MP pede prisão de policiais civis acusados de praticar tortura dentro de DP

Publicado: 4 de abril de 2011 em Denúncia contra Policiais, investigação, polícia civil, prisão, Rio de Janeiro, segurança pública, Uncategorized, Zona Sul do Rio
Tags:, ,

A 23ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal da 1ª Central de Inquéritos do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro requereu à 9ª Vara Criminal da Comarca da Capital, nesta segunda-feira, dia 4 de abril, a prisão temporária dos cinco policiais da 10ª DP (Botafogo) acusados de torturar José dos Santos Filho, funcionário de um ferro-velho.

De acordo com o Inquérito 036/2011 da Corregedoria Interna da Polícia Civil, Jorge Alessandro Xavier Pereira, Rodrigo Soares de Assis Mariz, Thiago Santos Castro Del Rio, Antônio Carlos Nogueira Moraes Cardoso e Marcelo Xavier da Silva teriam praticado os crimes dentro da delegacia.

Com base nos autos, os promotores de Justiça Homero Freitas, Márcio José Nobre de Almeida e Alexandre Murilo Graça entendem que a prisão temporária é necessária para evitar que os indiciados possam influir, negativamente, na colheita de provas – por haver, ainda, testemunhas a serem ouvidas e outras diligências a serem realizadas. Além disso, com a decretação da prisão dos policiais, o MP pretende identificar outros possíveis coautores.

No texto do pedido de prisão temporária, os promotores informam que a medida visa a possibilitar as investigações policiais, já que os indiciados, “são perigosos e suas condutas são altamente reprováveis, afetando a própria estrutura social e a tranquilidade da comunidade local, até por serem agentes do Estado com o poder/dever de proteger a população”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s