PM assassinado na véspera de completar 1 ano na corporação

Publicado: 25 de maio de 2011 em Uncategorized

Na véspera de completar um ano na Polícia Militar, o soldado Anderson Luiz Faria Carneiro, 34 anos, lotado no 2º BPM (Botafogo), foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto, próximo à sua residência, no Jardim Califórnia, em São Gonçalo, na tarde desta terça-feira, dia 24 de maio. Ele teria sido reconhecido pelos criminosos e executado com três tiros, dois no braço e um no pescoço.

Na ação, o microempresário Bruno da Costa Santos, 23, amigo do PM, foi atingido por um tiro de raspão na coxa. De acordo com agentes do Núcleo de Homicídios da 72ª DP (Mutuá), eles foram vítimas do crime conhecido como “saidinha de banco” – quando a pessoa é seguida e assaltada após efetuar saques em uma agência bancária ou caixa eletrônico.

O crime ocorreu por volta das 13h na Rua Francisco Barbero, a menos de 50 metros da casa do policial. Segundo as investigações, o PM havia acabado de acompanhar o amigo em uma transação financeira, realizada na agência do Banco Itaú, em Nova Cidade. O microempresário sacou R$ 12 mil e seguiu com o policial em seu Fiesta preto, placa LUY-1131.

Eles foram seguidos por ocupantes de uma Honda Broz preta, com detalhes em amarelo, e de um Corsa preto durante aproximadamente três quilômetros. Na Rua Francisco Barbero, o garupa da moto desceu do veículo, se aproximou do carro do soldado, que estava com os vidros fechados, e efetuou os disparos. Em seguida, o criminoso entrou no Corsa e fugiu sem roubar nada.

O PM, que estava armado e não teve tempo de reagir, ainda conseguiu dirigir seu carro até casa de um tio – a cerca de 400 metros do local do crime -, e teve forças para descer do veículo e empurrar o portão. O policial foi socorrido por familiares e encaminhado ao Pronto Socorro de São Gonçalo (PSSG), no Zé Garoto, mas não resistiu aos ferimentos.

“Embora não tenham roubado nada, devido às circunstâncias vamos trabalhar com a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte). Possivelmente, os criminosos o identificaram como policial quando ele entrou na agência bancária com o amigo, que pediu para que ele o acompanhasse para sacar uma alta quantia”, explicou o delegado Geraldo Assed, titular da 72ª DP.

Soldados Anderson Luiz Faria Carneiro, 34 anos, e André Martins, 28 anos

Formatura – O PM estava entre os 393 soldados que se formaram em cerimônia realizada no Estádio Célio de Barros, no Maracanã, na Zona Norte do Rio, há exatamente um ano. No evento, o filho do policial, de 5 anos, aparece em uma foto, todo orgulhoso, também vestindo a farda da PM, junto com o pai.

Por determinação da Secretaria de Estado de Segurança Pública, todos esses recrutas foram empregados na chamada Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Maciço da Tijuca, no mês seguinte. Na época, o soldado Carneiro passou a atuar na UPP da Formiga, onde ficou durante aproximadamente nove meses. Recentemente, ele havia sido transferido para o 2º BPM. Pertencente a uma tradicional família de policiais militares – com seis tios e o pai na corporação –, o soldado, que era casado, deixa um filho e a esposa grávida.

O soldado Carneiro é o 29º policial assassinado no Estado do Rio de Janeiro, de janeiro a esta terça-feira, dia 24 de maio. No total, 61 policiais foram baleados. Destes, 17 estavam de serviço, 5 eram policiais militares reformados e 1 da reserva. No total são 54 PMs, 6 policiais civis e 1 agente da PRF baleados.

Memória – No dia 10 de dezembro do ano passado, o cabo Antônio José de Souza Martinez, 46 anos, lotado no do 12º BPM (Niterói), foi assassinado dentro de um bar, na esquina das ruas Salvatori e José da Silva Pessoa, no Rocha, em São Gonçalo. Ele havia acabado de sair de uma agência bancária, onde sacou R$ 3 mil. O dinheiro e a pistola do policial foram roubados. Dez dias após o crime, agentes do Núcleo de Homicídios da 72ª DP prenderam Carlos Eduardo da Silva Costa Junior, 24, o Dudu, mais conhecido como o “Bandido das unhas pretas”, apontado como o autor dos disparos.

Acompanhe os números totais:
Estatística de Policiais Baleados e Mortos no Estado do Rio em 2011

lmd_source=”23177628″;lmd_si=”33505537″;lmd_pu=”22478543″;lmd_c=”BR”;lmd_wi=”300″;lmd_he=”250″;

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Anúncios
comentários
  1. Roberta, o Blog tá massa. Tô só passando para mais uma visitinha e para conferir as postagens. Boa noite.
    http://dinizk9.blogspot.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s