi tudo o que construiu, e montaria um projeto social apenas para atrair presas para molestá-las!? Como poderia alguem esconder tão bem assim duas faces tão opostas? Que se investigue, que os acusadores provem se for verdade, mostrem o que acontecia, que se apurem os fatos. Espero que não seja verdade, em nome dessa arte.

  16. vinicius disse:

    conheci o cirval quando era moleque, mas tenho um amigo que treinou com ele por alguns anos e ele sempre falava do cirval com certa admiracao, tanto pessoal quanto profissional.

  17. Martins disse:

    PEDÓFILO , HÁ ANOS COMETE VÁRIOS ABUSOS NAS ESCOLAS DA VIDA.

  18. Martins disse:

    Conheço vários alunos que sofreram com esse cara. Colégio LECLÀ na Trindade
    SAFADO!!!!!!

  19. Martins disse:

    Espero que esteja na cadeia ainda!
    Velho safado e canalha.

  20. Marcos disse:

    Fui aluno desse safado!!
    Aliciava os garotos menores.

    Se depender de mim vai apodrecer na cadeia.

  21. Renato disse:

    Esse homem foi meu professor eu tinha aproximadamente 12 anos e hoje estou com 44 anos nunca notei ou percebi algo desta natureza e ele foi e sempre será um exemplo de ser humano , estou perplexo com tamanha calúnia, procurei o nome dele no Google hoje para mostrar meus amigos quem foi meu primeiro mestre e encontro isto. Que me…da .

Deixe um comentário

