Fotos: Pedro Pantoja

Policia

O novo esquema de policiamento para reprimir a ação de criminosos nas vias especiais e expressas do Rio foi colocado em prática, na manhã desta terça-feira, dia 14. Enquanto viaturas do Módulo Operacional de Vias Especiais (MOVE), pertencente ao Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), permaneciam baseadas nos acessos às favelas que cortam a Avenida Brasil e o helicóptero do Grupamento Aeromarítimo (GAM) realizava o patrulhamento de sobrevôo, policiais militares lotados no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realizaram incursões nos complexos do Caju, no bairro de mesmo nome, e da Maré, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio.

“Essas operações vão ser realizadas em todas as vias onde há manchas criminais”, ressaltou o tenente-coronel Paulo Henrique Azevedo de Moraes, horas após ter assumido o comando do Bope, em substituição ao tenente-coronel Alberto Pinheiro Neto.

Policia

Aos 43 anos de idade – 24 deles dedicados à corporação – o oficial, que usou na solenidade a farda que usava quando ainda era capitão da unidade especializada e estava guardada há 14 anos, enfatizou que a integração é fundamental.

“Não se pode olhar o Bope como outra Polícia. Se não houver entrosamento, não há êxito. Vamos continuar trabalhando em harmonia com outras unidades da corporação”, destacou o coronel Paulo Henrique, que lembrou o artigo 144 da Constituição Federal, que diz que “A segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”.

Policia

“A participação da população é fundamental. Quanto maiores e mais precisas, melhores são os resultados”, garantiu, divulgando o número do telefone do Bope, para que as pessoas possam fazer denúncias: 2334-3989.

As rodovias estaduais, cujo patrulhamento e policiamento ostensivo são de responsabilidade do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), também estão incluídas nas ações do planejamento especial. As informações captadas através do helicóptero pelos PMs do GAM são repassadas, em tempo real, através de rádios de comunicação. As equipes do BPChoque devem permanecer nos acessos às favelas, no início da manhã e no final da tarde – que são os momentos de maior tráfego de veículos nas vias. As incursões do Bope não terão datas, locais e nem horários divulgados.

Policia

Composto pelas localidades Parque Alegria, Parque Boa Esperança, Parque da Conquista, Parque São Sebastião, Parque Vitória e Parque Nossa Senhora da Penha, o Complexo do Caju é dominado por traficantes da facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA).

Já o Complexo da Maré, que engloba as localidades Baixa do Sapateiro, Conjunto Bento Ribeiro Dantas, Conjunto Esperança, Conjunto Marcílio Dias, Conjunto Pinheiro, Nova Holanda, Nova Maré, Parque Maré, Parque Roquete Pinto, Parque Rubens Vaz, Parque União, Praia de Ramos, Salsa e Merengue, Timbau, Vila do João e Vila do Pinheiro, é dividido entre as facões ADA, Terceiro Comando Puro (TCP) e Comando Vermelho (CV), e também tem áreas controladas por milicianos.

Policia

Apesar de ter havido confronto nas ações de ontem, ninguém foi preso e nada foi apreendido. Também não houve registro de mortes.

LEIA MAIS AQUI:

Pauta do Dia no Top Blog!

comentários
  1. adroaldo vieira disse:

    é dificel dizer quei é monstro ai ei vomos eleminar o noso governo

Deixe um comentário