Caveirão pode ter sido usado em fuga de chefões do CV

Publicado: 30 de novembro de 2010 em Uncategorized

A Corregedoria da Polícia Militar está investigando os policiais lotados no 16º BPM (Olaria) que estavam de serviço no blindado da unidade – popularmente conhecido como “caveirão” – no último domingo. Do início da noite do dia 28 de novembro até às 5h da manhã do dia seguinte, o veículo foi flagrado realizando viagens do Complexo do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio, até o Morro do Chapadão, na Pavuna, também na Zona Norte.

Como os PMs não tinham autorização para percorrer esse trajeto e as viagens foram feitas de forma consecutiva, há a desconfiança de que eles estivessem transportando criminosos ligados ao Comando Vermelho (CV) que controlam a venda de drogas na região para o morro vizinho, que pertence à mesma facção.

Caso seja comprovado que eles auxiliaram na fuga de bandidos, como os dois traficantes mais procurados atualmente no Estado do Rio – Fabiano Atanásio da Silva, o FB, 33 anos, e Luciano Martiniano da Silva, o Pezão, 31 – todos podem ser expulsos da corporação.

Esta não é a única investigação contra policiais envolvidos na megaoperação que tem sido realizada no Complexo do Alemão – que possui acessos pelos bairros Penha, Bonsucesso, Ramos, Olaria e Inhaúma e é composto pelos morros do Alemão, da Baiana, do Adeus e dos Mineiros e pelas favelas Vila Cruzeiro, Alvorada, Matinha, Nova Brasília, Pedra do Sapo, Palmeiras, Fazendinha, Grota, Chatuba, Areal e Chuveirinho.

Além de facilitação de fuga, há denúncias – não só contra PMs, mas também contra policiais civis e até mesmo federais – de que muitos estariam saqueando casas de traficantes e também de trabalhadores que moram na região.

“O Complexo do Alemão está sendo chamado de “Serra Pelada”. Tem colega pegando até porta de alumínio de imóvel. Na casa do traficante Gão, tentaram carregar uma televisão de LCD. A maioria de nós se envergonha dessas cenas”, revelou um policial que pediu para não ter sua identidade publicada.

A assessoria da PM informou que foi instalado um posto da Corregedoria da corporação na sede do 16º BPM, que fica no número 769 da Rua Paranapanema, em Olaria, para registrar todas as denúncias. Ainda segundo a PM, todas as informações serão apuradas com rigor.

“Informamos também que a PM não coaduna com nenhum tipo de desvio de conduta”, ressalta a nota.

O coronel Ronaldo Menezes, corregedor geral da PMERJ, revelou que, de sexta-feira, dia 26 de novembro, até a noite desta segunda-feira, dia 29, 13 denúncias.

“As denúncias envolvem não só integrantes da Polícia Militar, mas também de outras instituições”, declarou o oficial, que também contou que todas as reclamações estão sendo verificadas.

“Haverá instauração de Inquérito Policial Militar (IPM) caso seja constatado algum crime”, garantiu, disponbilizando também o e-mail denuncia@cintpm.rj.gov.br.

Já a Secretaria de Estado de Segurança Pública garantiu que a Corregedoria Geral Unificada foi acionada e que há equipes checando denúncias na região. Além disso, a Ouvidoria de Polícia está se mobilizando para criar um núcleo de atendimento à população no Complexo do Alemão.

“Casos mais graves que sejam confirmados serão tratados pelo secretário Beltrame junto ao comandante geral da PM e ao chefe de Polícia Civil”, diz a Secretaria de Segurança Pública.

Quem preferir ligar diretamente para a Ouvidoria das Polícias pode usar os telefones: 3399-1199 ou 2242-5355. O Disque-Denúncia também está recebendo e repassando as informações para os órgãos responsáveis. O número é 2253-1177 e não é preciso se identificar.

Anúncios
comentários
  1. Bernardo Cox disse:

    Isso tudo só pelo sistema de monitoramento das tropas?
    Muito bom!

