Fotos: Pedro Pantoja

Polícia

“Você quer saber onde os três L está? Joga cartas, joga búzios, ou consulta a Mãe Dinah”. A letra do funk proibido – uma referência aos traficantes conhecidos como Lindão, Lindinho e Lindomar – poderia ter sido o fundo musical de uma operação realizada pela Polícia Civil na Favela da Rocinha, no bairro São Conrado, na Zona Sul do Rio, na manhã desta quinta-feira, dia 3. Viciado no tranqüilizante que lhe rendeu o apelido de Roupinol, o traficante Rogério Rios Mosqueira – também conhecido como Macaé ou Lindão – 36 anos, mobilizou cerca de 100 policiais em uma operação que durou aproximadamente cinco horas e terminou sem a prisão de qualquer criminoso ou a apreensão de qualquer arma ou droga.

Polícia

Em um terminal de ônibus da viação Amigos Unidos, na Rua 1, agentes da Divisão de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) se depararam com um estacionamento improvisado de motos. Das 22 motocicletas paradas no local, apenas uma não foi rebocada. Todas as outras estavam com documentação irregular. Três delas eram roubadas. Já em um largo em frente à localidade conhecida como Cachopa, equipes da Delegacia de Repressão às Armas e Explosivos (DRAE) localizaram uma Toyota Hylux prata ano 2008. O automóvel, que ostentava a placa clonada KWE 2442, era blindado e deu trabalho aos policiais, que tiveram que fazer força para conseguir empurrá-lo até a rua principal, onde um reboque o aguardava. O veículo havia sido roubado na Avenida Brasil, na altura de Realengo, na Zona Norte do Rio, no último mês de julho.

Polícia

Além das motos apreendidas e do carro recuperado, uma central clandestina de internet foi fechada. Cerca de 2.370 alunos de duas escolas, um Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) e duas creches não tiveram aulas. Operários que trabalham nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foram transferidos. Pelo menos 350 que estavam no interior da comunidade foram encaminhados para as obras do Complexo Esportivo, que fica do lado de fora da favela, na Auto-Estrada Lagoa-Barra.

roupinol

Um dos traficantes mais procurados do Rio, Roupinol é natural do Complexo das Malvinas, que é formado pelas favelas Nova Holanda, Santanna e Aroeira, localizadas em Macaé. Acusado de ser o principal distribuidor de drogas na cidade do Norte Fluminense, ele cumpriu parte da pena à que foi condenado na Penitenciária Lemos Brito, no Complexo da Frei Caneca, onde conheceu Sandro Luís de Paula Amorim, o Lindinho, Peixe ou Foca, 33 – nascido e criado no Morro da Mineira, no Complexo de São Carlos, no Estácio. Os dois criaram um forte vínculo de amizade na cadeia e, quando Lindinho deixou a prisão, em junho de 2002, Roupinol lhe atribuiu a responsabilidade de controlar as bocas-de-fumo nas favelas de Macaé.

Sandro Luís de Paula Amorim, o Lindinho, Peixe ou Foca, 33 anos

Sandro Luís de Paula Amorim, o Lindinho, Peixe ou Foca, 33 anos

Beneficiado com a liberdade condicional dois anos depois – em dezembro de 2004 -, Lindão passou a ser considerado foragido da Justiça em março de 2007, quando a Polícia Federal desarticulou uma quadrilha de traficantes que mantinha uma refinaria de cocaína no município de Conceição de Macabu, na região norte do Estado do Rio. O laboratório tinha capacidade para refinar de 10 a 15 quilos de pasta base de cocaína por mês – droga que era enviada para as bocas-de-fumo dos complexos das Malvinhas e de São Carlos – composto pelos morros São Carlos, Mineira, Querosene e Zinco.

Batizada como “Morpheu”, a operação envolveu 230 agentes federais e 70 viaturas e ocorreu simultaneamente em vários estados. Foram presas 11 pessoas em Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e Rio de Janeiro. Ao todo, a Polícia cumpriu 40 mandados de prisão e alguns deles eram contra Lindinho e Lindão. Com a operação da PF, Roupinol deixou sua cidade natal e encontrou abrigo oferecido por Lindinho no Complexo do São Carlos. Ele ganhou prestígio no Morro da Mineira após pagar o resgate do traficante Anderson Rosa Mendonça, o Coelho ou Lindomar, 31. Sobrinho do traficante Irapuan David Lopes, o Gangan, morto aos 35 anos, em 2004, durante confronto com a Polícia Civil, ele teria sido seqüestrado por policiais, que exigiram dinheiro em troca da liberdade do criminoso.

