Integrantes do Bonde do Mão entre os mortos no Chapadão

Publicado: 16 de maio de 2012 em Uncategorized

Dois dos quatro mortos durante a operação realizada nesta terça-feira, dia 15 de maio, pela Polícia Militar no Morro do Chapadão, em Costa Barros, na Zona Norte do Rio, eram integrantes do “Bonde do Mão” – também conhecido como “Bonde do 157” (artigo do Código Penal que faz referência ao crime de assalto) e “Bonde dos 40”.

Os foragidos da Justiça Jean Pinheiro Laranjeira Duarte, 24 anos, e Pedro Henrique Oliveira de Souza, o Pedrinho, 29, estavam acompanhados por outros criminosos da facção Comando Vermelho (CV) quando os PMs chegaram na comunidade. Houve reação e na troca de tiros eles e outros dois foram atingidos. Os quatro ainda foram socorridos pelos próprios policiais e levados para o Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, mas não resistiram.

Jean Pinheiro Laranjeira Duarte, 24 anos

Um dos crimes cometidos pelo bando foi o arrastão que terminou com a morte da universitária Silvânia Maria Sant’ana Machado, 37, em 7 de dezembro de 2010. Ele e seus comparsas estavam em uma Kombi de lotada parada em um ponto quando o carro que a universitária dirigia – um Fox vermelho – passou pelo local, na Avenida Meriti, em Vila da Penha, na Zona Norte do Rio.

A vítima estava acompanhada pelo marido, o comerciante Antônio da Silva Machado, 57, e o filho do casal, na época com apenas 6 anos de idade. Os criminosos desceram da Kombi, passaram por trás do veículo e começaram a atirar contra o Fox. A universitária foi atingida por um tiro de pistola 45 no pescoço e não resistiu aos ferimentos. O marido dela afirmou que a mulher estava a cerca de 20km/h, e que os bandidos nem chegaram a anunciar o assalto.

Silvânia Maria Sant'ana Machado, 37 anos

Após os disparos, Pedrinho e seus cúmplices abordaram duas mulheres que estavam em um Chevette e conseguiram fugir. Logo depois, tentaram roubar o taxista Cristiano Fontes de Oliveira, 36, que foi baleado na barriga ao tentar escapar. Enquanto abordavam o taxista, um dos bandidos foi atropelado por um segundo táxi. Mesmo assim, os criminosos renderam o motorista de uma picape Montana, e fugiram com o veículo. Mesmo sem reagir, um dos assaltantes atirou seis vezes contra o motorista, que não foi atingido.

A ação foi realizada por equipes do 9º BPM (Rocha Miranda) e 41º BPM (Irajá), com apoio do 14º BPM (Bangu), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Batalhão de Ações com Cães (BAC) e Grupamento Aeromarítimo (GAM). Os PMs apreenderam uma granada, 317 capsulas de cocaína e 530 pedras de crack, além de um fuzil M16, um fuzil AK 47, um Fuzil Automático Leve (FAL), duas pistolas e 20 kg de maconha.

Pedro Henrique Oliveira de Souza, o Pedrinho, 29 anos

O bandido que dava nome à quadrilha – que aterroriza a região praticando assaltos e matando policiais – Emerson Ventapane da Silva, o Mão, 39, está preso desde o dia 28 de novembro de 2010. Ele foi surpreendido por agentes da 21ª DP (Bonsucesso) durante operação no Morro do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio. Uma semana depois, no dia 6 de dezembro daquele mesmo ano, seu irmão, Edson Ventapane da Silva, o Mãozinha, 38, foi preso por equipes da Divisão de Roubos e Furtos (DRF) em Cavalcanti, também na Zona Norte. Ele estava vestido com um casaco da Polícia Militar na casa de uma tia, mãe de um cabo da PM lotado no gabinete do comandante-geral da corporação, coronel Mário Sérgio de Brito Duarte.

Emerson Ventapane da Silva, o Mão, 39 anos

“O Mão agia, principalmente, em Vista Alegre e Irajá, onde foi criado. Alguns de seus amigos de infância se tornaram policiais militares e impediam que ele agisse na região, o que o deixou revoltado. Ele acabou conseguindo o apoio de traficantes da Chatuba e passou a aterrorizar a região”, explicou um policial.

Edson Ventapane da Silva, o Mãozinha, 38 anos

RELEMBRE OUTRAS OCORRÊNCIAS:
Policiais deram uma mãozinha pro Bonde do Mão

Reunião do CV planeja ataques no Rio com viaturas clonadas

Disque-Denúncia oferece R$ 3 mil pelo Bonde do Mão

Bonde do Mão perde um dedo na Penha

Matadores de PMs se escondiam no Alemão: um foi preso e outro morto

lmd_source=”23976027″;lmd_si=”33505537″;lmd_pu=”22478543″;lmd_c=”BR”;lmd_wi=”300″;lmd_he=”250″;

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s