  2. Patty disse:

    Juro que não quero acreditar que isso seja verdade … não depois de toda a mobilização e expectativa que foi feita diante dessa operação…

    • eduardo disse:

      Quem embarcou na euforia do Big Brother Alemão da Midia, que transforma violência urbana em negócio lucrativo, já ta quebrando a cara. O buraco é um pouco mais embaixo… ou o Estado sobe o morro com educação de qualidade, saude, cultura, trabalho e esporte….. ou será só pirotecnia

    • Anderson disse:

      Como se isso fosse alguma novidade na policia, sai um bandido entra outro

  3. Paulo Sérgio disse:

    então os motorista do BOPe estão envolvidos??? já que somente eles podem piolotar o CAVEWIRÃO… Nossa que viagem dessa “blogueira” kkkkk é muita irresponsabilidade “pensar nisso” imagine “escrever isso”, sei que a blogueira estava ficando triste pois não terá mais do que escrever e viver, pois o ex-poderoso CV está acabando… o tráfico já

    nesse seu texto tem tanta suposição que até parece um filme do PADILHA ou uma novela da globo… para terminar, teve 1 cara que diz qu efoi roubado 1 no meio de 400mil moradores, então esse 1 tem mais espaço que os donos dos carros queimados qu ea senhora não entrevistou ninguém pq???

    jornalista policial ou jornalista anti-policial ?

    sei que vc não vai publicar minha msg, mas pelo menos vai ler.

    • Você pode ir na Corregedoria. A investigação é deles, e não minha.
      Aliás, aproveite para se informar melhor. Não é só o Bope que possui veículos blindados. Outros batalhões que realizam operações em áreas de risco, como o 9º BPM, o 16º BPM, o 22º BPM e o 41º BPM também utilizam caveirões.

      Atenciosamente,

      equipe Pauta do Dia

      • Carlos disse:

        Roberta, nao se importe com que esse paulo sergio falou, tem gente q gosta de ser otario pra sempre… Pode ter certeza, onde tem fumaça, tem fogo…
        Eu nao só acredito, como acho provavel que isso tenha acontecido…
        Infelizmente mais uma operaçao que tinha tudo para ser uma operaçao patriotista foi mais um vexame…

      • Ricardo Costa disse:

        Roberta vc está de parabéns por esse blog, que trás sempre notícias em primeira mão,continue mostrando seu serviço correto e limpo que vc sempre fez, obrigado por sempre mostrar à notícia do jeito que ela é e vc coloca aqui muitas coisas que jornais não publicam.vlww Roberta um grande abraço

    • Augusto disse:

      Não é só o BOPE que possui veículos blindados, espertão!

    • Luciana disse:

      Você é um imbecil !

  4. Álvaro Neves "Eterno Aprendiz" disse:

    Eu me recuso a acreditar, vai ser um escandalo para o trabalho dos representante do Estado que realizaram um trabalha que foi acompanhado por varios países.

  5. Alexandre Assis disse:

    So houve guerra pq alguém deixou de ganhar dinheiro. Abram os olhos!

  6. Estradeiro disse:

    Nobre amiga mas a verdade é outra!!! Um detalhe o Morro do Chapadão fica há 21km de distância do Complexo do Alemão!!! Outro detalhe, O Blindado utilizado pelo 16º BPM tem GPS e vale lembrar que todos os Rádios e veículos no raio de ação da Area da penha estavam sendo monitorados pela central montada no 16ºBPM ( reportagem da Rede Globo de televisão exibida no Fantástico), Os batalhões que participaram em apoio foram de viaturas tipo Blazer e entraram à pé no Complexo!!! Tanta inverdade nessa informação nobre amiga!!! Desculpe-me mas isso é real… abçs

  7. Marcos disse:

    Paulo Sérgio, Policia também possui caveirão. E outra, você põe sua mão no fogo pelo bope?

