Estado do Rio tem mais de 10 policiais baleados por mês

Publicado: 1 de agosto de 2012 em Morte de Policial, Rio de Janeiro, segurança pública, Uncategorized
Tags:, ,

Mais de 10 policiais baleados por mês. Esta é a média do Rio de Janeiro, que de janeiro a julho registrou 9 policiais civis e 64 militares atingidos por tiros em vários municípios do Estado. Dos 73 feridos, 41 morreram. Do total de baleados, 27 estavam de serviço e 5 eram PMs reformados.

O caso de maior repercussão e mais recente foi o da soldado Fabiana Aparecida de Souza, que morreu na noite do último dia 23 de julho, aos 30 anos de idade, após ser baleada em frente à Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Nova Brasília, onde era lotada. No entanto, ela não foi a única policial que trabalhava no Complexo do Alemão a perder a vida.

Horas antes, na manhã daquela segunda-feira, o corpo do cabo Márcio Machado Melo, 29, foi encontrado em um valão na Favela Joana D’Arc, em Barros Filho, também na Zona Norte do Rio. O PM – lotado no Batalhão de Campanha do Complexo do Alemão – teve uma das orelhas arrancadas e apresentava marcas de tiros e sinais de tortura.

Na semana anterior, no dia 20 de julho, o corpo do soldado Francisco de Assis Rufino, 31, foi encontrado em um matagal a cerca de quatro quilômetros de distância de sua residência, no bairro Cabuçu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O PM – lotado na UPP da Fazendinha – foi abordado por homens armados no momento em que chegava do trabalho e manobrava o carro na porta de casa. Um dos bandidos assumiu a direção do veículo. Os criminosos fugiram levando o automóvel, a arma e os pertences do PM. De acordo com peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), havia três marcas de tiros no rosto do soldado.

O último caso registrado no mês de julho foi o do soldado Ricardo Cardoso Batista, 34. Lotado no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), ele foi baleado ao reagir a uma tentativa de assalto, na Avenida Brasil, na altura da Penha, na Zona Norte do Rio. O PM seguia de moto, pelo sentido Centro da via, acompanhado pela mulher, quando foi abordado por assaltantes. Atingido no pescoço, ele corre o risco de ficar tetraplégico.

Se a média permanecer, o ano de 2012 irá ultrapassar o de 2011, que terminou com 128 policiais baleados no Estado do Rio de Janeiro. Destes, 43 estavam de serviço, 10 eram policiais militares reformados e 1 da reserva. No total foram 108 PMs, 18 policiais civis, 1 policial federal e 1 agente da PRF baleados, sendo que 59 morreram.

Veja os números completos:
Estatística de Policiais Mortos e Baleados em 2012


//

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s