Anderson Rosa Mendonça, o Coelho ou Lindomar, 31 anos

Anderson Rosa Mendonça, o Coelho ou Lindomar, 31 anos

A partir daí, Roupinol passou a controlar todo o Complexo de São Carlos e se transformou na principal liderança, em liberdade, da facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA) – cujo líder, Edmílson Ferreira dos Santos, o Sassá, Coroa ou Samuca, 38, está preso. Além de ser apontado como maior fornecedor de cocaína para as bocas-de-fumo controladas pela ADA, Roupinol é apontado como o mandante do assassinato de três moradores do Morro da Providência, no Centro do Rio, em junho do ano passado. Os jovens Marcos Paulo Rodrigues Campos, 17, Wellington Gonzaga da Costa Ferreira, 19, e David Wilson Florêncio da Silva, 24, foram seqüestrados por soldados do Exército e entregues ao traficante, que autorizou a execução para que não restassem testemunhas.

Rogério Rios Mosqueira, o Macaé, Lindão ou Roupinol, 36 anos

Rogério Rios Mosqueira, o Macaé, Lindão ou Roupinol, 36 anos

O traficante também é acusado de envolvimento em outros seis homicídios. Um deles, é o do secretário Transportes de Macaé, Fernando Magalhães – morto aos 56 anos, em agosto de 2006.

____________________________________________________

Quer concorrer a brindes exclusivos do filme “Sons Of Anarchy – Os Indomáveis” ??


sons-of-anarchy-os-indomaveis-cartaz

Saiba Mais Aqui: Brindes e Promoções para os Leitores

Anúncios
comentários
  1. Nícholas Sampaio disse:

    Reportagem muito boa, porém o que me deixa espantado é o valor que o Disque-Denúncia está oferecendo pela cabeça de Roupinol. Dois mil reais para um dos traficantes mais cruéis do que o Estado já viu. Ele é responsável por espalhar o terror nas comunidades do Norte Fluminense (Principalmente Macaé e Campos) e no Noroeste.

  2. rogério disse:

    ooo coelho é bom mais nao é bombom

    quem manda na mineira é oo bonde dos 3L

    nunka tente atravessa oo caminho do coelho

    leva a vida namoral siliga no conselho

    • leooo disse:

      tá ligado ke a minera e ooo poder audades do lindão lindinho e com vc mano!!!!!nao dexa eles descobrir o esconderijo da rua 3 atrás do barraco verde não em cuidado com esses pompeu o lindinho ai pra lá dormir todo dia cuidado com o mamo ele vai estar lá no souzaaguiar denovo sábado pra ver as oras paradas

  3. INFORMANTE disse:

    PARA PRENDER ESSES TRAFICANTES, SÓ PRENDENDO PRIMEIROS OS POLICIAS QUE DÃO SEGURANÇA PARA ELES TRANSITAREM NO CENTRO DA CIDADE, ELES ANDAM COM POLICIAS PARA CIMA E PARA BAIXO EM SUAS COMUNIDADES, PASMEM. QUANDO PRENDER OS POLICIAS QUE DÃO GUARITA A ESSE CRIMINOSOS, AI A POLICIA VAI CHEGAR A ELES.

  4. pessoa disse:

    para prender ele so investigar a mae de seu flho que recebe uma alta pensao e so anada de caro zero em macae a policia so nao pega pr que nao quer

  5. 3L disse:

    nunka tente atravessa oo caminho do coelho

    leva a vida namoral siliga no conselho

  6. Trincaa De L.L.L disse:

    Esse Bonbe é Sinistro Agora vai porta é o Bonde Do lindão Do Lindinho é Lindomar se Vcs tem .30 vcs tão de bobeira se a 30 ta na penha a 50 ta na minaira

    Quem Manda Na Mineira é o Bonde Do coelho

  7. Trincaa De L.L.L disse:

    Esse Bonbe é Sinistro Agora vai porta é o Bonde Do lindão Do Lindinho é Lindomar se Vcs tem .30 vcs tão de bobeira se a 30 ta na penha a 50 ta na minaira

  8. donguinha disse:

    a para de k.ô mano a 30 ta no chpadão agota
    coelho é caralho chp é o bonde do bacalhau e o bonde do fb….