  8. Ana Cláudia disse:

    A polícia é tão corrupta, mas ainda me surpreende!
    Primeiramente, achei super estranho os bandidos mandarem passageiros e motoristas descerem dos ônibus para, só após, atearem fogo nos veículos (prática incomum, já que, para eles, o mais importante é o tamanho do estrago e não a vida);
    Eu achei muito estranho que na fuga os policiais conseguiram atirar somente nas pernas de (alguns) bandidos (prática incomum, já que, para eles, o mais importante é o tamanho da recompensa e não a vida);
    Também estranhei que o único helicóptero blindado estava em manutenção justamente durante a ocupação;
    Achei estranho que, mesmo conscientes da grande operação que fariam e dos riscos aos quais as redes de tvs corriam, até às 17 h. da quinta-feira a Globo e a Record puderam filmar, levando-nos a testemunhar (essa palavra não foi escolhida em vão) a operação;
    Estranho também que não tenham cercado o Complexo do Alemão, já que aquela estrada e a mata que liga a Vila do Cruzeiro ao Complexo (pela qual os traficantes fugiram) são conhecidos por todos os interessados naquela situação, inclusive a polícia;
    Acho muitíssimo estranho que tantos homens ainda não tenham sido encontrados, já que para a polícia “missão dada é missão cumprida”, ou seja, eles afirmam ter como um de seus objetivos, prender os grandes traficantes, mas só prenderam bandidos insignificantes e o Zeu (será que era para exibí-lo como troféu para os telespectadores e aliados da Rede Globo?);
    Estranhei os bandidos só deixarem para trás drogas e armas e nenhum dinheiro; será mesmo que os bandidos conseguiram levar toda a grana ou era tanto arrego que não tinham mais nada?
    Também acho estranho que os policiais rapidamente tenham deixado de lado suas diversas e constantes práticas desonestas pelo bem-estar dos favelados, que por diversas vezes (e já vi e vivi barbaridades na favela em que atualmente resido) foram alvo (outra palavra que não foi escolhida em vão) de seus preconceitos e abusos.

    Como observadora, sei que a própria polícia responderá meus questionamentos e, como curiosa, procurarei saber um pouco da realidade que me é escondida por eles; quer dizer, já estou começando a saber…

  9. Ricardo Costa disse:

    Roberta coloca ai sobre as mortes dos traficantes di vidro, durval e outros que morreram na operação do Almeão e sobre as prisões do Mão, fausto etc…

  10. chapadão disse:

    A BLOGUEIRA ESTÁ CERTA SIM, ATÉ ENTÃO NÃO SABIA DESSA INFORMAÇÃO, MAS MORO PRÓXIMO AO CHAPADÃO E NO DIA DA OPERAÇÃO NA VILA CRUZEIRO O CAVEIRÃO DO 16º ESTAVA SUBINDO A RUA CORONEL MOREIRA CEZAR(ACESSO AO MORRO DO CHAPADÃO) E ROLOU VÁRIOS PAPOS Q TINHAM REFUGIADOS MSM DA PENHA NO MORRO AINDA POR CIMA OUVE TIROTEIOS NO MORRO EM PLENA TARDE NO MSM DIA DA OPERAÇÃO NA PENHA. AGORA QUEM ERA OS BANDIDOS EU NÃO SEI MAS COMO O 16º BATALHÃO É O ARREGADO DELES PODE SER QUE ERA O FB E SUA TROPA MSM E POR COINCIDÊNCIA ERA ESSE O CAVEIRÃO AKI NA PAVUNA AREA DE OUTROS BATALHÕES 9º, 41º,14º.

  11. CHAPADÃO disse:

    CONCERTANDO MINHA AFIRMAÇAO NO MEU RELATO. FALEI OPERAÇÃO NA VILA CRUZEIRO, O CORRETO É INVASÃO NO ALEMÃO NO DOMINGO.
    OS TIROTEIOS FORAM OUVIDOS A TARDE NO CHAPADÃO.

  12. Diego disse:

    Impossível disso ser investigado, mto menos estes policiais afastados. Ta na cara que isso faz parte da operação. Estes traficantes ñ fugiram. Foram transportados por meio de uma negociação na qual entregaram alguns “pouca bosta”, como o Zeu, que era prato cheio pra imprensa, já que matou Tim Lopes e era fugitivo, as 40t de maconha e os miseráveis 150kg de coca que ñ são nada e a moeda mais forte que deve ser o ñ enfrentamento bélico por parte dos criminosos e principalmente ñ usar as dinamites do tal caminhão de dinamites que está sumido em terrorismo na cidade. Belas ameaças ñ?

  13. Lucas disse:

    Volta Paulo Sérgio, pra mostrar pra gente mais de seu enorme conhecimento !!!!

  14. wandercostta disse:

    legal o Blog =) aproveite e visite o meu http://www.papodejove.tk 😉 te espero lá!

