Chico Bala ataca DPO atrás de armas e mata PM

Publicado: 16 de março de 2009 em Uncategorized

133jm517

Lotados no 35º BPM (Itaboraí), o sargento Yolando Flávio Silva, 38 anos, e o cabo Robson da Silva Reis, 35, foram baleados no interior do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) de Sambaetiba, em Cachoeiras de Macacu, na madrugada de ontem. Eles estavam de serviço quando ocupantes de um Palio branco pararam e se dirigiram ao posto insinuando querer informações. Quando se aproximaram dos PMs, eles começaram a atirar. O sargento foi o primeiro atingido e sequer teve tempo de reagir. O cabo e um outro policial lotado no DPO sacaram suas armas e deram início a um confronto. Enquanto o sargento foi baleado várias vezes, Robson foi atingido na mão e nas nádegas. O primeiro não resistiu aos ferimentos.

Logo após o crime, diversas equipes do 35º BPM, incluindo agentes do Serviço de Inteligência (P-2) e do Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) da unidade, com apoio de viaturas da Força de Ações Táticas (FAT) do 4º Comando de Policiamento de Área (4º CPA), do Grupamento de Ações Táticas (GAT) do 7º BPM (São Gonçalo) e da Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) Cães, além de auxílio do helicóptero do Grupamento Aeromarítimo (GAM), realizaram buscas em toda a região. No final da manhã de ontem, seis pessoas foram presas. Entre elas, o ex-PM Marcelo Oliveira Andrade. Com eles, foram apreendidas uma espada ninja e munições para diversos calibres.

O ex-PM Andrade foi expulso da corporação após ser acusado de envolvimento em assaltos a mão armada e saiu da cadeia em setembro do ano passado. Ele seria visto constantemente na companhia do sargento Francisco César de Oliveira, o Chico Bala, é acusado de praticar diversos homicídios na região de Inhoaíba e Santa Margarida, na Zona Oeste do Rio, e foi apontado como executor do sargento Edson Pinheiro de Matos, que foi investigado na morte do diretor do Hospital Central dos Bombeiros, coronel Walter Oliveira dos Santos. O PM foi assassinado no dia 15 de outubro de 2008, em um bar próximo a uma casa de shows em Campo Grande. Ele estava acompanhado por Luciano Pedro da Silva, o Marmita, que também morreu.

No dia 9 de fevereiro, publicamos aqui matéria exclusiva revelando que o sargento Francisco César de Oliveira, o Chico Bala, havia perdido o porte de arma. O PM, que ajudou a Polícia Civil a desmantelar o grupo de milicianos conhecido como Liga da Justiça e que está sendo acusado de tomar os pontos perdidos pela quadrilha na Zona Oeste do Rio, está sendo submetido ao Conselho de Disciplina da corporação. A decisão saiu publicada na página 45 do boletim interno da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro número 216, de 17 de dezembro. Além de ter tido seu porte de arma revogado, teve sua carteira funcional acautelada. As mesmas sanções foram estabelecidas para o cabo Ronaldo Sílvio Guerino Bortolozzo, que trabalha na mesma unidade e seria um dos seguranças de Chico Bala.

As punições foram definidas após sindicância a que os dois PMs foram submetidos para apurar as circunstâncias que os levaram a participar de operação policial realizada por equipes da 35ª DP (Campo Grande), no dia 12 de julho do ano passado. Na ocasião, Chico Bala usava colete e camiseta com a inscrição “Polícia Civil”, e andava no interior de viatura caracterizada e com armamento daquela instituição, sem estar autorizado pela PMERJ. Além disso, ele foi acusado de ter feito ameaças a moradores de Campo Grande.

Além de estar sendo submetido ao Conselho de Disciplina da Polícia Militar, resultado de sindicância aberta pela corporação, Chico Bala também responde à sindicância instaurada pela Corregedoria Geral Unificada das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros Militar, assim como o delegado Marcus Neves Pereira e o ex-PM Alexandre da Silva Monteiro, o Popeye.

A decisão foi publicada na página 53 do boletim da PM de número 9, de 15 de janeiro deste ano, e foi tomada após cinco pessoas – entre elas, um cabo da Polícia Militar – terem denunciado Popeye e um criminoso conhecido como Camelo por um duplo homicídio ocorrido no dia 1º de agosto de 2008, na área da 35ª DP.

