Viatura clonada ??

Publicado: 30 de janeiro de 2008 em Uncategorized

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS

Viatura da PM usa placa de Corsa Classic
A placa corresponde a um automóvel particular de um sub-oficial da reserva da Marinha e está em Gol da PM

Morador de Niterói, um sub-oficial Fuzileiro Naval de Artilharia da reserva remunerada foi surpreendido ao receber a notícia de que seu automóvel – o Corsa Classic branco placa LUB 0526 ano 2004 – possuía duas multas por execesso de velocidade.
A primeira foi registrada às 11h19 do dia 29 de março de 2005, no quilômetro 313 do trecho Niterói-Manilha da BR-101, na altura do bairro Boa Vista. A segunda, no mesmo local, no dia seguinte, às 10h34. As duas multas foram aplicadas pelo radar móvel utilizado por agentes da 2ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal.

No entanto, despertaram a desconfiança do sub-oficial já que ele não havia percorrido aquele trajeto nos horários e datas mencionados. A suspeita de que seu carro havia sido clonado seria comprovada, por acaso, quase três anos depois.

E a surpresa ainda seria maior com a descoberta: sua placa estava sendo usada por uma viatura da Polícia Militar – o Gol branco número de ordem 54-2730 do 4º Comando de Policiamento de Área (4º CPA), antigo 1º Comando de Policiamento do Interior (1º CPI). A unidade, que fica sediada no Centro de Niterói, é responsável pelas áreas compreendidas pelos batalhões de São Gonçalo (7º BPM), Niterói (12º BPM), Cabo Frio (25º BPM), Petrópolis (26º BPM), Teresópolis (30º BPM) e Itaboraí (35º BPM).
E a viatura clonada vem sendo utilizada na operação “visibilidade” em Alcântara, desde o mês de dezembro. Os policiais militares que a utilizam afirmaram que a mesma já foi utilizada pela supervisão de oficial do antigo Grupamento Especial Tático Móvel (Getam) – atual Força de Ações Táticas (FAT) – e vinha sendo usada no policiamento ostensivo desde 2005.

Através de uma pesquisa no Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran), foi possível constatar que a placa LUB 0526 corresponde a um Corsa Classic branco – e não a um Gol branco, que é o automóvel utilizado pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

A constatação de que a viatura usa uma placa clonada pôde ser concluída embaixo do viaduto do Alcântara – a poucos metros de um Posto de Policiamento Móvel (PPM).

As multas – cada uma no valor de R$ 127,69 (correspondentes a uma autuação por velocidade superior em até 20% da permitida – artigo 218) – não foram pagas.

Policiais denunciam que várias outras viaturas utilizadas no 4º CPA são clonadas, ou possuem placas frias. Tentamos entrar em contato com o comandante do 4º CPA, coronel Ronaldo Menezes, mas não obtivemos sucesso, sendo informados de que ele se encontrava em reunião.

Deixe um comentário