  15. CHAPADÃO disse:

    O 16º BPM QUEM MANDA É O SENHOR FABIANO ATANAZIO O FB. TODOS SABEM, SÓ NÃO ENXERGAM PQ NÃO QUEREM, E PROVAS NÃO FALTAM É SÓ INVESTIGAR UM POUQUINHO PRA DESCOBRIR AS FALCATRUAS. VCS ACHAM QUE O BAILE DA CHATUBA ROLAVA TODA SEMANA PQ ? E TBM ACHAM Q O FB FUGIU PELO ESGOTO ? CONTA OUTRA….

  16. […] Caveirão pode ter sido usado em fuga de chefões do CV (via Pauta do Dia) A Corregedoria da Polícia Militar está investigando os policiais lotados no 16º BPM (Olaria) que estavam de serviço no blindado da unidade – popularmente conhecido como “caveirão” – no último domingo. Do início da noite do dia 28 de novembro até às 5h da manhã do dia seguinte, o veículo foi flagrado realizando viagens do Complexo do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio, até o Morro do Chapadão, na Pavuna, também na Zona Norte. … Continue Lendo […]

  17. Ei… vc’s sacaram a montagem mal feita da foto? O Caveirão do tamanho do mundo… totalmente desproporcional às pessoas que estão do lado dele… caramba o que essa galera não faz pra dar veracidade a um boato.

  18. […] Caveirão pode ter sido usado em fuga de chefões do CV A Corregedoria da Polícia Militar está investigando os policiais lotados no 16º BPM (Olaria) que estavam de […] […]

  19. César disse:

    Caros, corruptos existem em todas as profissões…só que isso não invalida as operações policiais feitas por homens honrados, que infelizmente, tem como companheiros alguns maus elementos. Mas podem ter certeza, que serão identificados e punidos, pois o Sr. Jose Mariano Beltrame é homem sério e o melhor secretário de segurança que o Brasil (não é o Rio não, é o Brasil) já teve. Vamos apoiar os bons, denunciar e punir os maus. Tenho certeza que as pessoas de bem apoiam a luta contra o tráfico.
    Abraços!

  20. luizpenna43 disse:

    Uma parte da minha infância foi vivida na Penha, exatamente na rua Paranapanema; uma das portas de entrada do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

    Por lá fiz muitos amigos. Muita gente de origem judaíca e portuguesa. Que fase maravilhosa! O lugar tinha uma classe média poderosa e não faltava trabalho. As casas eram enormes e tinham belos pomares.

    Quase todos os dias eu subia o Morro do Alemão para soltar pipa. O meu tio, que foi fuzileiro naval na segunda guerra mundial, gostava de conversar com os seus amigos que residiam naquela comunidade. E me levava com ele.

    Enquanto a turma da velha guarda colocava a prosa em dia, a nova geração brincava no alto daquele imenso espaço, que foi se modificando desastrosamente ao longo das últimas décadas. Não havia guerra do tráfico [situo esse acontecimento na década de 70] e, sobretudo, a cordialidade era reinante entre os seus moradores. Que tempo bom. 

    Outra coisa: adorava assistir o por do sol, no alto da igreja da Penha. Era um espetáculo a parte. Acredite!

    Hoje, fico espantado ao ver como a região foi estrangulada pelo atraso econômico; a pobreza gerou a dependência com a turma o poder paralelo.

    Espero, como cidadão, que tudo se ajeite na melhor maneira possível. Vamos ver…

    Para entender melhor o funcionamento desta questão, da engrenagem dos labirintos desses grupos, estou lendo o livro “PCC – A facção”, da jornalista Fatima Souza.

    É um trabalho surpreendente que traz relatos interessantes sobre as atividades de uma das maiores organizações criminosas do Brasil, que faz parceria com o Comando Vermelho.

    Agora uma observação. Tudo bem que o estado esteja “eliminando” paulatinamente a influência dos traficantes dentro das favelas. Mas há outro grande problema. Qual é?

    Além da intensificação das fronteiras para acabar com a entrada de armas e drogas no país, esse mesmo estado precisará também passar um pente fino em sua estrutura.

    Tem muita gente graúda envolvida com esse pessoal, que ajuda a gerenciar os esquemas do submundo.

    Pela televisão, nos jornais [um ou outro apresentam fatos reais], nas rádios e internet, o que vemos é muito pouco quando se fala na desestruturação da contravenção.