Os denunciantes também revelaram que estavam sendo ameaçados pelos dois e pelos demais integrantes do grupo conhecido como Comando Chico Bala, rival da Liga da Justiça e composto, além de Popeye e Camelo, por Chico Bala, Escangalhado, Gaguinho, Neném, Andrade e Sandrinho. Em outra parte da denúncia, eles afirmaram que integrantes desta milícia circulavam pelas ruas de Campo Grande em viaturas da Polícia Civil, trajando camisas pretas com o emblema da instituição.

O documento diz, ainda, que, após os relatos, diversas outras denúncias apócrifas chegaram à CGU através de correspondências e telefonemas, dando conta de que tal grupo estaria formando uma milícia e atuando em comunidades da Zona Oeste, inclusive com a conivência do delegado Marcus Neves, então titular da 35ª DP. Em outra denúncia, menciona-se que Chico Bala chefiaria a milícia que possui atuação em diversas cidades da Região dos Lagos e andaria em um carro blindado portando fuzil e escoltado pelo PM Bortolozzo, sendo que seriam os responsáveis pela execução de um sargento, ocorrido em Araruama, no ano passado.

O então corregedor geral Gustavo Adolpho Kuhl Leite finalizou seu parecer “considerando, enfim, a gravidade do episódio, o envolvimento de servidores de corporações distintas e a inegável repercussão destes
fatos na esfera administrativa disciplinar” e decidiu instaurar uma sindicância administrativa disciplinar em face do delegado, do sargento Chico Bala e do ex-PM conhecido como Popeye.

Questionado sobre as acusações contra o delegado Marcus Neves, o secretário de Estado de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, declarou ter total confiança nele e afirmou que ele não havia sido investigado e nem submetido a qualquer sindicância, contradizendo o conteúdo da sindicância da CGU. Na primeira quarta-feira do ano, dia 7 de janeiro, o desembargador aposentado Gustavo Adolpho Kuhl Leite foi substituído por Giuseppe Vitagliano.

Anúncios
comentários
  1. A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO..
    EITÁ REINO CONTRA REINO E NAÇÃO CONTRA NAÇÃO..
    A PALAVRA DO SENHOR ESTÁ SE CUMPRINDO TREVAS CONTRA TREVAS..
    VCS TEM TIRADO MUITAS VIDAS,UM DIA TODOS VÃO COMPARECER DIANTE DO GRANDE TRONO BRANCO PARA PRENTAR CONTA COM DEUS TERRIVEL,SOBRE TODOS OS HOMICIDIOS,E MATANÇAS E ROUBALEIRAS E CORRUPÇÃO..
    MUITAS VIDAS ESTÃO INDO PRO INFERNO POR CAUSA DESSAS GUERRAS DO DIABO..
    JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO,PREPARÁ A TUA ALMA PARA ENCONTRAR COM ESSE DEUS VIVO E TERRIVEL..
    ESTAMOS EM ORAÇÕES POR VCS..
    QUE ESTÃO EM GUERRAS SEM FIM..SÓ QUEM DAR VIDA E TIRA É O SENHOR DEUS PODO PODEROSO..
    O SENHOR JESUS CRISTO QUER SALVAR Á TUA ALMA DE IR PRO INFERNO..
    QUERO VER LUTAR CONTRA SATANÁS E CONTAR O DIABO,QUE TEM USADO MUTIOS DE VCS PARA TIRAR VIDAS..

    ENTÃO ACEITA LOGO ELE, COMO SEU SALVADOR ETERNO..
    FICAM NA PAZ..

  2. alexandre disse:

    Isso0 ae e fruto0 do0 salario0 mizeravel que o0 prefeito0 o0 presidente dar para o0s no0sso0s policias .

    ai eles tem co0legio0 de filho0 pra pagar e o0 caralho0 a quatro0 ,mas co0m essa merda de salario0 eles são0 o0brigado0s a fazer essa palhaçada ae de melicia po0w ,o0u muitas das vezes mesmo0 faz po0e sucesso0 e fama né .

    mas um dia essa po0rra to0da vai acabar ,quando0 vcs pararem de financiar essa po0rra to0da .

    vcs tem que escutar mas o0q o0 vagner mo0ntes fala .