  9. Fb ée o caralhoo bondee dos 3L.. ADA averaa .. Caju feshadãoo com o Complexo do Sãoo Carloos porra ! 3L Liberdadee proo Sasáa !

  10. CHP disse:

    O bonde do chapadão vai vermelhar o quitanda!

    Pra que é comando vermelho bota a cenora no cú do coelho!

  11. Marina disse:

    Roupinol foi morto nessa terça em um confronto com os policiais do CORE no Morro de São Carlos no Rio de Janeiro…

    • Binho TKD disse:

      Guerreiro não morre,Guerreiro descansa!!!O Complexo esta de Luto.

      • pika disse:

        a rocinha agora é nossa de novo o são carlos tb o nem io coelho esta fechando com o fb eles se renderam a força do comando estamos tomando tudo derrubamos o aguia la no macaco quero ver o aguia voar la no complexo do alemão vai ser mais um qui vai cair la ninguem bota a mão no nem e no coelho não da para a policia não

  12. Flávio disse:

    Gostei da Reportagem, mas gostaria de salientar que existe controvérsia no que se refere a Aroira ser favela, o que não condiz. A Aroeira é uma bairro, porém como em todo lugar tem sim bocas de fumo. A similaridade com favela se deve ao fato de a mesma ser circundada pelos morros de Santana e São Jorge. Resalto que o Complexo das Malvinas é composto pelas favelas: Nova Holanda, Malvinas e Botafogo.

  13. ane disse:

    todos os traficantes merecem morrer que a policia matem todos. esses merda morte para eles

  14. Kakaziinho disse:

    Todooos que feshaam com os Pm’s deeveem morrer… Saudadee do Amigo RN;* A.D.A ATE A MORTE (todoos do complexo de LUTO)

  15. Braum disse:

    Mas o ”Roupinol” vinha vindo
    Do que vinha rindo
    O pesadelo do sistema não tem medo da morte …

  16. Zina disse:

    Descança em paz guerreiro

  17. […] Relembre: Polícia não encontra esconderijo de Roupinol na Rocinha […]

  18. pika disse:

    coelho e o nem estão fechando agora com o comando a vera o roupinou morreu por que ele não quis fazer parte da junção quem matou o roupinou foi o pessoal do são carlos mesmo esta tranquilo é o complexo do alemão fechando com o fb eo mano pezão vamos vermelhar o rio todo agora a maré vai ser cvda agora vai ser assim nada de cv e nem ada é cvda comando vermelho dos amigos nem io coelho esta no complexo do alemão com o fb

  19. PORRA 3L É O CARALHO BOTA CENOURA NO CU DO COELHO SEU ADA VIADO O NEGOCIO É O BONDE DO FB NEGUIN! LIBERDADE PRO JAMAICANO!

    • henrique disse:

      vai tomar no voces tem uma galera pra morrer do sao carlos se liga na ;popozuda, dorey.menor do grotao,limao;cheru,delegado,empadae o comedia do lindinho esses merda vive esculachando varios moradores quando a bala come eles corre , o vacilão do coelho e o bucha do lindinho caguetaro o macae d olho grande agora q pular pro c.v

  20. macae disse:

    os lindinho deram o mano macae, esses filhos da puta vao morrer!!!! a cidade esta bolada com eles se aparecerem aqui na MALVINAS eles vao morrer, ja esta planejado!!!! filhos da puta,

  21. macae disse:

    estamos bolados com os lindinhos!!!!!! se vier aqui vai morrer caguete filho da puta X9 do caralho!!!! o NEM ta bolado com vcs!!!!!

  22. gabriela d. disse:

    guerreiro não morre , guerreiro descansa …
    A.D.A até o fim , o Rio vai vira A.D.A , as upps tão se colocando em favelas do comando vermelho muito forte , os traficante terão que sair das suas comunidade que serão tomada pela UPP , e irão para as favelas sem UPP , ou seja a ROCINHA que é a unica que a polícia não tenta , porque não dá ! , e então o Rio virará A.D.A antes do mundo acabar 😉
    é o bonde do scoob , o bonde do nem , é bonde do mestre , não tenta não !

  23. sapekinha disse:

    cv ate a morte tem q respeitar a maior facçao criminosa do rj é nos caralho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s