    A polícia prende um batalhão de jovens [os soldados do crime], cabos e os seus sargentos. E fazem disso um verdadeiro show. Acho uma comédia.

    A pergunta que faço é: Onde estão os generais? Os poderosos chefões? Por acaso alguém os viu em algum iate na orla marítima fluminense, tomando banho de sol ao lado de belas garotas de programa?

    Recentemente a jornalista Miriam Leitão disse no Bom Dia Brasil, que os traficantes irão sucumbir; ou melhor, terão as suas finanças estranguladas porque o estado já começou a intervir nas contas bancárias e em outras transações financeiras da turma do tráfico. Alguém acredita nisto?

    Logicamente que esse dito estrangulamento pegará o pequeno e o médio, mas o grande [aquele que aparece nas colunas sociais e banca muitas das vezes a farra da tropa de cima], nunca será pego. Nosso sistema judicial ainda serve para incriminar e jogar atrás das grades os subservientes, os sobreviventes [com ou sem estudo]. É um universo desproporcional.

    Falta muito para que a ilegalidade das altas engenharias comerciais seja desmontada. O nosso sistema é falho para isso. Haja cadeia para tanta gente… Por enquanto os presídios acorretam forças menores. Não se iludam, os “maiores” circulam por aí… São bem tratados, considerados homens de valor e, sobretudo, competentes na elaboração de projetos importantes na consolidação da democracia. É uma piada.

    Se o mundo fosse de fato realmente sério, a Itália não seria engulida pelo poder da máfia. Ela não é mais uma força paralela. No presente a máfia é o próprio estado. Tudo está nas mãos dela. E assim é em outras partes do mundo. Na América Latina? Aqui tudo se mistura.

    É um caldo neural que se conecta com as forças da máfia chinesa, russa, italiana, americana e por aí vai. E fazem o que bem entendem! Criam corporações poderosas e controlam muitas coisas consideradas importantes dentro da economia formal.

    A mídia por sua vez, prefere o silêncio e coloca no ar um dramalhão criado para esconder a verdade; que por sinal, tem suas relatividades.

    Estou no blog: http://www.luizpenna43.wordpress.com

  21. Dois dias após a invasão, ouvimos tiros de bandidos. Daqui a pouco, passarão 2 semanas, 2 meses, 2 anos…

    Que os Blindados invadam Brasília!

  22. Gaby disse:

    Pra que o blindado foi retocado?

  23. Fernanda disse:

    Bandidos fugiram dentro do caveirão sim, foi verdade sim apesar de que a policia e certa não tem erros. traficantes pagaram 2 milhões para sair do alemão. (sai na urina) natal de muitos ai vai ser gordinho hehehe…… vão comer peru até o c… fazer bico hahaha

  24. sergio almeida disse:

    não e nada impossível!!! num pais onde políticos gastão milhões em campanhas, sabendo que honestamente nunca recuperarão este dinheiro,onde remédio é comprado super faturado e ninguém sabe quem comprou e quem vendeu,parentes de políticos e indicados políticos envolvem-se em tanta falcatrua, emissora de tv que buscava liderança criticando a concorrente hoje e tao qual ou pior que a concorrente. mas lembre toda regra tem excessões !!!!!!!

  25. sergio almeida disse:

    quando uma pessoa e pega atirando em alguem e é presa, vai responder por tentativa de homicidio daquela pessoa.!
    pergunto? estes traficante que tentaram contra vida de varias pessoas que infelizmente passaram pelo seu caminho e de mas de dois mil e quinhentos agentes da lei com armamentos de uso exclusivo das forças armadas será atribuído a eles tentativa de homicidio coletivo? qual a pena?

  26. NIETZSCHE.RJ disse:

    Isso ainda é notícia???? Lugar comum…

  27. Marcelo Linhares disse:

    Tenho um amigo que participou da operação no complexo do alemão , no mesmo dia ele me informou essa notícia que o traficante FB saiu do morro dentro do carro da policia civil .

  28. […] Trindade, Roberta. 2010. “Caveirão pode ter sido usado em fuga de chefões do CV”. Pauta do Dia: jornalismo policial, 30 de novembro, <robertatrindade.wordpress.com/2010/11/30/corregedoria-investiga-caveirao>. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s