Batalhão de São Gonçalo perde 20% do efetivo para as Olimpíadas do Rio

Publicado: 7 de agosto de 2016 em Uncategorized

8

Em pouco mais de um ano, o 7º BPM (São Gonçalo) perdeu 138 homens. Se no primeiro semestre de 2015 o batalhão gonçalense possuía efetivo de 679 policiais, hoje este número é de 541. Isso representa cerca de 140 homens e mulheres por dia.

Com esse efetivo que já não é suficiente para cobrir o município, o batalhão de São Gonçalo ainda perdeu pouco mais de 100 policiais para as Olimpíadas do Rio. A frota do 7ºBPM – composta por 30 viaturas – também sofreu baixa.

7

“Não tenho medo de críticas. Elas servem para realinhar as nossas decisões. Mas não gosto de injustiça. Não temos hoje a mesma quantidade de policiais que o batalhão possuía no ano passado. Perdemos os policiais que faziam RAS (Regime Adicional de Serviço) e os que estavam no estágio. Além disso, ainda tivemos que ceder efetivo para a Olimpíada. E mesmo assim temos trabalhado muito”, ressaltou o coronel Samir Vaz, comandante do 7ºBPM.

O município – que possui 95 bairros distribuídos em 249 km² – é o segundo em população do Estado e 16º do Brasil, com mais de um milhão de habitantes. Enquanto isso, a tropa do 23º BPM (Leblon) – responsável pelo policiamento ostensivo e patrulhamento de apenas seis bairros localizados na Zona Sul do Rio com um total de 374 mil moradores – é formada por 916. Com isso, São Gonçalo tem média de 1 PM para cada 2.218 pessoas. Já os bairros Gávea, Jardim Botânico, Leblon, Lagoa, Ipanema e São Conrado possuem um policial para cada 408 moradores.

6

E o descaso com a Segurança Pública em São Gonçalo não se limita à PM. As delegacias existentes na cidade também estão abandonadas pelo Governo do Estado. As distritais que deveriam ter seis delegados e 70 inspetores, possuem apenas dois delegados e 30 inspetores.

5

Havia a esperança de que a nomeação de novos 180 oficiais de cartório representasse um reforço no efetivo das delegacias da região. No entanto, o Governo do Estado informou que os policiais serão distribuídos por todas as unidades subordinadas ao Departamento Geral de Polícia do Interior (DGPI) – as quatro em funcionamento em São Gonçalo e outras 73 delegacias.

“Se tivermos sorte, conseguiremos dois policiais para cada delegacia. Falta vontade política. Os poderes deveriam somar esforços, mas em São Gonçalo não há políticos interessados em lutar pela Segurança Pública. A população reclama, mas não faz a sua parte. Nós, como sociedade organizada, devemos nos unir e dar um basta”, ressaltou o delegado Mário Lamblet, da 72ª DP (Mutuá).

4

Ele lembrou que o município de São Gonçalo perdeu a oportunidade de sediar a Divisão de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DH-Nit/SG) e corre o risco de perder também a Central de Garantias.

“A importância de ter uma delegacia em sua área é a circulação de viaturas que isso traz para a cidade e reflete na segurança. Não houve mobilização em São Gonçalo e Niterói conseguiu levar a DH para lá. Se novamente ninguém se mobilizar, a cidade perderá mais uma oportunidade”, explicou Lamblet, lembrando também que a 75ª DP corre o risco de fechar as portas e até o momento a Prefeitura de São Gonçalo não sinalizou com qualquer tentativa de ajudar a manter a distrital.

1

Além de não oferecer terreno ou prédio para que a delegacia possa continuar funcionando, a Prefeitura de São Gonçalo também ignora a Lei 13.022/2014 – também conhecida como Estatuto Geral das Guardas Municipais. O artigo 7º, inciso III, autoriza a Guarda Municipal de São Gonçalo a ter um efetivo de aproximadamente 2.076 guardas. Atualmente existem pouco mais de 300.

3

CVU30_Freezer_Fechado.tif

Freezer Vertical Consul por R$ 881 – CLIQUE AQUI

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s