  3. MATADOR disse:

    PORRA NENHUMA VAI TOMA NO CU PORRA GUANDO ENTRARAO PARA A PM JA SABIA QUE O SALARIO ERA RUIM PORRA ENTROU CIENTE AGORA VEM COM ESSE CAO VAI SEFUDER OS POLICIA EOS MELICIANOS

    • luiz eduardo prata costa disse:

      a cura esta com hidelbrando pascal no acre, como Placito de Castro, traido pelo cabo, pois as armas são as drogas,e os melicianos da Colombia estão precisando de dinheiro para combater o hugo chaves.O anjo do extermínio. coronel cava a cova, morei lá e a paz reina para mim,não adianta só enxugar o gelo, pegar as armas, é ter coragem de generais do pentágono,do jeito do Coronel, Tiradentes.quero contato urgente.

  4. charles disse:

    como que a pessoa que tem a sua esposa e entiado assasinado pelos meliciano e sai da rejiao dos lagos e vai para o rio fazer a prisao dos acusados sem da um tiro e prende todos os envolvidos merese ser punido com a retirada de sua carteira da pm isso que e injustica eu conheço ele e ele e muito querido em sao pedo da aldia vcs tem que conhçe a historia dele em sao pedro

  5. PROFESSORA disse:

    O gente!! vamos aprender o português antes de comentar!!!!
    Vcs estão cometendo outro assassinato, o da nossa língua!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Por favor!!!!!!!!!!!!!
    ESTUDA!!!!!
    VOLTA PRA ESCOLA!!!!!!!!!!!!!

  6. mh disse:

    mais uma vez a corda arrebenta pro lado mais fraco bonito essas acusações para o policial que conseguiu colocar uma milicia toda na cadeia e que os corruptos deixaram sair ou soltaram de novo, mas no Brasil é assim a memoria é curta e só se pensa no agora o passado se esquece e o futuro se ignora ou melhor se entrega na mão de DEUS estamos errando mais uma vez soltando ladrões e condenando nosso defensor como fizemos a jesus

  7. […] Chico Bala ataca DPO atrás de armas e mata PM […]

  8. MIRANDA disse:

    GENTE, QUE MERDA QUE SÃO PEDRO DA ALDEIA ARRANJOU, SE FOSSE SOMENTE FOLCLÓRICO TUDO BEM, MAS O PROBLEMA É A DESMORALIZAÇÃO DA CIDADE, COM ESSE BANDIDO PARTICIPANDO DA ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO. A QUE PONTO CHEGOU SÃO PEDRO, UMA CIDADE TURÍSTICA TRANQUILA, ESTÁ VIRANDO UMA PERIFERIA DO RIO DE JANEIRO COMANDADA POR MILICIANO, BANDIDO, SAFADO, LADRÃO, FORA DA LEI.
    QUER MAIS? PEÇA A CARLINDINHO QUE ELE TE ATENDE.
    QUE NOJEIRA, SINTO VERGONHA DE SER ALDEIENSE

  9. JUSTIÇA disse:

    legal tudo isso,ja soltaram pessoas da polinter num dia,e no outro o cara estava aki na cidade se candidatando pra vereador,…
    sendo compassa de policia que bate em trabalhador ,…ou nao se lembra do rapaz da madeireira que pisou no pé de um dos seguranças do ‘chico bala’ sem querer,…eu sei que vc se lembra,
    até das crianças que choraram quando o pai morreu com um tiro nas costas, Cuidado crianças crescem e bandidos cedo ou tarde somem…..lema das milicias
    DECIPAR E OPRIMIR

  10. Fabiano disse:

    Na Pm só tem uma solução acabar com esta instituição que só tem ladrão corrupto e serqueatradores e meliciano e Povo esta a Deus dara sem proteção e coagido por PM bandidos.

  11. […] Chico Bala ataca DPO atrás de armas e mata PM […]

  12. william disse:

    Chicoo bala vai morrer ! ass: primoo do Pinhairo !

  13. william disse:

    chicoo bala e o andrade vaii morrer !

    ass: Primo o Sargento Edson Pinheiroo !

  14. […] Chico Bala ataca DPO atrás de armas e mata PM […]

  15. […] Chico Bala ataca DPO atrás de armas e mata PM […]

  16. erick disse:

    E A CAROOBIINHA MANÉE TENTA NAAUM VAAAI VIRAAR A.D.A DINOVOO …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s